Hospital do Barreiro comemora 23º aniversário“Temos falta de hospitais, mas os que temos são excelentes hospitais”
No átrio do Hospital Nª Srª do Rosário foi inaugurada, hoje, uma exposição que dá uma visão da história e memórias do Hospital do Barreiro, dia que assinala o 23º aniversário da inauguração das actuais instalações.
Isabel Pinto Monteiro, presidente do Conselho de Administração do Hospital do Barreiro, na sua intervenção no decorrer da Sessão Solene, evocativa da efeméride, referiu duas linhas da acção quotidiana da gestão, por um lado visando manter o “equilíbrio orçamental,” e, por outro lado, manter o desenvolvimento de um “projecto de qualidade”.
“Temos falta de hospitais, mas os que temos são excelentes hospitais” – sublinhou, Natividade Coelho, representante do Governo Civil de Setúbal, no decorrer da sessão solene.

Por Jornal Rostos
Isabel Pinto Monteiro, Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Barreiro, referiu durante a Sessão Solene Evocativa do 23º aniversário do Hospital Nª Srª do Rosário, no Barreiro, que ao longo dos anos esta instituição ganhou prestígio que foi “alcançado pelo desempenho dos seus profissionais”, sendo esta uma das razões que levou a que na sessão fossem reconhecidos os trabalhadores com 20 anos de serviço.
Isabel Pinto Monteiro, na sua intervenção referiu duas linhas da acção quotidiana da gestão, por um lado visando manter o “equilíbrio orçamental,” e, por outro lado, manter o desenvolvimento de um “projecto de qualidade”.
Na sessão estiveram presentes diversas individualidades e profissionais do Hospital do Barreiro, sendo de registar a presença de Regina Janeiro, vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pelo Pelouro da Saúde.
Serviço Nacional de Saúde é uma conquista de Abril
Nuno Ribeiro, da Câmara Municipal do Montijo, salientou que o Serviço Nacional de Saúde é uma conquista de Abril, que deve evoluir e melhorar, apelando à resolução do problema das listas de espera.
Rui Portugal, da Comissão Directiva da ARS-LVT, na sua intervenção referiu que vai avançar a construção de 8 novos hospitais, sendo um deles no Seixal.
Responsabilidades ao nível da “responsabilidade civil”
Francisco George, Director Geral de Saúde, anunciou o lançamento de um programa destinado a combater situações de risco nos sectores da saúde, onde uma das perspectivas aponta para que, no futuro, situações de neglicência, possam ser notificadas, não de uma forma punitiva, mas que sejam pedidas responsabilidades ao nível da “responsabilidade civil”.
Natividade Coelho, em representação do Governo Civil de Setúbal, referiu que na região “temos falta de hospitais, mas os que temos são excelentes hospitais” apelando no sentido de ser concretizada uma melhor articulação entre os Centros Hospitalares e os Centros de Saúde.
Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou que as unidades de saúde da região devem preparar-se para enfrentar os desafios que se colocam à região, perante os projectos que estão anunciados e acrescentou que o “desenvolvimento tem que ser encarado de uma forma integrada, passando pela saúde”.
O Bispo de Setúbal saudou a instituição pelo seu aniversário muito particularmente os seus profissionais.
No âmbito da sessão solene, foi realizada uma palestra, por Paulo Larcher, Coordenador da Área de Gestão da Qualidade, no Centro Hospitalar de Lisboa Central, sobre o tema : “Custos da não-qualidade”.
BREVE REGISTO DE REPORTAGEM













