Xadrez BarreiroI JORNADAS HISPANO LUSAS
Equipa do Bonfim do Barreiro venceu de forma folgada a disputa por equipas
Participaram os melhores jogadores dos seus escalões de ambos os países, sendo a delegação portuguesa, composta por 30 jogadores, oriunda de 9 clubes do Barreiro(15), Moita (5), Seixal (4), Lisboa (4), 1 representante da Benedita e ainda a uma jogadora do Aefcr Penichense.

Por Jornal Rostos
Com o apoio do “Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro” e com organização muito cuidada do “Club de Ajedrez Santa Isabel”, disputou-se no Sábado 24 de Outubro, em Badajoz, o IV TORNEO DOS CAMPEONES/ I JORNADAS HISPANO LUSAS.
O interesse na prova superou as expectativas dos promotores, pois a capacidade da sala foi atingida 8 dias antes da prova, o que demonstra o interesse que o evento despertou nos jovens da Estremadura de Espanha.
Numa sala com lotação esgotada com os melhores jogadores dos seus escalões de ambos os países, a delegação portuguesa, composta por 30 jogadores, oriunda de 9 clubes do Barreiro(15), Moita (5), Seixal (4), Lisboa (4), 1 representante da Benedita e ainda a uma jogadora do Aefcr Penichense , mostrou-se bastante competitiva, obtendo resultados de muito bom nível, o que vem provar que a formação em Portugal, apesar de todas as contrariedades, tem evoluído significativamente. Basta ver os resultados de jovens promessas com Gonçalo Silva, Rita Jorge ou de Hugo Ferreira, que efectuaram partidas de muito bom nível, vendendo muito cara as derrotas.
A vitória da competição acabou por pertencer a David Castellanos Mendoza do C.A.Santa Isabel, que terminou com os mesmos 7 pontos de Fernando Casanova do G.D.R.C. do BONFIM, mas um pior desempate arredou-o para a segunda posição.
A equipa do Bonfim, venceu de forma folgada a disputa por equipa com 24 pontos, deixando o clube anfitrião a 1,5 pontos.
Nos prémios especiais Portugal apenas arrecadou o Troféu para o melhor Sub10, por intermédio de Hugo Ferreira, que terminou num excelente 8 lugar absoluto a apenas 1 ponto do vencedor.
A fechar, é ainda de salientar que o equilíbrio entre portugueses e espanhóis, até na classificação dos Top 10, onde houve um empate, com 5 jogadores para cada lado.
Resta felicitar os promotores do evento e esperar a próxima edição.
Fica ainda um agradecimento especial para a Câmara Municipal do Barreiro, que facultou o transporte dos jogadores e acompanhantes, e que foi determinante para tão representativa representação.
Carlos Ferreira
Mais detalhes: http://www.ajedrezsantaisabel.com/Jornadas09.htm
Classificação por equipas:
1. Bonfim “A” 24.0
2. Santa Isabel “A” 22.5
3. Don Benito “A” 20.0
4. Magic “A” 19.0
5. Ferroviários “A” 18.5
6. Cavaquinhas “A” 18.0
7. Santa Isabel “B” 16.5
8. Moita “A” 16.0
9. Santa Isabel “C” 14.0
10. Ferroviários “B” 14.0
11. Casareño “A” 13.5
12. Sporting Clube “A” 13.0
Prémios especiais:
1º Sub 16 Eduardo Lagarejos
1º Sub 14 José Antonio González
1º Sub 12 Pablo Garrido
1º Sub 10 Hugo Ferreira
1º Feminina: Clara Galleg
Classificação Final:
1 - Castellanos Mendoza, David
2 - Sousa Casanova, Fernando Ricardo
3 - Neto Pires Silva, Miguel Antonio
4 -Real Vega, Alberto
5 - González Benavides, José Antonio
6 - Garrido Píriz, Pablo
7 -Gomes Brito Martins, Andre
8 - Da Costa Ferreira, Hugo Miguel
9 - Lagarejos González, Eduardo
10 - Palmelao Tapisso, Gabriel













