Marchas Populares em SetúbalVencedores são conhecidos no dia 28 de Junho no Estádio do Bonfim
Neste primeiro desfile, as marchas das dez colectividades participantes deram apenas um “cheirinho” do que vão mostrar no próximo fim-de-semana, na Praça de Touros Carlos Relvas, a contar para a fase de competição.
Por Jornal Rostos
Convidada este ano, a marcha infantil do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, composta por 26 marchantes, entoou o tema “O meu bairro é um jardim”. Borboletas, flores e com um figurino bem colorido, os mais pequenos abriram o desfile de apresentação.
A primeira marcha a concurso a apresentar-se foi a do Grupo Desportivo “O Independente”, com o tema “Setúbal dos Três Filipes”. Com caravelas representadas nos arcos e o azul e branco a predominarem esta marcha, os 48 marchantes desfilaram ao som da música cantada pela madrinha Sara Margarida.
O mesmo número de marchantes compôs a marcha da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, intitulada “Setúbal é a Paixão, do Praiense a Tradição”. Barcos, corações e conchas foram alguns dos elementos desta marcha que tem como madrinha Maria João Dias.
Estreante nas Marchas Populares foi a União Desportiva e Recreativa das Pontes que teve como madrinha Susana Jordão. Fotografias de “A Recolha do Sal” – tema da marcha – ilustraram os arcos transportados por alguns dos 42 marchantes.
A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense levou o tema “A Guerra da Patuleia, de Azeitão ao Alto Viso”. A madrinha Olga Mata fez-se acompanhar de 48 marchantes, entre eles “soldados”, nesta marcha em que dos arcos, em forma de canhão, se vislumbravam imagens históricas.
A quinta marcha a desfilar, e também pela primeira vez, foi a Associação VIII Exército do Vitória Futebol Clube. Em tons de verde e branco, os marchantes apresentaram-se, acompanhados pela madrinha Fátima Reis, com o tema “Paixão Setubalense”. Os santos populares, Bocage, Luísa Todi, o estádio do Bonfim e a fortaleza de S. Filipe estiveram representados nos arcos, concebidos em forma de aqueduto.
“Qual é a marcha/mais alegre da Avenida? / Que vem garrida! / Que vem garrida!” é parte do refrão interpretado pela madrinha do Clube Recreativo Palhavã – Carla Lança –, colectividade que levou o tema “Tradição Cristã, Devoção Popular à Senhora da Saúde”.
A Doca das Fontainhas e o Largo dos Combatentes foram dois dos vários locais da cidade apresentados em “Setúbal em Fotografia, o Presente e o Passado”, tema da marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a sétima a desfilar. Esta colectividade, que tem como madrinha Margarida Piedade, quis retratar – literalmente – diversos pontos da cidade com imagens tiradas entre as décadas de 40 e 60, por Américo Ribeiro, e os dias de hoje.
Com cabelos presos, enfeitados com cachos de uvas e rodelas de laranja, as marchantes femininas do Grupo Desportivo “Os Amarelos” desfilaram com tons garridos. A madrinha Susana Almeida acompanhou os 48 elementos desta marcha intitulada “Setúbal Vitral… uvas, mil cores, laranjas e sal”.
“Vamos lá rapaziada com o manjerico na mão” é parte do refrão entoado por Sandra Porfírio, madrinha da marcha do Grupo Desportivo da Fonte Nova, que este ano apresentou o tema “Há Festa na Fonte Nova”. Também aqui o património histórico – cultural e arquitectónico – está representado, através dos arcos ilustrados com imagens de Bocage, da Rotunda dos Golfinhos e do pelourinho de Setúbal.
Por último, a marcha vencedora do ano passado encerrou o desfile. Nesta edição, o Rancho Folclórico de Praias do Sado apresentou o tema “Setúbal, seus Bairros e Tradições”, com os arcos a representarem casas com janelas e painéis de azulejos alusivos a vários santos. “Badu”, mais precisamente Esmeraldina Guerreiro, é a madrinha desta marcha que é composta por 45 marchantes.
Apresentadas as dez marchas, que também interpretaram a Grande Marcha de Setúbal 2008, intitulada “Setúbal, salta a fogueira”, espera-se agora que todas dêem o seu melhor nos dias 20 e 21, na Praça de Touros, a partir das 21h30, perante o júri que vai avaliar a melhor coreografia, cenografia, figurino, música e letra.
A conjugação de todos estes elementos também é apreciada por um elemento do júri, que tem como presidente Eduardo Marques.
Os vencedores são conhecidos no dia 28, no Estádio do Bonfim, numa noite em que, pela última vez, as marchas desfilam os temas deste ano.













