Saltar para o conteúdo
Perspectivas

Barreiro - Campanha #MusEu ContribuoValorizar espaço museológico da Baía do Tejo com memórias dos trabalhadores e famílias

. Os «embaixadores» Condinho Araújo, Carlos Oliveira «Boia» e António Sousa Pereira

A campanha #MusEu Contribuo visa “transformar o Museu como fiel depositário das memórias, envolvendo a comunidade, com uma participação efectiva e fazendo um Museu mais vivo e dinâmico”, disse Sérgio Saraiva, Administrador da Baía do Tejo.

2 min de leitura
Barreiro - Campanha #MusEu Contribuo Valorizar espaço museológico da Baía do Tejo com memórias dos trabalhadores e famílias

Por Jornal Rostos

Carlos Oliveira «Boia», atleta olímpico, quando da actual exposição temporária patente no Museu Industrial do Barreiro, ofereceu o seu barco de alta competição, que passou a integrar o espólio do Museu.
Sérgio Saraiva, Administrador da Baía do Tejo, recordou este episódio como “a ideia que despoletou” a vontade de dinamizar a campanha #MusEu Contribuo.
“Transformar o Museu como fiel depositário das memórias, envolvendo a comunidade, com uma participação efectiva e fazendo um Museu mais vivo e dinâmico”, disse.

A história através de testemunhos reais

Sérgio Saraiva, recordou que o “complexo industrial foi uma cidade dentro da cidade”.
Neste contexto salientou que – “o Museu carece do lado humano, contar a história do complexo industrial através das pessoas, trazendo a cidade para dentro do Museu, através das memórias das pessoas, construir memórias através dos trabalhadores e suas famílias. Contar a história do complexo industrial através de testemunhos reais”.
“Será importante envolver as escolas para levar este projecto até aos avós”, disse.

Nova exposição temporária em Outubro

O Administrador da Baía do Tejo, lançou o repto para que as pessoas possam dar a conhecer recordações – fotografias, objectos – de forma que se possa juntar um amplo legado de memórias.
Recordou que já foram realizadas no Museu Industrial duas exposições temporárias – “A mulher no universo CUF”, que reflectiu sobre a importância da actividade da mulher no complexo industrial e «O Desporto um património comum no complexo industrial», permitindo a reflexão da ligação do desporto ao complexo industrial.
No próximo mês de Outubro pretende-se inaugurar uma nova exposição temporária, que será o reflexo dos materiais recolhidos no âmbito da Campanha #MusEu Contribuo.

Embaixadores da Campanha #MusEu Contribuo.

Todos podem colaborar, com testemunhos que serão gravados, com a oferta ou cedência de materiais.
No âmbito da Campanha #MusEu Contribuo o Museu Industrial apresentou os «embaixadores» que serão – Condinho Araújo, Carlos Oliveira «Boia» e António Sousa Pereira.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10154501077827681

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção