Saltar para o conteúdo
Movimentos

2º Grand Slam Cidade do Barreiro – Match Racing

De 30 de Setembro a 2 de Outubro, na Zona Ribeirinha, com um “Prize Money” de 5.000 euros

Álvaro Marinho, Miguel Nunes, Gustavo Lima, David Aleixo, Manuel Marques, Francisco Neto, Sara Carmo, Jorge Lima, entre outros “grandes” nomes da Vela.

O Barreiro vai voltar a acolher o Grand Slam Cidade do Barreiro - Match Racing. A 2ª edição desta sempre espectacular prova de vela - de “um contra um”, com barcos de três tripulantes -, organizada pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e o Clube de Vela do Barreiro (CVB).

4 min de leitura
2º Grand Slam Cidade do Barreiro – Match Racing

Por Jornal Rostos

realiza-se de 30 de Setembro a 2 de Outubro, na Zona Ribeirinha, na Praia Norte, frente a Lisboa, junto às instalações do CVB.

Em 2003, a equipa anfitriã Álvaro Marinho/Miguel Nunes/Diogo Pereira saiu vencedora. Na edição deste ano, além da equipa barreirense do “LBC Tanquipor/Cidade do Barreiro”, da classe 470, disputarão o 1º degrau do pódio Gustavo Lima, David Aleixo, Manuel Marques, Francisco Neto, Sara Carmo, Jorge Lima, entre outros “grandes” nomes da vela Internacional/Olímpica. Em jogo estará um “Prize Money” de 5.000 euros, o maior em provas do género, em Portugal.
Participam neste Grand Slam, garantidamente, seis equipas. É provável, no entanto, que venham ao Barreiro, sete, ou, eventualmente, oito.

A organização do 2º Grand Slam Cidade do Barreiro – Match Racing “demonstra o nosso interesse”, “investimento” e aposta da autarquia na afirmação do Rio “como uma das grandes potencialidades do Barreiro”, afirmou o Vereador do Desporto da CMB, Amílcar Romano, na Conferência de Imprensa de apresentação do certame, realizada ontem, 12 de Setembro, na Biblioteca Municipal, com a presença de Álvaro Marinho, Miguel Nunes e o presidente do CVB, João Luís Teixeira.

Estes eventos, com referências da modalidade, são um forte pólo de atracção de jovens, contribuem para a captação de novos praticantes e para “consolidar o conceito de «Barreiro - Cidade Desportiva»”, reforçou o Vereador.

Pretende-se que seja graduada em dois anos

O Grand Slam do Barreiro é “a Taça América local”, ou “a Taça do Barreiro”, referiu o presidente do CVB. João Luís Teixeira, com a anuência de Amílcar Romano. Pretende-se que, em dois anos, o Grand Slam do Barreiro seja graduado pela Federação Internacional da modalidade (ISAF).

Na sua intervenção, o Olímpico Álvaro Marinho salientou o interesse desta prova não apenas no seu aspecto desportivo, mas, também, como veículo de divulgação do concelho, com excelentes condições, refira-se, para a prática da modalidade.
Álvaro Marinho e o colega Miguel Nunes regressaram, recentemente de São Francisco, onde disputaram o Campeonato do Mundo da classe 470, obtendo um excelente 5º lugar. “Tivemos um dos melhores Campeonatos do Mundo”, disse Miguel Nunes, sobre o desempenho da equipa nos Estados Unidos. Em princípio, o 1º lugar do Ranking Mundial ISAF será mantido, referiu.

Oferecer o 1º lugar do Grand Slam alcançado há dois anos é a vontade de Miguel Nunes, para o oferecer “tanto ao clube como à cidade”.

Muito elogiada em 2003, no seu arranque, a edição 2005 decorrerá, sensivelmente, nos mesmos moldes da estreia. Redobram-se, ainda assim, os esforços para tornar a edição do presente ano ainda mais emocionante.

Nova dupla de 470 “nasce” no CVB
apadrinhada por Marinho/Nunes

O CVB viu nascer mais uma dupla de 470: Salvador Burnay/João Duarte. Esta notícia foi dada por Álvaro Marinho que desejou sucesso à equipa. O terreno está a ser preparado para encontrar os sucessores de Marinho/Nunes.

Prova de Veleiros a 8 de Outubro, no Barreiro

Uma semana depois, o Barreiro vai receber, a 8 de Outubro, uma Regata de Veleiros, organizada pela Administração do Porto de Lisboa, CVB e CMB. Esta prova, novidade no concelho, terá partida de Lisboa, com chegada ao Barreiro.
Participam na iniciativa meia centena de veleiros.

Programa 2º Grand Slam Cidade do Barreiro –
- Match Racing

Sexta-feira, 30 de Setembro

17h30 – Recepção aos atletas

18h00 – Recepção pública

19h00 – Moscatel de Honra

Sábado, 1 de Outubro

09h00 – Abertura de stands

10h00 – Reunião de timoneiros

11h/18h – Regatas

19h00 – Jantar

Domingo, 2 de Outubro

11h/18h – Regatas

18h00 – Entrega de prémios e encerramento da iniciativa

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção