Barreiro - A mulher na poesia e no cante alentejanoForam o mote para celebrar o Dia Internacional da Mulher
Muito está por fazer neste percurso pela conquista de igualdades de direitos, num tempo marcado por tantos casos de violência doméstica, sublinhou Carlos Moreira, presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.

Por Jornal Rostos
No Quartel dos Bombeiros Voluntários do Barreiro, a União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, no concelho do Barreiro, assinalou o Dia Internacional da Mulher, com um encontro de Grupos Corais Femininos e Momentos de Poesia, iniciativa que contou com a presença de cerca de 200 pessoas.
A luta das mulheres começa em casa
Na abertura, Carlos Moreira, presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, sublinhou a importância das comemorações do Dia Internacional da Mulher, recordou as conquistas e direitos que a mulher tem conquistado com as suas lutas e referiu que muito está por fazer neste percurso pela conquista de igualdades de direitos, num tempo marcado por tantos casos de violência doméstica.
O autarca salientou que a luta das mulheres começa em casa, na partilha de direitos e deveres, caminho essencial para que os filhos compreendam os valores que devem nortear as relações humanas.
Viver o dia da Mulher no feminino
No decorrer do espectáculo – no feminino – actuaram os Grupos Corais Alentejanos Douradas Espigas, de Albernoa e Flores de Primavera, de Ervidel, que trouxeram a musicalidade do cante alentejano, este património mundial da humanidade.
Também, ali, foi vivida a «poesia no Feminino» com a participação do Grupo Teatro Singular, recordando as mulheres violadas da Bósnia ou a palavras que fazem da mulher um símbolo de amor e amizade.
No decorrer da sessão foram distribuídas flores e um saco de viagem, como recordação da efeméride, seguindo-se um animado convívio.
Este foi um momento para muitos alentejanos que vivem no Barreiro reencontrarem amigos – “Há tantos anos que não te via”, dizia um amigo para uma cantora do Grupo de Albernoa.
VER FOTOS
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152656517797681.1073742175.374205877680&type=3













