Saltar para o conteúdo
Perspectivas

1º Aniversário do jornal “Rostos”O rigor, o pluralismo e a promoção do Barreiro

No Restaurante Transmontana realizou-se o jantar comemorativo do 1º aniversário do jornal “Rostos” que contou com a presença de amigos do nosso jornal e diversas personalidades da vida local.
A mesa que presidiu ao jantar comemorativo contou com a presença de Paulo Jorge Assunção, Adjunto do Secretário de Estado da Comunicação Social, Amílcar Romano, em representação do presidente da Câmara Municipal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do “Rostos”.
5 min de leitura
1º Aniversário do jornal “Rostos” O rigor, o pluralismo e a promoção do Barreiro

Por Jornal Rostos

Foi uma noite que proporcionou um agradável convívio e, naturalmente, evocar a data que assinalou o arranque do projecto jornalístico “Rostos”.
No decorrer da sessão foi lida uma saudação de Emídio Xavier, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, na qual referiu que “todos os meses, a entrevista, a reportagem e a opinião têm servido para dar visibilidade a diversos rostos que marcam a nossa identidade” e acrescenta que “o projecto Rostos já conquistou o seu merecido espaço. A independência, o rigor, o pluralismo e a promoção do Barreiro deve continuar a constituir a matriz orientadora do vosso trabalho jornalístico”.
O edil barreirense sublinhou ainda, na sua saudação que “com a edição on line, o Rostos aprofundou o contacto com o cidadão, emitindo agora mais informação e com muito mais actualidade”, endereçando os votos de parabéns a toda a equipa e de “um futuro promissor, continuando assim a prestar um bom serviço à comunidade”.
Eduardo Cabrita, presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, não podendo comparecer a este jantar enviou uma saudação e expressou a sua opinião que o jornal Rostos “é uma referência de qualidade no panorama da imprensa regional”.
Outros amigos ausentes, não deixaram de manifestar a sua solidariedade e enviar uma saudação ao jornal Rostos e sua equipa, nomeadamente Leal da Silva, Manuela Fonseca, Manuel Alpalhão, Carlos Pires, Fátima Cavaco, Adalgisa Martins, Tita Morais, Juvenal Silvestre, Luís Nascimento, Aires Carvalho, Mário Durval, Chaleira Damas e José Augusto.
Entre os muitos presentes, para além de toda a equipa de Rostos, registamos a presença de Kira, Pedro Estadão, Bruno Vitorino, João Soares, Mendes Costa, Vitória Soares, Paulo Dias, Armando Vilela, Sónia Bexiga, José Carlos Lourinho, Cláudio Anaia, Carlos Ramos, Rui Geirinhas, Pedro Pereira, Ana Sancho, Cabaço, Cameira, Carlos Fernandes e Telmo, campeão do karting.

Projecto de Qualidade

Amílcar Romano, sublinhou que o jornal Rostos afirma-se como um desafio – “um desafio para o Barreiro, um desafio para as ideias”.
“Este é um projecto jornalístico que existe sem apoios, não está encostado a ninguém, não está encostado a nenhuma instituição, a nenhum sector empresarial, a nenhuma empresa, a nenhum lobbie financeiro, é um projecto jornalístico de grande liberdade e uma experiência altamente positiva para os jovens estagiários que vão vivendo este projecto, que começam com uma experiência de qualidade e que os vai marcar no futuro” – salientou Amílcar Romano.
Na opinião de Amílcar Romano, no jornal Rostos – “lemos o que gostamos e também lemos o que não gostamos” mas, disse, isto é bem um exemplo de um equilíbrio onde a “independência possa emergir acima de tudo pelo trabalho que se faz regularmente na produção de informação” uma forma própria de estar no jornalismo.
O jornal “Rostos” é um projecto que pela sua acção, quer na edição impressa, quer no projecto on line, através da sua capacidade de observação e criatividade, consegue ser nos dias de hoje – “um jornalismo que faz opinião”.

Qualidade e futuro

Paulo Jorge Assunção, Adjunto do Secretário de Estado da Comunicação Social, referiu que sentiu que esteve, com muita satisfação, num ambiente familiar e sublinhou que ao estar presente nesta festa evocativa do 1º aniversário do jornal “Rostos” é uma prova que não é verdade que o que interessa ao poder “são os grandes projectos instalados”, nem é verdade o contrário, na sua opinião os governantes devem tomar contacto com os rostos deste país de forma a sentirem como é que as coisas estão e são, independentemente da sua dimensão e no caso do jornal “Rostos” – “merece todo o incentivo e todo o apoio particularmente porque é um projecto jovem”.
Segundo, Paulo Assunção “tem sido gasto muito dinheiro com a comunicação social que é dinheiro de todos nós e não sabemos se tem sido bem ou mal gasto”, pelo que é preciso ouvir as associações e os elementos dos órgãos de comunicação social, de forma a que os órgãos de comunicação social de melhor qualidade, independentemente da sua dimensão, consigam sobreviver e projectar-se no futuro, se isso for conseguido – “então teremos conseguido algo de bom”.
Paulo Assunção anunciou, para breve, novidades de apoio à comunicação social regional de forma a beneficiar projectos de qualidade.
“O entusiasmo e a inteligência do que hoje ouvi aqui é altamente esperançoso para o papel da imprensa regional que tende a apostar na profissionalização, reconhecendo-se que haverá sempre uma margem de amadorismo, mas este caminho da profissionalização produzirá uma melhor qualidade de texto, de grafismo e do desempenho do papel da comunicação regional como instrumento de educação, porque a educação não passa só pela escola” – referiu Paulo Assunção.
No final todos os presentes cantaram os parabéns ao “Rostos” no dia que foi assinalado o seu primeiro ano de vida.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção