Escola de surf arranca no Barreiro na onda Gasoline«É muito importante termos este espaço para a escola de surf»

Por Jornal Rostos
Realizou-se na passada quarta-feira, dia 19 de Junho, o primeiro workshop de surf na praia do Bico do Mexilhoeiro, no Barreiro, local onde quebra a onda “Gasoline”, formada pela passagem dos catamarãs. A iniciativa foi organizada pela Gasoline - Associação Cultural e Desportiva e contou com cerca de 20 jovens carenciados numa parceria com a Associação RUMO/CLDS do Barreiro.
A ocasião serviu, igualmente, para a celebração do protocolo entre a Gasoline A.C.D. e a Câmara Municipal do Barreiro com vista à cedência do moinho poente para a instalação da escola de surf, na zona histórica de Alburrica. Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, a Vereadora do Desporto, Educação e Cultura, Regina Janeiro e o presidente da associação, Ricardo Carrajola.
O workshop de surf decorreu com enorme êxito com os jovens a terem o primeiro contacto com este desporto. Após uma breve introdução teórica, aprenderam as regras de segurança e a técnica de pôr-se em pé na prancha de surf. Muita alegria, diversão e emoção foram o tónico desta actividade que os deixou visivelmente felizes e com um sorriso rasgado no rosto por sentirem o prazer de deslizar nas ondas. Ficou a promessa de voltarem em breve.
“É muito importante termos este espaço para a escola de surf,” salientou Ricardo Carrajola. “Queremos proporcionar as melhores condições possíveis a estes jovens para terem contacto com o surf que, de outra forma, lhes seria praticamente impossível. O workshop foi um sucesso e, no final, sentimo-nos realizados por poder contribuir com algo que os faça felizes,” concluiu.
O presidente da CMB salientou a importância da dinamização deste local histórico do Barreiro, que terá brevemente novas infra-estruturas com vista ao bem-estar da população.
Além das acções de inclusão social deste género, a Gasoline A.C.D. está a trabalhar para angariar apoios e patrocínios com o objectivo de possuir material de surf que permita a qualquer pessoa experimentar surfar uma onda no rio Tejo.
Agradecimentos: Câmara Municipal do Barreiro, PuroSurf BoardsportsAcademy, RUMO/CLDS
Sobre a Gasoline - Associação Cultural e Desportiva
A Gasoline - Associação Cultural e Desportiva, que tem levado o surf nas ondas do rio Tejo por esse mundo fora, tem como objectivos principais divulgar os desportos de acção (surf e skate) e promover junto dos jovens do concelho do Barreiro a importância da preservação ambiental ligadas ao rio e às praias fluviais.
“Gasoline” é o nome da onda do rio Tejo que permite praticar surf na praia do Bico do Mexilhoeiro.
Mais informações: www.facebook.com/GasolineAssociacaoCulturalEDesportiva













