Partidos Políticos avaliam Festas do Barreiro e MEI2003
Aqui fica um registo das opiniões que recolhemos junto aos representantes do PS, PCP e PSD/CDS-PP.
Por António Sousa Pereira

Cardoso Ferreira, Comissão Política do Partido Socialista
”Uma boa Mostra daquilo que é este concelho”
Cardoso Ferreira, membro da Comissão Política do Barreiro do Partido Socialista, sublinhou que a MEI tem sido uma Mostra muito frequentada e salientou que o seu Partido, no decorrer da Mostra – Festas do Barreiro 2003 está a promover a realização de um inquérito de opinião, através do qual pretende obter uma percepção da forma como os barreirenses avaliam a gestão autárquica liderada pelos Socialistas.
Cardoso Ferreira começou por referir as razões que levaram o Partido Socialista a marcar presença nas Festas do Barreiro 2003 - “O PS em primeiro lugar quer demonstrar que é uma força viva no Barreiro e como tal é imperioso que esteja presente numa demonstração desta natureza. Por outro lado há uma coisa importante que nós queremos também e é uma das missões que nos traz aqui é tentar auscultar as posições dos barreirenses, daqueles que querem colaborar, sobre o desempenho dos nossos autarcas na Câmara Municipal do Barreiro e nas restantes autarquias.”
Qual a opinião que tem sobre esta Festa?
“A mim agrada-me e talvez por, já há muito tempo, não haver uma coisa deste tipo. Acho que tem vida e tem sido frequentado por bastante gente e dá uma Mostra, não total, mas dá uma boa Mostra daquilo que é este concelho”
Está satisfeito com as Festas de 2003?
“Estou” – disse-nos, acrescentando, Cardoso Ferreira, o seu profundo agrado pela realização da MEI – Mostra Empresarial e Institucional .

Virgínia Sampaio, Comissão Concelhia do PCP
“Uma cópia daquilo que a CDU fez, que era a BARRIND, mas foi uma má cópia”
No Stand do Partido Comunista Português conversámos com Virgínia Sampaio, membro da Comissão Concelhia do Barreiro daquele partido, que referiu as razões da presença do PCP na MEI – Mostra Empresarial e Institucional.
Na sua opinião a MEI “é uma má cópia da BARRIND” que a CDU promoveu.
Virgínia Sampaio, começou por referir as razões da presença do PCP nas Festas do Barreiro 2003, disse-nos : “A razão principal de nós estarmos aqui, essencialmente, é mostrarmos à população do Barreiro que o Partido Comunista Português está aqui, está presente, está ao lado das populações e está ao lado de tudo que é contra aquilo que nós defendemos. Nós defendemos a solidariedade, o direito ao emprego, defendemos tudo isso e estamos aqui com estes cartazes, que ali pode ver, a denunciar como tudo aquilo que o PS prometeu e que nada foi feito até hoje. Portanto, essencialmente, estamos aqui a transmitir a nossa mensagem”
Qual a opinião que tem sobre esta festa?
“Estive aqui ontem e penso que ontem a Festa estava melhor. Hoje a Festa está com menos gente, talvez até porque se avizinham as férias das pessoas. E penso que é por causa disso”.
Está satisfeita com as Festas de 2003?
“Pessoalmente não estou. Penso que isto é uma cópia daquilo que a CDU fez, que era a BARRIND, mas foi uma má cópia”.

Cristina Santos – Partido Social Democrata/ Partido Popular
“O Barreiro já precisava de umas Festas assim, para mobilizar as pessoas”
Visitámos o stand do Partido Social Democrata/Partido Popular onde conversámos com Cristina Santos, dirigente do Partido Social Democrata.
Na sua opinião o Barreiro “já precisava de umas Festas assim”. E, ainda esclareceu-nos, com um sorriso, que é cedo para falar de coligação PSD/CDS-PP para as próximas autárquicas.
Cristina Santos referindo as razões que motivaram o Partido Social Democrata e o Partido Popular a apresentarem-se, conjuntamente, nas Festas do Barreiro disse-nos que tal visa demonstrar que - “Somos uma força que tem uma resposta para o Barreiro. Queremos marcar presença e queremos que os barreirenses saibam que estamos vivos, continuamos a mexer e continuamos a querer fazer alguma coisa para a nossa terra”.
Qual a opinião que tem sobre esta Festa?
“Está a correr muito bem. O Barreiro já precisava de umas Festas assim, para mobilizar as pessoas da nossa terra. E vejo que tem muito mais participação daquilo que eu pensava ao princípio”.
Está satisfeita com as Festas de 2003?
“Sim, sem dúvida, valeu a pena.”
Pelos vistos o PSD e PP aqui já se apresentam como uma coligação para as próximas autárquicas ?
“Isto não quer dizer nada. A ligação não é linear. Para já não há ainda perspectivas para as próximas eleições autárquicas. Esta é uma coligação que faz sentido, neste momento, para este certame. Mas, vamos ver como será no futuro”.
E apesar de querermos anunciar, em primeira mão a coligação, ficou, pelas palavras de Cristina Santos a incerteza, embora o seu sorriso, no final da conversa, nos deixasse a pensar que...o futuro está anunciado.













