Saltar para o conteúdo
Perspectivas

Promover acção conjunta entre Barreiro, Moita, Montijo e Alcochetena defesa dos Serviços de Saúde da região

. Requerimento Público para realização de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Barreiro que debata com a população o Serviço Nacional de Saúde e a recente Portaria nº 82/2014

Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, hoje pela manhã, no decorrer da «Tribuna Pública», no centro da cidade, lançou um apelo aos quatro concelhos que integram a área de acção do Centro Hospitalar Barreiro – Montijo e do ACES Arco Ribeirinho (Barreiro – Moita – Montijo e Alcochete), para que “mobilizem as populações” e encontrem uma plataforma para “agir em conjunto” e solicitarem uma reunião ao Ministro da Saúde.

“É preciso que exista uma visão global para a Península de Setúbal” – sublinhou.

3 min de leitura
Promover acção conjunta entre Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete na defesa dos Serviços de Saúde da região

Por Jornal Rostos

Numa iniciativa promovida pela CUSPAS – Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Alto Seixalinho e AMPM - Associação de Mulheres com Patologia Mamária, hoje, pela manhã realizou-e a «Tribuna Pública», em defesa do serviço Nacional de Saúde.
Foram cerca de 200 pessoas que participaram, no centro do Barreiro, nesta acção que visou alertar a população para que sejam combatidas as mediadas que estão sendo implementadas pelo governo na área da saúde.

Defesa do Serviço Nacional de Saúde na região e no concelho

Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que o governo tem vindo a desenvolver uma “ofensiva contra os direitos” em diversas áreas, na “saúde, segurança social, na educação, nos direitos dos trabalhadores”.
“Não é uma ofensiva contra o Serviço Nacional de Saúde é contra todos os direitos” – referiu o autarca.
Neste contexto, considerou ser importante que os cidadãos reivindiquem e tenham “capacidade de agir”, na defesa do Serviço Nacional de Saúde na região e no concelho”.
“É indispensável intervir” – sublinhou.

Agir em conjunto na Península de Setúbal

Carlos Humberto, lançou um apelo aos quatro concelhos que integram a área de acção do Centro Hospitalar Barreiro – Montijo e do ACES Arco Ribeirinho (Barreiro – Moita – Montijo e Alcochete), para que “mobilizem as populações” e encontrem uma plataforma para “agir em conjunto” e solicitarem uma reunião ao Ministro da Saúde.
“É preciso que exista uma visão global para a Península de Setúbal” – sublinhou.
“Não é possível aceitar que todos os serviços se centralizem em Lisboa”- referiu o autarca, acrescentando que a Península de Setúbal – “tem que ter um papel na área da Saúde”.
“Temos que encontrar propostas em conjunto para a Península de Setúbal” – sublinhou o presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Assembleia Municipal Extraordinária

No documento final, aprovado na «Tribuna Pública» foi aprovado dinamizar um requerimento colectivo para que a Assembleia Municipal do Barreiro realize uma sessão extraordinária e debata com a população o Serviço Nacional de Saúde e a recente Portaria nº 82/2014, de reestruturação da rede hospitalar, assim como a dinamização de acções nos concelhos abrangidos pelo Centro Hospitalar do Barreiro – Montijo e ACES do Arco Ribeirinho Sul, com a finalidade de “impedir estas medidas”.

Concentração dia 6 de Junho

Foi igualmente perspectivada a realização de uma “concentração”, junto ao Hospital do Barreiro, no próximo dia 6 de Junho.

Constituir uma Comissão Coordenadora

Outra proposta aprovada foi a criação de uma Comissão Coordenadora de Defesa dos Serviços Locais de Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, que envolva todas as Comissões de Utentes e instituições que desenvolvam acções na área da Saúde.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152041872442681.1073742001.374205877680&type=3

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção