Saltar para o conteúdo
Movimentos

Comissão de Utentes do Alto do Seixalinho/BarreiroEntregou «Carta» a Ministra Ana Jorge

. Centro de Saúde serve há alguns anos de forma inadequada duas Freguesias

. Há uma perda significativa de qualidade dos serviços sociais nesta freguesia

A Comissão de Utentes de Serviços Públicos da Freguesia do Alto do Seixalinho/Barreiro, entregou uma «Carta» à Ministra da Saúde, Ana Jorge, quando da sua presença no Hospital do Barreiro, para inaugurar a nova Unidade de Cuidados Paliativos.

3 min de leitura
Comissão de Utentes do Alto do Seixalinho/Barreiro Entregou «Carta» a Ministra Ana Jorge

Por Jornal Rostos

Divulgamos o teor da Carta entregue pela Comissão de Utentes de Serviços Públicos da Freguesia do Alto do Seixalinho/Barreiro à Ministra da Saúde, Ana Jorge:

COMISSÃO DE UTENTES DE SERVIÇOS PÚBLICOS DA FREGUESIA DO ALTO 00 SEIXALINHO

Exm°s Senhores (a)

É urgente um novo Centro de Saúde — O actual Centro de Saúde situado num edifício de habitação de cinco andares na Avenida do Bocage nesta Freguesia do Alto do Seixalinho, serve há alguns anos de forma inadequada, duas Freguesias, a atrás citada a Freguesia da Verderena, com uma população conjunta aproximada de 34.500 habitantes.
Acresce que neste edifício, que não reúne o mínimo de condições, são efectuadas cerca de 70.000 consultas por ano.
Pretende-se um Centro de Saúde onde exista acessibilidades, onde não haja barreiras arquitectónicas, e os sanitários sejam adequados para cadeiras de rodas (os actuais não são), que permita condições com qualidade, salubridade e dignidade para todos; doentes, trabalhadores e corpo clínico, que evite o enorme sacrifício que é exigido ás pessoas idosas ou com mobilidade reduzida e aos deficientes, que são sem duvida a maioria dos utentes deste Centro de Saúde.
Há, de facto, uma perda significativa de qualidade dos serviços sociais nesta freguesia, que só não são mais gravosos devido ao empenhamento, á capacidade e qualidade dos seus profissionais.
E por isso imperioso para esta população, a edificação destes equipamentos que certamente lhes proporcionará uma vida com melhor qualidade, além de ser um direito que lhes assiste constitucionalmente.

Centro de Dia — Por estranho que pareça, a Freguesia do Alto do Seixalinho não possui um Centro de Dia onde os cidadãos idosos possam conviver em condições saudáveis e de segurança.
O número de habitantes desta Freguesia, ronda os 22 000, dos quais 18 964 são eleitores.
As estimativas apontam para cerca de 5 000 idosos com mais de 65 anos ou seja cerca de 23% da população.
É pois um número significativo que requer a maior atenção por parte dos agentes públicos responsáveis e como se depreende, as fragilidades económicas, físicas e sociais são imensas.
Assim não podemos perder mais tempo!

Gratos pela vossa atenção
Ao vosso inteiro dispor
A Comissão de Utentes de Serviços Públicos
da Freguesia do Alto do Seixalinho/Barreiro

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção