Saltar para o conteúdo
Perspectivas

Na 6ª edição – mais de três centenas e meia de inscritosSeminário promovido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens toca questões prementes da Sociedade

Na abertura do Seminário “Crianças e Jovens em Risco: Proteger a Criança, Preservar a Família”, promovido, no dia 12 de Abril, pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Barreiro, com o apoio da Câmara Municipal (CMB), o Presidente da CMB falou em “individualismo”, “disputa pessoal” e outros traços que afectam o “elemento central” das sociedades: “O ser humano”. Daí, sublinhou, a pertinência da realização de iniciativas como aquela que aconteceu no Auditório Municipal Augusto Cabrita, que contou com mais de três centenas e meia de inscritos. Para partilhar experiências e contribuir para atenuar consequências. O Presidente da Autarquia salientou, ainda, a importância de cada instituição assumir as suas responsabilidades, quer na prevenção, quer na resolução de problemas, desde o Poder Local ao Central, passando por outras instituições.

3 min de leitura
Na 6ª edição – mais de três centenas e meia de inscritos Seminário promovido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens toca questões prementes da Sociedade

Por Jornal Rostos

Além de Carlos Humberto de Carvalho, marcaram presença na Abertura da iniciativa, na 6ª edição, os presidentes da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, e da CPCJ do Barreiro, Lourdes Espada, e o 1º Secretário da Assembleia Municipal do Barreiro, João Fernando. No Encerramento estiveram a Vereadora responsável pelo Pelouro de Acção Sócio Cultural da CMB, Regina Janeiro, e, novamente, Lourdes Espada.

“Intervenção Precoce”, “Absentismo/Abandono Escolar” e “Violência Doméstica/Maus-tratos/Institucionalização” foram os três grandes temas discutidos por especialistas de diversas entidades, perante representantes de comissões de Protecção de Crianças e Jovens, entidades com competência na área da saúde, universidades e outros estabelecimentos de ensino, juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social com projectos na área da infância e juventude, forças de segurança, segurança social e estudantes, oriundos da Grande Área Metropolitana de Lisboa até à Região Sul.
Como curiosidade refira-se os momentos de dramatização que introduziram cada um dos três temas do Seminário, importantes para “fazer a ponte” com os conteúdos abordados.

Próximas acções, no âmbito do Projecto
“A Minha Casa é Uma Grande Rua”

No âmbito do Projecto “A Minha Casa é Uma Grande Rua”, e do trabalho na promoção dos direitos das crianças, a CPCJ do Barreiro está, já, a programar a 7ª edição do seu Campo de Férias no Centro Nacional de Formação Ambiental de S. Jacinto, que, de 14 a 19 de Julho, levará a Aveiro cerca de 70 crianças acompanhadas pela Comissão, entre os seis e os 15 anos, enquadradas por 20 monitores. Esta actividade será realizada em articulação com o Agrupamento 690 Barreiro – Corpo Nacional de Escutas.

Entretanto, a 13 de Maio, a CPCJ, em parceria com os Agrupamento 1180 – Escuteiros Marítimos de Santa Cruz, vai levar a cabo uma actividade de canoagem. No dia 20, em parceria com a CMB, Agrupamento 690 e Grupo de Montanha do Clube de Campismo do Barreiro, promoverá escalada, na parede artificial do Parque da Cidade. A 27 de Maio, haverá, ainda, uma corrida de orientação na Mata da Machada (Agrupamento 690). Nestas actividades, de prevenção, estão sempre os Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública.

Contactos CPCJ: Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Barreiro, Avenida Alfredo da Silva, nº 51, 1º (Tel.: 21 206 80 64/21 206 80 57; Fax: 21 206 80 51; Endereço electrónico: cpcj.barreiro@iol.pt).

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção