Carlos Humberto – Presidente da Câmara Municipal do Barreiro“Pelouros foram distribuídos consoante os eleitos e não conforme as forças políticas”

Por Jornal Rostos
O presidente da autarquia barreirense, Carlos Humberto Carvalho, anunciou formalmente, em Conferência de Imprensa, a distribuição de funções e pelouros que, segundo o edil, “foram distribuídos consoante os eleitos e não conforme as forças políticas representadas por cada um e respeitando a distribuição anterior da estrutura orgânica da autarquia”.
Ao presidente da autarquia, no caso do Barreiro cabe a exclusiva responsabilidade do processo de distribuição de cargos, tendo sido as propostas apresentadas numa discussão particular com cada um dos eleitos.
Distribuição de Pelouros
Ficam distribuídos desta forma os pelouros:
Carlos Humberto – Presidente, Finanças, Recursos Humanos, Administração e Pelouro da Participação Democracia e Cidadania, além de todos os restantes cargos inerentes à presidência e restantes áreas não atribuídas, assim como Presidência do Conselho de Administração dos TCB’s;
Planeamento e Gestão Urbana
Joaquim Manuel Matias – Vice Presidente, Planeamento e Gestão Urbana, além de Vogal do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro;
Obras e Serviços Urbanos
Sofia Amaro Martins - Obras e Serviços Urbanos e Vogal do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro;
Reabilitação Urbana e Ambiente
Bruno Jorge Vitorino - Reabilitação Urbana e Grupo de Trabalho do Ambiente;
Educação, Cultura e Assuntos Sociais
Regina Célia Gonçalves Janeiro - Educação e Cultura e Assuntos Sociais
Serviços Urbanos, Abastecimento Público e Protecção Civil
João Carlos Soares - com os serviços Urbanos, CIAC, Abastecimento Público e Coordenação funcional do Departamento de Protecção Civil.
Vereadores sem Pelouro
Emídio Branco Xavier, Amílcar Romano e Luís Pedro Cerqueira não aceitaram qualquer pelouro na Câmara.
Desenvolvimento do Barreiro
“Os contactos com os vereadores decorreram de forma muito salutar e cada um assumiu a responsabilidade das suas decisões” referiu Carlos Humberto.
“O que move as pessoas que intervêm na vida pública são os interesses globais e todos os vereadores que aceitaram os mandatos estão empenhados no desenvolvimento do Barreiro e não na defesa dos interesses pessoais” - acrescentou.
Situação Financeira preocupa
Sem maioria absoluta, o presidente da Câmara acredita que não terá problemas de maior com os vereadores da oposição nas votações que terão lugar na Câmara Municipal, nomeadamente o Orçamento da autarquia, que pretende ver votado até Fevereiro.
“Sei que são pessoas de bom senso, que sabem que o município tem de ser governado e que conhecem bem a situação financeira do Barreiro, até melhor do que eu próprio.” – referiu Carlos Humberto
No entanto, o edil não deixou de salientar que a actual situação financeira da cidade o preocupa “e acho que deve preocupar todos os eleitos e a população”.
Dia Aberto nas Freguesias
O novo pelouro para a Democracia e Cidadania, a cargo de Carlos Humberto, já está a efectivar diversas medidas, como as sessões de «Opções Participadas», que dão voz aos munícipes, e as sessões públicas mensais da Câmara, a terem lugar rotativamente pelas oito freguesias, onde a vereação passará um dia para se inteirar dos respectivos problemas, bem como reuniões com as juntas de freguesia, tendo em vista a descentralização dos serviços.
“A nossa tábua de salvação e principal aliado é o povo do Barreiro, que irá avaliar e servir de juiz a todas as questões que forem sendo colocadas à autarquia” – sublinhou o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
Maria do Carmo Torres













