Saltar para o conteúdo
Perspectivas

Barreiro - Assinado contrato de Compra da Quinta do BraamcampSerá um espaço público com função pública
. Reabilitar e revitalizar toda a frente ribeirinha

. Classificar a zona de Alburrica ao Mexilhoeiro como – “zona de património, paisagístico e ambiental”

Jorge Gois, do Millenium BCP, ontem à tarde, no decorrer da assinatura do Contrato-Promessa de Compra e Venda da Quinta do Braamcamp, afirmou – “o Barreiro vai ganhar toda uma extensão do rio que vai alterar a centralidade da cidade”.

Recorde-se que a Câmara Municipal do Barreiro para concretizar este negócio solicitou um empréstimo de cinco milhões de euros, sendo 2,9 milhões de euros para compra da Quinta do Braamcamp e cerca de 1,8 milhões destinam-se a obras de revitalização da zona de Alburrica e Mexilhoeiro que vão transformar-se num espaço aberto de ligação da cidade ao rio.

3 min de leitura
Barreiro - Assinado contrato de Compra da Quinta do Braamcamp Será um espaço público com função pública . Reabilitar e revitalizar toda a frente ribeirinha

Por Jornal Rostos

Jorge Gois, salientou que "é com o maior gosto que fazemos este contrato”.
Recordou que este era um activo que estava “há muitos anos no banco” e considerou positivo que um “activo desta natureza, seja “mais que um negócio” e se transforme num bem para o concelho do Barreiro, que vai contribuir para – “alterar a relação da cidade com o rio”.
“O Barreiro vai ganhar toda uma extensão do rio que vai alterar a centralidade da cidade”sublinhou.

Revitalização de toda a frente ribeirinha

Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que com a assinatura do Contrato – “chegámos a bom porto”.
“Este é um excelente activo com que o município vai ficar que será para a população”, disse.
O autarca sublinhou que a aquisição deste activo se insere numa estratégia de “reabilitação e revitalização de toda a frente ribeirinha”.
Referiu que a Quinta Braamcamp será – “um espaço público com funções públicas”, o que não significa que não possa existir “actividade empresarial”, essencialmente destinada a vertentes náuticas, de recreio, lazer ou restauração.

Se existir habitação será residual

Interrogado pelo jornal «Rostos» sobre um projecto que existia para a zona direcionado para habitação, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou que o dito projecto que apontava para cerca de 200 habitações no local não será concretizado – “se existir habitação será residual”, disse.
"Não compramos a Quinta do Braamcamp para fazer negócio, mas sim para a pôr ao serviço da população", sublinhou Carlos Humberto.

Classificar a zona de Alburrica ao Mexilhoeiro

Entretanto o edil divulgou que vai ser apresentada em reunião de Câmara uma proposta com o objectivo de classificar a zona de Alburrica ao Mexilhoeiro como – “zona de património, paisagístico e ambiental”.
Referiu que durante o corrente ano vão "começar com ações de limpeza no local” assim como serão apresentadas candidaturas a fundos europeus visando a realização de obras de recuperação do Moinho e das caldeiras.

Debater o futuro com a população

O presidente da Câmara Municipal anunciou a realização de Workshops visando promover a reflexão sobre os usos do espaço, abrindo espaço para debate com os munícipes, com a apresentação de propostas e sugestões.

BREVE REGISTO

https://www.facebook.com/jornalrostos

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção