PSD Barreiro vai apresentar proposta para baixar o IMI«Esta medida não irá fazer com que autarquia perca receitas»
Por isso o PSD pretende baixar a taxa de IMI a pagar pela sua habitação de 0,4% para 0,35%.

Por Jornal Rostos
PSD Barreiro vai apresentar proposta para baixar o IMI
O vereador do PSD vai apresentar amanhã, em sessão de Câmara, uma proposta para baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) cobrado aos barreirenses.
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) incide sobre o valor patrimonial dos prédios e é uma das fontes de receita mais importantes da autarquia.
No Barreiro, o IMI representa uma receita de 8 milhões de euros (2012), podendo nos próximos 4 anos ascender a 10 milhões de euros. Um aumento de 25%. Este valor será integralmente pago pelos barreirenses.
O PSD sublinha que a taxa de imposto é definida pelas Câmaras Municipais. Nos prédios já avaliados a taxa pode variar entre 0,3% e 0,5%. Actualmente a taxa está fixada em 0,4% do valor patrimonial.
“Os imóveis estão neste momento a ser reavaliados para valores bem superiores aos actuais. Se a taxa não baixar, o valor a pagar vai tornar-se incomportável para as famílias”, defendem os social-democratas.
Por isso o PSD pretende baixar a taxa de IMI a pagar pela sua habitação de 0,4% para 0,35%.
Com esta proposta, que irá ser apresentada pelo eleito do PSD no executivo da Câmara Municipal, os barreirenses em 2014 pagarão menos 15% do que pagaram este ano, e a prazo não vão sofrer aumentos tão pesados como os estimados pela actual gestão CDU.
“Esta medida não irá fazer com que autarquia perca receitas. É possível reduzir de forma equilibrada a taxa de IMI, diminuindo o valor a pagar pelos agregados familiares, sem desequilibrar as contas da CMB. Mesmo com uma redução de 5 pontos de base (0,05%), a autarquia registará, um aumento de 15%, para 9,5 milhões de euros no final do mandato”, explicam.
Apesar de uma taxa menor não perderá receita. Por dois motivos: Reavaliação do valor dos imóveis (aumento da base tributável); Por acabarem as isenções de que um número significativo de famílias tem beneficiado (há mais pessoas a pagar imposto).
Os social-democratas esperam esta proposta tenha consenso entre as restantes forças políticas presentes no executivo camarário, para que os barreirenses beneficiar da redução de IMI no próximo ano.
“É possível manter equilíbrio entre as receitas da Câmara e o que é pago pelos munícipes. Se a autarquia não baixar as taxas vai penalizar todos os barreirenses”, realçam.
A Secção do PSD - BARREIRO













