Santa Casa da Misericórdia do BarreiroReconhecida na Área da Ação Social, Solidariedade e Multiculturalidade
Multiculturalidade.

Por Jornal Rostos
AÇÃO SOCIAL, SOLIDARIEDADE E MULTICULTURALIDADE
SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO BARREIRO
Quatrocentos e cinquenta e um anos de existência. É a associação mais antiga do Concelho.
A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro nasce em 1560 – registos apontam para 7 de outubro –, quatro décadas, apenas, após a concessão da Carta de Foral de Vila Nova do Barreiro pelo Rei D. Manuel I. Fundada em 14 compromissos, as “Obras da Misericórdia”, ontem como hoje, saúde, apoio a idosos, proteção da infância, dos
desfavorecidos, cultura, combate à pobreza e exclusão social, mantêm‐se como princípios orientadores.
A oferta da Santa Casa foi crescendo ao longo dos anos. Hoje disponibiliza os lares de Idosos Nossa Senhora do Rosário e São José, um Centro de Dia, Apoio Domiciliário, uma Comunidade de Inserção, a Cantina Social, o Centro de Acolhimento com as valências Palhacinho e à Beira Tejo, e a Creche Rainha D. Leonor. A estas, brevemente, serão acrescentadas uma Unidade de Cuidados Continuados, com capacidade para 70 camas, um novo lar para 40 utentes e uma Clínica de Medicina Física e de Reabilitação.
Têm orgulho na Comunidade de Inserção. Diariamente, alimentam, vestem – com a colaboração de beneméritos – e orientam muitos utentes necessitados.
Tendo em conta, ainda, a conjuntura atual, a Santa Casa aderiu ao novo projeto da Cantina Social, considerando‐a uma “mais‐valia para a população”. Com cerca de 150 utentes, ultrapassando largamente os comparticipados 60, assume o “esforço” das restantes refeições.
A Creche Rainha D. Leonor, com mais de 80 vagas, em Palhais, é a infraestrutura mais recentemente inaugurada. Resultado de uma candidatura ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais e com a cedência de terreno por parte do Município, os resultados do seu trabalho deixam todos “muito contentes”.
Ao longo dos seus muitos séculos de existência, muitos foram os que beneficiaram da sua ação. Atualmente, mais de meio milhar reconhece a sua intervenção nos seus multifacetados serviços. Tendo em conta a conjuntura, são testemunhados, diariamente, casos difíceis.
De acordo com Sara Oliveira, Vice‐Provedora da instituição, “no decurso dos últimos anos, a Misericórdia afirmou‐se, também, como o maior empregador privado do Concelho, com um quadro de pessoas que já comporta mais de 270 trabalhadores e que, face aos projetos e obras que se encontram em curso, poderá, muito em breve, superar o patamar dos 350 funcionários”.
O enorme crescimento da instituição, registado ao longo das últimas duas décadas, é indissociável do esforço e da dedicação diária dos irmãos da Misericórdia, dos membros dos seus corpos sociais, do seu Provedor, Júlio Freire, e das centenas de trabalhadores que, de forma abnegada, dão o melhor das suas vidas à causa nobre de ajudar os outros e aliviar o sofrimento de quem se encontra numa situação de grande fragilidade.
Em 2003, Município distingue a Santa Casa da Misericórdia, com Medalha de Mérito Municipal – Ouro, Área da Benemerência. Mais recentemente foi homenageada pelo Município, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Associativismo, em 2011, como uma das dez coletividades com cem ou mais anos.
Pelo seu trabalho em prol da comunidade, em multifacetadas vertentes, a Câmara Municipal do Barreiro atribui à Santa Casa da Misericórdia do Barreiro o Galardão Barreiro Reconhecido 2012, na Área da Ação Social, Solidariedade e
Multiculturalidade.













