Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da MoitaO Estado promove a pobreza
No decorrer da cerimónia de posse dos novos Corpos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, para o mandato 2015 – 2018, Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, sublinhou que as Misericórdias – “não podem ser a almofada de descanso para um Estado que se demite das suas responsabilidades”.

Por Jornal Rostos
Rui Garcia, agradeceu aos Corpos Sociais que têm passado pela Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros que mesmo vivendo “momentos difíceis” sempre “souberam superar as situações”.
O autarca sublinhou que a Santa Casa é – “uma instituição fundamental no concelho”, referindo que “o seu sangue” são “os seus trabalhadores”.
O Estado promove a pobreza
O presidente da Câmara Municipal da Moita, referiu que instituições como a Santa Casa da Misericórdia – “são responsáveis pelo combate à pobreza” através da “solidariedade” e “caridade, uma palavra complicada”.
Salientou que as Misericórdias “não podem ser a almofada de descanso para um Estado que se demite das suas responsabilidades”, acrescentando que – “o Estado promove a pobreza”.
Meios para que desempenhem as suas funções
Rui Garcia, sublinhou que a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros cumpre funções que são “competências do Estado” e por essa razão defendeu que deve ser – “exigido que o Estado atribua a estas instituições os meios para que desempenhem as suas funções”.
Recordou que a Santa Casa tem vivido “períodos difíceis” e de “exitações”, mas sempre “com os olhos no futuro”, com a colaboração das autarquias – “as obras surgiram e nunca houve desistências”.
Politicas de combate à pobreza
O presidente da Câmara Municipal da Moita sublinhou que a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros – “é um espelho do concelho”, que “pensa o trabalho social e combate a pobreza”.
Rui Garcia referiu que na acção social – “não é só a ajuda aos pobres” é necessário que se – “promovam politicas de combate à pobreza, as razões da pobreza”.
Junta de Freguesia pretende manter acordos
Henrique Vilhena, em representação da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, recordou o trabalho realizado após o 25 de Abril, com o contributo dos órgãos autárquicos, que permitiu o alargamento das actividades da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros.
“Foi a partir desta data que se verificaram as grandes transformações”, disse.
O autarca lançou o repto para que seja mantido o trabalho e expressou a disponibilidade da Junta de Freguesia para manter acordos bi-laterais com a instituição.
VER FOTOS
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152550869512681.1073742142.374205877680&type=3













