Karate– Acção de Formação
Por Jornal Rostos
Desporto é educação, mas também competição. Por estas razões exige formação contínua dos seus praticantes e, em particular, dos docentes. São assim de louvar todas as acções, como a que decorreu no Barreiro.
Conhecendo muitos desportos, desde o grau de iniciação até aos níveis mundial e olímpico, era muito reduzido ou quase nulo o meu contacto com o karate. Nesta acção e convívio apercebi-me de que:
1.Existe um elevado nível de interesse pela formação contínua por parte dos responsáveis;
2.Os praticantes formandos estão motivados, são auto – disciplinados e muito aplicados no seu trabalho;
3.O karate tem uma “expressão familiar”, não apenas por se constituir como uma “grande família desportiva”, mas também por ser praticado em todas as idades e por membros da mesma família. Logo, possui uma pedagogia e uma técnica acessível e adaptada a todos;
4.Existem núcleos fortes, desenvolvidos e duradouros, em regiões longe dos grandes centros (o que é pouco usual noutros desportos).
Registo também e agradeço, a extrema fraternidade e carinho com que me integraram no grupo durante a acção de formação.
Prof. Dr. António Paula de Brito
É Professor Catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da UTL. É agregado em Psicologia do desporto por esta universidade e Doutorado em Educação Física, na especialidade de Psicologia das actividades físicas pela Universidade Livre de Bruxelas.
Licenciado em Educação física pelo INEF e em Psicologia Industrial pelo ISPA, tem uma pós-graduação em Psicologia Profissional pela Universidade de Bruxelas.
Foi um dos pioneiros da Psicologia do Desporto, a nível nacional e internacional, tendo iniciado o ensino desta disciplina nas universidades portuguesas e orientado numerosas teses de mestrado e de doutoramento.
Criou e dirigiu o gabinete de Investigação aplicada no INEF, o gabinete de Estudos da D.G.D. e a divisão de Estudos e Investigação no IND, assim como o laboratório de Psicologia do desporto no ISEF/FMH.
Foi director, membro do conselho de redacção e colaborador de revistas técnicas e cientificas nacionais e internacionais, sendo igualmente membro de diversas sociedades, com destaque para a Sociedade internacional de Psicologia do desporto (ISSP) e a federação Europeia de Psicologia do desporto e das actividades corporais (FEPSAC).
Foi fundador e primeiro Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física e da Sociedade Portuguesa de Psicologia desportiva, da qual é Presidente Honorário.
Entre outras distinções, foi condecorado pela Federation Internacional D’ Education Physique. Recebeu em equipa o prémio Pfizer da Sociedade portuguesa de Ciências Médicas e a medalha de mérito Desportivo do Estado Português.
Actualmente exerce funções de conselheiro cientifico, orientador de teses, membros de júris académicos e conferencista.
Tem numerosas publicações e trabalhos científicos na área da Educação Física e da Psicologia do Desporto.













