Saltar para o conteúdo
Perspectivas

Setúbal é «uma das regiões digitais da europa»Novos sites afirmam uma região moderna e na proximidade aos munícipes

Rui Garcia, presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal, no lançamento dos Novos Sites dos Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Sesimbra sublinhou – “a continuada importância da Península Digital”, um projecto que classificou de “agregador” e que “valoriza a identidade da região” reflectindo “o trabalho conjunto que se desenvolve há cerca de 30 anos”.

Salientou que Setúbal é – “uma das regiões digitais da europa” e na área digital tem “destaque ao nível nacional”.

4 min de leitura
Setúbal é «uma das regiões digitais da europa» Novos sites afirmam uma região moderna e na proximidade aos munícipes

Por Jornal Rostos

O lançamento dos Novos Sites dos Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Sesimbra e da Associação de Municípios da Região de Setúbal foi realizado, ontem à tarde, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, Concelho da Moita.

Aposta na proximidade aos munícipes

Sofia Martins, Vice Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou que o lançamento dos novos sites é “um passo muito importante” para a “afirmar a região como região de futuro, moderna e que aposta na proximidade aos munícipes ”.
A autarca salientou que os novos sites vão proporcionar “uma nova gestão dos conteúdos”.

Harmonização de conteúdos entre os vários municípios

Filipa Bonita, Técnica responsável pela gestão da plataforma, sublinhou que – “o actual conteúdo dos sites estava desactualizados e “não se adaptavam à realidade”.
Referiu que os novos sites – “têm uma imagem mais apelativa”, são mais operacionais e proporcionam melhor acesso aos munícipes.
Recordou que todo o trabalho realizado na construção dos novos sites foi o resultado de – “articulação e harmonização de conteúdos entre os vários municípios”.
Salientou que os sites estão organizados de “forma semelhante”, sendo um contributo para “criar a imagem da região”.

Maior facilidade no acesso à informação

Filia Bonita, sublinhou que os objectivos dos novos sites visam gerar – “maior facilidade no acesso à informação”, a “promoção do envolvimento politico e social dos munícipes” e “melhor conhecimento das actividades dos órgãos autárquicos”.
Referiu que a equipa técnica do “Setúbal Digital” como novo software “pode vir a desenvolver novos projectos”.
Os sites estão organizados com as seguintes áreas:
MUNICIPIO – onde consta a informação institucional e a informação obrigatória; VIVER - informação do dia a dia para quem vive no concelho; CONHECER – informação para quem quer visitar o concelho; BALCÃO VIRTUAL – avisos e acesso a informação técnica.
Para além destes parâmetros existem as áreas de Noticias, Agenda e Eventos.

Plataforma com cerca de 100 sites da região

Filipa Bonita, apresentou igualmente o site da Associação de Municípios da Região de Setúbal cuja finalidade é dar a conhecer a diversidade da região com uma forte aposta na divulgação de imagem.
A técnica sublinhou que nas novas funcionalidades adquiridas, aumentou a capacidade do Setúbal Digital, que para além de alojar os sites dos municípios aloja na plataforma cerca de 100 sites da região.
O novo software, um investimento que rondou os 40 mil euros, vai igualmente permitir aos municípios que criem novos sub sites nas suas páginas.

Diversidade de serviços de fácil acesso

Rui Garcia, presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal, referiu que a criação dos novos sites como um exemplo da – “relevância que damos à área da informação e à Península Digital”.
Referiu que a informação para além das noticias é também o facultar de serviços – “a diversidade de serviços de fácil acesso”.
Recordou a importância da divulgação de actividades para o desenvolvimento da região ao nível do turismo e do lazer.

Área digital tem destaque ao nível nacional

Rui Garcia, sublinhou – “a continuada importância da Península Digital”, um projecto que classificou de “agregador” e que “valoriza a identidade da região” e reflecte “o trabalho conjunto que se desenvolve há cerca de 30 anos”.
Salientou que Setúbal é – “uma das regiões digitais da europa” e a região nesta área digital tem “destaque ao nível nacional”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção