Porto do Barreiro será competitivoPoderá receber o «navio projecto» que corresponde a 90 % da frota mundial
Marina Ferreira, presidente da Administração do Porto de Lisboa, no decorrer da sessão de apresentação, ao Ministro Pires Lima, da estratégia de desenvolvimento do Porto de Lisboa, referiu que a entrada em funcionamento do Porto do Barreiro poderá ser o ano 2025.
Sublinhou que a tipologia de navio que vai poder entrar no Porto do Barreiro é um modelo que “corresponde a 90% da frota mundial”.

Por Jornal Rostos
Marina Ferreira, presidente da Administração do Porto de Lisboa, no decorrer da sessão de apresentação, ao Ministro Pires Lima, da estratégia de desenvolvimento do Porto de Lisboa, sublinhou que o projecto – “pretende reforçar o posicionamento do Porto de Lisboa” na Área Metropolitana de Lisboa e ao nível nacional, criando condições para o “desenvolvimento de investimento privado que permita o desenvolvimento do país”.
Porto virado para a importação e exportação
Marina Ferreira, recordou que o estuário do Tejo tem 32 mil hectares, é um porto natural e tem uma centralidade estratégica.
Sublinhou que é um – “porto virado para a importação e exportação” que conta actualmente com 18 terminais de carga, 3 terminais de cruzeiros e 9 terminais de passageiros.
Recordou que pelo Porto de Lisboa cruzam-se 25 linhas regulares, mantendo relações com 144 países.
A presidente da Administração do Porto de Lisboa sublinhou que a AML é – “um dos grandes polos de desenvolvimento do país”, sendo uma zona onde se sente a – “maior carência de emprego”.
Terminal de Contentores no Barreiro e recuperação do Porto do Seixal
.
No âmbito da estratégia de desenvolvimento do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, divulgou três eixos - a Marina do Tejo ( que envolve os concelhos de Lisboa e Oeiras), o Terminal de Cruzeiros ( em Lisboa) e o alargamento da actividade portuária, com a instalação do Terminal de Contentores no Barreiro e a recuperação do Porto do Seixal, como sendo – “três projectos estruturantes”.
No que diz respeito ao Porto do Seixal, salientou que o seu desenvolvimento vai contribuir para a reabilitação do passivo ambiental e a reposição de condições de navegabilidade.
Barreiro tradição na actividade portuária
Sobre o Porto do Barreiro referiu que o mesmo deve contemplar uma área logística, para além do Terminal de carga de contentores, sendo um projecto que irá contribuir para a reabilitação do passivo ambiental.
Recordou que o Barreiro é – “uma zona tradicional de actividade portuária” e industrial, desde os tempos das fábricas de biscoitos, na era dos descobrimentos, até aos dias de hoje com a presença de indústrias de novas tecnologias como a FISIPE.
Navegabilidade até Castanheira do Ribatejo
Marina Ferreira, sublinhou a importância de serem criadas condições de “acesso fluvial até Castanheira do Ribatejo”, com a “recuperação das condições de navegabilidade e também com a reabilitação ambiental.
Projecto de trabalho em rede
A presidente da Administração do Porto de Lisboa, sublinhou a importância de no projecto de desenvolvimento ser assegurada a ligação à rede transeuropeia de transportes, quer ao nível rodoviário e ferroviário.
Referiu que o modelo especifico de desenvolvimento que tem vindo a ser estudado, é fruto de “um trabalho em rede” que envolve as Câmaras Municipais do Seixal, Barreiro, Lisboa, a Baía do Tejo, a REFER, a Estradas de Portugal, e a APL.
Concurso Público Internacional
Sublinhou que o “projecto será desenvolvido com recurso a investimento privado” e no âmbito de um Concurso Público Internacional.
Recordou que o crescimento do comércio externo e o crescimento de transportes marítimos, assim como o cenário da economia mundial, coloca ao Porto de Lisboa o desafio de responder a um mercado que envolve a Europa, com 505 milhões de habitantes, os Estados Unidos e Canadá com 900 milhões de habitantes.
Barreiro um porto competitivo
Marina Ferreira referiu que a entrada em funcionamento do Porto do Barreiro poderá ser o ano 2025.
Sublinhou que a tipologia de navio que vai poder entrar no Porto do Barreiro – “o navio projecto”, é um modelo que “corresponde a 90% da frota mundial”.
“Será um porto competitivo”, disse
Recordou que foi entregue em Bruxelas - uma candidatura que perspectiva os Portos do Barreiro e Seixal – com a finalidade de lançamento dos Estudos de Impacto Ambiental e Estudo Prévio.
BREVE REGISTO
https://www.facebook.com/video.php?v=10152638151877681&set=vb.374205877680&type=2&theater













