GRUPO DOS AMIGOS DO BARREIRO VELHODUAS LINHAS DE ACÇÃO, O MESMO OBJECTIVO
O GABV apresentou, no passado dia 14 de Junho, em reunião do Conselho de Reabilitação e Desenvolvimento do Barreiro Antigo, uma Galeria de Rua, para a Travessa Padre Abílio Mendes e um projecto para a reabilitação do Largo Rompana, concebido por Kim Prizu, artista português com uma carreira internacional.

Por Jornal Rostos
O Grupo dos Amigos do Barreiro Velho, movimento cívico com quatro anos de existência, tem procurado, ao longo dos tempos, humanizar e estimular o espírito de comunidade nas ruas, através da realização de festas, feiras, sessões de poesia e fado, entre outros eventos.
Depois de, na passada semana, ter tornado legal a sua existência como Associação “Grupo dos Amigos do Barreiro Velho”, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, o Grupo continua a sublinhar os dois conceitos que fundamentam a sua intervenção: preservar a memória histórica e arquitectónica, que pertence a todos os barreirenses, e fomentar a sua necessidade de futuro.
Por isso, reafirmando o objectivo de dinamizar o centro histórico do Barreiro, de forma mais eficaz e construtiva, tem vindo a reforçar a sua equipa e formas de intervenção.
Pretende-se que a cor, a música e o divertimento passem a fazer parte do quotidiano dos habitantes do Barreiro Velho.
É nossa convicção que a valorização do património poderá atrair novos habitantes, comerciantes e turistas, contribuindo, assim, para o crescimento da economia local.
Entretanto, registamos como muito positivo, o aparecimento de novos grupos que decidiram igualmente dinamizar algumas actividades no mesmo espaço, Barreiro Velho. São estas dinâmicas que, no seu conjunto, poderão vir a mudar a realidade.
Assim, ao mesmo tempo que, ao 2º e 4º sábados do mês, se realiza a Feira de Artes e Ofícios, no Largo de Sta Cruz, com a venda de produtos de agricultura biológica, de velharias e objectos reciclados, para além da actuação de artistas de rua, o Grupo está a desenvolver um novo projecto, a Fabrica. Com a colaboração de artistas de diferentes áreas, pretende-se criar um movimento cívico, heterogéneo e plural. A criatividade será colocada ao serviço do Barreiro Velho, numa tentativa de encontrar soluções para os problemas que caracterizam a sua realidade.
No âmbito do referido projecto, o GABV apresentou, no passado dia 14 de Junho, em reunião do Conselho de Reabilitação e Desenvolvimento do Barreiro Antigo, uma Galeria de Rua, para a Travessa Padre Abílio Mendes e um projecto para a reabilitação do Largo Rompana, concebido por Kim Prizu, artista português com uma carreira internacional.
Paralelamente, estamos a desenvolver, com alguma periodicidade, sessões de poesia, às quintas-feiras, as “Quintas a Ler”, onde os comes e bebes contribuem para a criação do improviso. Disso foi exemplo a sessão realizada no dia 17/6, cujo espaço de recepção do evento, o Pial, esgotou a sua capacidade de lotação.
Aproveitando esta oportunidade, informa-se que, no próximo dia 26/6, dia de Feira de Artes e Ofícios, iremos promover um Concurso de Fotografia, de espaços característicos do Barreiro Velho, e um Atelier de Reciclagem para crianças.
A ASSOCIAÇÃO GRUPO DOS AMIGOS DO BARREIRO VELHO













