Participantes do Circuito de Atletismodo Barreiro conhecem estrelas Olímpicas

Por Jornal Rostos
A Câmara Municipal do Barreiro promoveu, no passado sábado (2 de Abril), no Convento da Verderena, no concelho do Barreiro, uma Acção de Formação com a presença de estrelas Olímpicas do Atletismo. O treinador de Naide Gomes, Abreu Matos, João Ribeiro e o seu pupilo, Edivaldo Monteiro, apadrinharam a Cerimónia de Entrega de Prémios do Circuito de Atletismo do Barreiro 2003-04, que decorreu posteriormente. Na Sessão marcaram, também, presença o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Emídio Xavier, e – como moderador - o Chefe da Divisão Sócio-Cultural, Rui de Carvalho.
Aos cerca de 80 assistentes – entre muitos jovens e técnicos –, os prelectores, por diversas vezes, sublinharam o árduo trabalho subjacente aos bons resultados desportivos dos atletas. Abreu Matos e João Ribeiro falaram em princípios de treino, em marcas pessoais e objectivos, recorrendo nas suas apresentações, em alguns pontos, a metodologias comuns a várias disciplinas – como, por exemplo, a “Análise SWOT” (avaliação das fraquezas/forças/oportunidades/ameaças), apresentada por Abreu Matos. E foram ambos unânimes, afirmando-o em diversos momentos da sessão: o desempenho competitivo resulta do trabalho realizado no treino.
“As coisas não acontecem no atletismo tal como acontecem no supermercado”, disse João Ribeiro. É necessário persistência, treino e paciência, acrescentou.
O Olímpico Edivaldo Monteiro (400 metros/barreiras) referiu a importância da realização desportiva/académica/social do indivíduo e sublinhou – olhando para a população mais jovem na sala - a importância de conciliar os estudos, ou o trabalho, com o desporto. Diversas vezes Campeão Nacional, Edivaldo Monteiro, refira-se, para além das Olimpíadas, esteve, igualmente, presente em várias provas internacionais em representação de Portugal.
O Presidente da CMB, na sua intervenção, que encerrou a Acção de Formação e deu início à Cerimónia de Entrega de Prémios, saudou os convidados, fazendo referência à presença de João Ribeiro, responsável pelo Plano Concelhio do Atletismo da CMB, de 1997 a 2001. “Alguns dos atletas que hoje temos passaram pelas suas mãos”, afirmou Emídio Xavier. Emídio Xavier realçou a importância da Acção e dos convidados perante uma assistência composta por muitos jovens.
Cerimónia de Entrega de Prémios
junta Benjamins e Veteranos
Na Cerimónia de Entrega de Prémios foram distinguidos os clubes e os atletas participantes no Circuito de Atletismo do Barreiro da época transacta – os primeiros com um prémio monetário, os últimos com a oferta de um cheque-brinde em material desportivo da Casa Senna –, juntando praticantes de todas as idades (desde Benjamins “A” a Veteranos V).
Através de Abreu Matos, ficou no ar a promessa que Naide Gomes virá ao Barreiro antes do Verão: “Da próxima vez virei cá com a verdadeira vedeta que é a atleta”.













