Saltar para o conteúdo
Movimentos

SetúbalCampeonato Europeu de Equitação em Portugal

Portugal recebe pela primeira vez o Campeonato Europeu de Ensino para Juniores e Jovens Cavaleiros, que decorre entre os dias 15 a 20 em Vila Nogueira de Azeitão.
A competição, a ter lugar no Centro Hípico do Convento de S. Domingos, realiza-se com uma periodicidade de dois anos, sendo que a Áustria foi o país anfitrião em 2006.

2 min de leitura
Setúbal Campeonato Europeu de Equitação em Portugal

Por Jornal Rostos

A prova, atribuída a Portugal pela Federação Equestre Internacional, é organizada pelo centro hípico de Vila Nogueira, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

"Até ao momento estão inscritos 110 cavaleiros, provenientes de cerca de 20 nações, mas este número irá certamente aumentar até ao dia da competição", salientou, ontem, na conferência de imprensa de apresentação do campeonato, o presidente do centro hípico, Jorge Avillez.

"É importante realçar que esta é uma óptima oportunidade de se ver uma prova de grande beleza técnica e artística da equitação, pois as entradas são gratuitas", sublinhou, ainda, Jorge Avillez.

O Ensino é uma disciplina que se caracteriza pelo classicismo, tendo sido pouco alterada com o decorrer dos anos, além de ser considerado a pedra basilar para que os cavalos possam participar noutras provas.

Os cavaleiros, trajados a rigor, conduzem os animais com ordens que devem passar o mais possível despercebidos ao olhar da assistência, enquanto os cavalos executam diferentes passos ao som de música.

A prova de juniores acolhe cavaleiros dos 16 aos 18 anos, enquanto que a de jovens cavaleiros se destina a idades dos 19 aos 21.
Devido ao período de Verão, as provas decorrem durante a manhã, sempre com início às 08h00. A organização acordou com os TST carreiras especiais de transportes que ligam o centro hípico à praia da Figueirinha, esperando, assim, cativar ainda mais público.

O primeiro dia do Campeonato Europeu, sem provas a disputar, reserva, às 18h00, a Parada das Nações, na qual todos os conjuntos concorrentes desfilam diante do público.

Logo a seguir, Rodrigo Torres faz uma exibição montado num cavalo lusitano, comandado sem as mãos nas rédeas.

O dia inaugural termina com um cocktail, oferecido no relvado nas provas, a todas as pessoas presentes no primeiro dia do Campeonato Europeu.

Nuno Chaveiro, antigo campeão e vice-campeão nacional de juniores, Maria Pais do Amaral e Boaventura Freire são alguns dos cavaleiros que integram a equipa portuguesa.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção