Saltar para o conteúdo
Movimentos

4.ª SetFesta - SetúbalDar a conhecer a actividade das colectividades e associações

Com um total de 35 pavilhões – gastronómicos, institucionais, artesanato, produtos regionais e de rastreios de saúde –, a 4.ª SetFesta decorre entre os dias 3 e 12 de Julho, no Largo José Afonso.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou, na apresentação aos jornalistas do programa da SetFesta, na Casa da Baía, que esta é “mais uma grande festa”, à semelhança do que acontece com outras com as mesmas características no Concelho, como a Festanima, do Moinho de Maré da Mourisca e as de Azeitão.

4 min de leitura
4.ª SetFesta - Setúbal Dar a conhecer a actividade das colectividades e associações

Por Jornal Rostos

“A dinamização do movimento associativo e a angariação de fundos” são os objectivos do certame, disse a autarca, que lembrou a importância de “dar a conhecer a actividade das colectividades e associações das freguesias de Santa Maria da Graça e da Anunciada”.

Movimento associativo das duas freguesias que, em conjunto com a Câmara Municipal e juntas, organizam a SetFesta, de entrada livre, este ano com um orçamento em cerca de 20 mil euros.

Graça Andrade, porta-voz da comissão da SetFesta, referiu que “este foi um desafio lançado pela presidente da Câmara Municipal e cumprido durante quatro anos”.

A Associação de Moradores “Grito do Povo”, a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, o Grupo Recreativo “Palhavã”, a União Desportiva e Recreativa do Casal das Figueiras, o Grupo Desportivo da Fonte Nova, o Clube Desportivo “Os Encarnados” do Bairro Melo e o Clube Desportivo e Recreativo “Águias de S. Gabriel” são algumas das colectividades que marcam presença nos 16 pavilhões de gastronomia.

As restantes são a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, o Clube Desportivo “Os Pelezinhos”, o Grupo Desportivo Cultural e Recreativo “Ídolos do Chinquilho da Anunciada”, os agrupamentos 415 e 484 do Corpo Nacional de Escutas, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, o Vitória Futebol Clube, a Tuna Sadina e a Associação de Armadores Setúbal Pesca integram os 16 pavilhões de gastronomia.

Uma estreia nos pavilhões institucionais é a da Associação dos Comerciantes do Distrito de Setúbal que se junta a entidades como o da Câmara Municipal e juntas de freguesia de Santa Maria e Anunciada, da ACOES – Associação de Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, do Movimento dos Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado, do Núcleo dos Fuzileiros da Região de Setúbal, do Vitória Futebol Clube e da Associação de Amizade Portugal–Cuba.

Arte vitral e decorativa, olaria, artesanato, bijutaria e azulejaria vão encontrar-se em cinco stands.

Os produtos regionais, como a Bolacha Piedade, o mel e os vinhos da Quinta de Alcube, marcam também presença neste certame.

A saúde também merece destaque, nomeadamente em dois pavilhões, um com informações sobre doenças crónicas, como a diabetes, e, o outro, onde se realizam rastreios de saúde, como à glicemia, ao colesterol, à tensão arterial e à saúde oral.

Actividades para as crianças têm igualmente lugar na SetFesta, com uma semana dedicada à prática desportiva, às tradições e à sensibilização ambiental e na área da saúde, com o objectivo de proporcionar momentos de aprendizagem, através de empresas, instituições e profissionais relacionados com cada uma daquelas áreas.

“Um dia fora da escola” é o lema do conjunto de iniciativas, a decorrer entre os dias 6 e 9, no Auditório José Afonso, dirigido aos mais novos dos ATL e jardins-de-infância das freguesias de Santa Maria e da Anunciada.

A música e a animação são também ponto forte da SetFesta, com uma programação diária, tanto no Largo como no Auditório José Afonso. O 33.º Festival Nacional de Folclore de Setúbal, organizado pelo Rancho Folclórico das Praias do Sado, no dia 4, a partir das 21h00, o V Festival de Bandas Filarmónicas, promovido, com o apoio da Câmara Municipal, pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, a 10, também às 21h00, e o espectáculo “Vamos patinar ao luar”, pelo Clube de Patinagem do Sado, no dia 11, entre as 20h00 e as 22h00, são algumas iniciativas.

A programação conta ainda com uma exibição de Marchas Populares, fados, bailes e muita música tradicional.

A SetFesta abre na sexta-feira, dia 3, às 19h30, no Largo José Afonso, com o hastear das bandeiras das associações e colectividades participantes.

Às 20h00, no Auditório José Afonso, crianças do Conservatório Regional de Setúbal actuam num espectáculo de inauguração. Mais tarde, os visitantes contam com a actuação de Susana Almeida, às 22h00, e um baile com Vasco Fernando, às 23h30.

A SetFesta funciona de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h30. No que diz respeito aos pavilhões e actividade cultural, o horário é de segunda a quinta-feira, das 18h00 às 24h00, à sexta-feira encerra às 02h00, ao sábado funciona das 10h00 às 02h00, enquanto, ao domingo, termina às 24h00.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção