III Taça Vítor Hugo - Basquetebol FemininoGD ESSA Barreiro derrotada nas meias finais pelo Vagos
O CAB Madeira venceu o Boa Viagem (83-78) e o Vagos venceu a GDESSA (61-59), nas meias-finais da competição.
No encontro entre a GD ESSA Barreiro e Vagos, registou-se muito equilíbrio em vários indicadores: ressaltos (34-34), assistências (6-7), roubos (11-12) e turnovers (18-19).
A supremacia do Vagos assentou basicamente na maior eficácia dos duplos (53%-41%), já que no tiro exterior ambos não estiveram inspirados, com apenas 2 triplos conseguidos para cada lado.

Por Jornal Rostos
A segunda meia-final, entre Vagos e GD ESSA do Barreiro, foi jogada sob o signo do equilíbrio na primeira metade: 14-16 e 17-11, atingindo-se o intervalo com 31-27 para o Vagos. No reatamento as comandadas de Nuno Ferreira ganharam uma preciosa vantagem superior a 10 pontos (chegou a 13), mas depois assistiu-se a uma enérgica reacção das escolares que deu os seus frutos porque no final do terceiro período o prejuízo baixou para 8 pontos (49-41).
No último quarto o filme repetiu-se até à entrada do minuto 35, com duas situações de vantagem para o Vagos, por 13 pontos (54-41 e 56-43), mas de novo as pupilas dfe Nuno Manaia empertigaram-se e chegaram a 4 pontos (61-57), no minuto 39. De tal modo que o técnico do Vagos foi obrigado a pedir dois descontos de tempo nesse minuto 39, para não ser surpreendido.
Clarissa dos Santos (23 pontos, 57% nos duplos, 6 ressaltos sendo 3 ofensivos, duas assistências, 3 roubos e 6 faltas provocadas, com 7/9 da linha de lance livre) foi a mais influente nas vencedoras, bem acompanhada por Joana Lopes (7 pontos, 9 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência, 1 roubo, 1 desarme de lançamento e 6 faltas provocadas, com 5/7 nos lances livres) e Izabela Moraes (13 pontos,67% nos duplos, 8 ressaltos, uma assistência, 1 roubo e 2 desarmes de lançamento).
Na equipa de Nuno Manaia a mais valiosa foi a poste Stacy Boisvert, MVP da partida, ao anotar 20 pontos, 58% nos duplos, 11 ressaltos sendo 2 ofensivos, 4 roubos e 5 faltas provocadas, com 6/8 nos lances livres. Rachel Roberts, vinda de uma semana em que não treinou por estar tocada, só emergiu na segunda metade, terminando com 14 pontos, 5 ressaltos, uma assistência, 3 roubos e 6 faltas provocadas, com uns fracos 5/10 da linha de lance livre, uma percentagem anormal para ela. Larisse Lima (11 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos) e Sara Djassi (10 pontos, 3 ressaltos, duas assistências, 3 roubos e 8 faltas provocadas) completaram o quarteto das melhores marcadoras das escolares.
Muito equilíbrio em vários indicadores: ressaltos (34-34), assistências (6-7), roubos (11-12) e turnovers (18-19).
A supremacia do Vagos assentou basicamente na maior eficácia dos duplos (53%-41%), já que no tiro exterior ambos não estiveram inspirados, com apenas 2 triplos conseguidos para cada lado.
Fonte : FPB













