Na noite ao encontro das mudançasAgora ...
“Quando a cidade acorda está limpa!”
O encontro começou na Rotunda do Lavradio, onde foi dado conhecimento dos melhoramentos que ali estão em curso e que durante os próximos dias irão proporcionar uma outra dimensão estética ao Monumento do 25 de Abril.
Depois fomos ao encontro das equipas que iniciaram, esta semana, a sua actividade de limpeza dos espaços públicos durante a noite.

Por Jornal Rostos
João Soares, Vereador do Pelouro do Espaços Verdes e Serviços de Higiene Urbana, começou por recordar a discórdia que têm existido sobre o Monumento do 25 de Abril, e salientou que a Câmara Municipal entendeu ser importante dar uma mais valia a este espaço de entrada na cidade do Barreiro.
Referiu que a obra em curso tem a ver com uma renovação “não só, da rotunda e do monumento, mas também de toda a zona envolvente, há uma tentativa de fazer uma valorização deste espaço”.
Nesse sentido foi contactado o autor do monumento, Mestre José Candido, que esteve ao corrente e manifestou a sua concordância com todos os melhoramentos que estão a ser concretizados.
A alegria do 25 de Abril
“A alegria deve prevalecer neste espaço, é a alegria do 25 de Abril” – disse o autarca.
Na sua intervenção o Vereador João Soares enalteceu o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da autarquia, dado que a ideia destes melhoramentos, foi desenvolvida com e pelos trabalhadores da Divisão de Espaço Verdes e Jardins – “este trabalho não seria possível sem a dedicação dos trabalhadores da autarquia. Eles aqui provaram que sabem fazer, assim os deixem trabalhar”.
Os melhoramentos vão proporcionar ao Monumento ao 25 de Abril, melhor iluminação, um espelho de água e um jogo de cerca de 80 jactos de água, que funcionam geridos pelo sistema de telegestão.
A água utilizada não seguirá directamente para os esgotos, como acontecia até agora, mas será reutilizada, com base num sistema de bombagem.
“Queremos que esta Rotunda passe a ser um espaço de referência para os que nos vistam e deixe de ser um espaço de critica” – comentou o autarca, sublinhando que a queda de água que irá existir, na zona de confluência do monumento, tem, para ele um simbolismo especial – “é um elemento de unificação das diferenças” que devem marcar a vida da nossa cidade, onde as experiências do passado possam coexistir com os valores do presente, de forma a que todos se empenhem na construção de um novo Barreiro..
Os melhoramentos realizados significam um investimento na ordem dos 17500 Euros.
A cidade acorda limpa
No sentido de melhorar as condições de limpeza do concelho, especialmente nas freguesias que são da responsabilidade da Câmara Municipal – Barreiro e Verderena – iniciou-se esta semana uma experiência piloto, na freguesia do Barreiro, a intervenção das brigadas de limpeza em período nocturno, entre as 00 horas e as 6 horas.
Esta medida da autarquia significa, igualmente, que a Câmara Municipal do Barreiro não vai apostar na entrega destes serviços a entidades privadas, mas, pelo contrário considera importante que a autarquia seja uma entidade que contribuiu para garantir postos de trabalho no concelho.
“O trabalho de limpeza dos espaços públicos, como acontece por essa Europa fora, está a ser feito à noite. Quando a cidade acorda está limpa! – referiu o autarca.
João Soares recordou que a Câmara estava em “falência técnica de equipamentos” com uma frota degradada e em péssimo estado – “investimento em equipamentos é uma das nossas apostas”.
No final da viagem ainda acompanhámos a equipa que procedia à rega das flores, nas novas floreiras, colocadas em postes de iluminação pública e que dão um ar florido ao centro da cidade.
“Tudo isto é possível porque os trabalhadores da autarquia são bons trabalhadores, , contrariamente àquilo que se diz, sobre os funcionários públicos, que são maus, eu tenho opinião contrária, acontece é que às vezes são é mal conduzidos. O que é preciso é que cada um cumpra as suas funções – os que organizam, aqueles que decidem e aqueles que as executam” – referiu João Soares













