Coupe de la JeunesseInês Cruz sobe ao podium

Por Jornal Rostos
A medalha de bronze alcançada, tendo um certo “sabor” a pouco, acabou por ser um excelente resultado, tendo em conta o quanto foi afectada a derradeira fase da sua preparação para esta importante competição internacional. De facto o processo de selecção final por parte da Federação foi de tal modo mal conduzido que, com espanto de todos e apesar de ser, indubitavelmente, a melhor remadora portuguesa da actualidade, a remadora barreirense foi afastada a 10 dias da realização daquela competição. Incompetência dos técnicos federativos, dizem uns; falta de capacidade directiva e organizativa dos responsáveis federativos, dizem outros.
Só a intervenção pronta e fundamentada em factos do seu Clube, num processo de intenso debate e indefectível convicção da justeza dos seus argumentos, fez com que a Federação “emendasse a mão” e tivesse reintegrado a Inês na Delegação Nacional. Porém, as mazelas psicológicas sobre a atleta já tinham sido feitas e muito tempo de trabalho se perdeu e muito cansaço desnecessário com idas e vindas para e do centro do país, onde decorria o estágio terminal. Numa só semana a Inês viu-se forçada a fazer cinco viagens do Barreiro para Montemor-O-Velho, onde teve que realizar quatro testes perfeitamente desnecessários. Que precisaria provar uma remadora com um palmarés como o da Inês? Remetendo-nos só ao último ano, a Inês conquistou duas medalhas de ouro na Coupe de la Jeunesse de 2003, foi campeã nacional de fundo e velocidade, dominou, com grande vantagem, os testes de fundo e de velocidade para as equipas nacionais e, sendo júnior e ligeira, em todas as competições que participou fez melhores tempos que as seniores ligeiras e pesadas.
Uma remadora, sua adversária ao longo de toda a época, entre muitos outros que se juntaram ao coro de protestos e indignação, comentava e insurgia-se assim, no site de Remo www.remoluso.com contra o seu afastamento da Selecção Nacional;
“Temos que aplaudir os seleccionadores pela valente PORCARIA (para não dizer outra coisa) que estão a fazer ... Ines Cruz, melhor skifista deste país, ganhou todas as provas que fez, ganhou o respeito de todos pela forma como ganhou a todas as adversarias e é EXCLUIDA?????? Com certeza que assim é que não vamos a lado nenhum, tenho pena ....”
Elucidativo! Para quê mais palavras?
Depois de todo este atribulado processo, melhor era difícil. A Inês estava naturalmente afectada psicologicamente e fez-se o que se pôde para a levar a Itália com a melhor preparação possível. Foi assim que competiu, enfrentando oito adversárias em representação da Espanha, Irlanda, França, Itália, Grã-Bretanha, Hungria, Eslovénia e Suiça. Após, na eliminatória, se ter qualificado para a final A, terminou, aqui, na 3ª posição numa empolgante disputa com a remadora francesa Carole Meunier, superando-a por 51 centésimas de segundo, logo atrás da espanhola Sara Moreno e da irlandesa Orla Hayes, vencedora da competição.
Enfim, apesar de tudo, mais uma brilhante prestação desta promessa do remo nacional que prestigia a nossa cidade. Para o ano haverá mais e, segundo ela nos disse, estará cá para trabalhar e com uma enorme vontade de vencer. Agora é tempo de repouso bem merecido!
Álvaro Branco













