Barreiro – “Opções Participadas” em Coina“Tomara estarmos nas outras freguesias com uma capacidade de resposta como estamos a ter aqui”
. A partir de 29 de Outubro a Simarsul vai repavimentar a estrada onde foram feitas as obras para a estação elevatória
Ontem, a União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina recebeu a iniciativa “Opções Participadas”, uma reunião com a população de Coina que o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, considera ser importante para “ouvir, conhecer e procurar encaminhar algumas soluções”.

Por Jornal Rostos
Anunciando um conjunto de obras, entre as quais as da construção da rotunda da Estrada Nacional 10 (EN10), que arrancam em Janeiro de 2008, comentou: “Tomara estarmos nas outras freguesias com uma capacidade de resposta como estamos a ter aqui”.
Rotunda da EN10 arranca em Janeiro de 2008 – “um complemento importante para as questões de trânsito, não só da freguesia mas do concelho”
No início das “Opções Participadas” em Coina, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, quis fazer o ponto de situação, anunciando um conjunto de obras a fazer em Coina, no sentido de melhorar o trânsito. Anunciou que as obras da rotunda da Estrada Nacional 10 (EN10) arrancam em Janeiro de 2008, ao que considerou “um complemento importante para as questões de trânsito, não só da freguesia mas do concelho”. Referiu que em Fevereiro ou Março de 2008 a rotunda à entrada de Coina estará concluída, no âmbito da candidatura ao MARE, através do plano INTERREG, o que comentou: “é um contributo importante para o problema e melhoria de trânsito”, ao que advertiu: “ não se resolve todos os problemas, que só se resolvem com o desvio do trânsito do centro de Coina”. Uma obra cujo valor referiu que “andará à volta dos 100 mil euros” e que diz que irá permitir “fazer alterações ao percurso das carreiras cinco e seis”, nomeadamente no sentido de facilitar o acesso à Estação de Coina. A aquisição por parte da Câmara Municipal do Barreiro de três autocarros em Dezembro de 2007 e de mais três em Janeiro de 2008 foi apontada, pelo presidente da câmara, como mais uma medida para tentar resolver o problema das acessibilidades na freguesia.
Obras no Alto da Malhada previstas para terminar em finais de 2007
Quanto às obras na Urbanização do Alto da Malhada, comentou: “estão a decorrer a bom ritmo” e sublinhou ter sido esta a primeira vez que a câmara executa uma garantia bancária, o que é exigido pela câmara aos construtores quando começam uma urbanização e que foi utilizada pela câmara uma vez que o construtor abandonou a obra. O edil barreirense, disse ainda, sobre este assunto, que as obras estão previstas para terminar em finais de 2007.
A partir de 29 de Outubro a Simarsul vai repavimentar a estrada onde foram feitas as obras para a estação elevatória
Em relação às obras da Simarsul na construção de uma estação elevatória para fazer o tratamento das águas residuais que vão ser tratados na ETAR da Quinta do Conde, o presidente da câmara reconheceu: ”a construção da conduta provocou alguns problemas de abatimentos” e informou que a partir do dia 29 de Outubro a Simarsul se responsabiliza para resolver esses problemas, uma obra que está prevista para ser executada em seis dias e, sobre isso, adianta que, segundo o que lhe foi comunicado pela empresa, vai ser reparado o pavimento “em toda a largura da estrada”.
Presidente da Câmara do Barreiro alerta para o facto de persistirem pequenas questões que têm de ser rectificadas no projecto da AUGI de Covas de Coina
A vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Obras Municipais, falou do projecto que já começou e diz continuar pelo próximo ano na recuperação do Reservatório de Água de Coina e dos dois Reservatórios de Penalva, no sentido de melhorar o abastecimento de água à freguesia.
Por sua vez, o presidente da Câmara focou ainda a questão da resolução da AUGI (Áreas Urbanas de Génese Ilegal) de Covas de Coina, referindo que o projecto de loteamento já foi aprovado, mas advertiu que continuam a existir pequenas questões que têm de ser rectificadas no projecto apresentado pelo projeccionista contratado pela Comissão de Moradores de Covas de Coina, para que este possa ser aprovado.
AUGI de Covas de Coina – “Acho que as questões estão finalmente muito perto de serem resolvidas”
A AUGI de Covas de Coina foi um assunto focado pela população, José Pedro, da Comissão de Moradores de Covas de Coina considerou que essa é uma questão que tem sido adiada e demorado a ser resolvida, o que o leva a proferir: “há uma descoordenação ou coordenação em prol daquilo não andar”. Em resposta, a vereadora Sofia Martins propôs, no sentido de agilizar o processo, a realização de uma reunião com a Comissão de Moradores de Covas de Coina, com o seu projeccionista e com a técnica da câmara, responsável pela aprovação do projecto, e onde também estivesse presente, com o intuito de “criar um cronograma que sirva de base” e acresceu: “Acho que as questões estão finalmente muito perto de serem resolvidas”.
Quinta da Areia – “não queremos ser responsabilizados por colocar pessoas da autarquia a trabalhar em terrenos baldios”
O problema da falta de limpeza e rega do jardim na Quinta da Areia foi outra questão levantada pela população, que se mostrou descontente com o abandono que dizem que esses locais têm sido deixados. O presidente da Câmara referiu resultar do facto de a urbanização se localizar num terreno baldio, “que não é propriedade de ninguém” e que essa situação impede que a câmara intervenha na solução de alguns problemas, não deixou, no entanto de se disponibilizar para ajudar a procurar uma solução, advertindo, no entanto que a câmara não tem poderes para resolver essa questão. Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Coina, Juvenal Silvestre, disse que até então quem tratava da rega do jardim era um morador da Quinta da Areia, até porque afirma: “não queremos ser responsabilizados por colocar pessoas da autarquia a trabalhar em terrenos baldios ou privados”.
“É evidente que não se pode deitar tudo abaixo”
Ainda sobre a Quinta da Areia e a respeito do parque infantil, o presidente da Câmara do Barreiro referiu que, apesar de formalmente nem a câmara, nem a junta poder intervir nesse local, “é evidente que não se pode deitar tudo abaixo” e advoga: “tem é de ser feito com cuidado”.
Falta de Ecopontos - “o maior problema é na recolha”
A Falta de Ecopontos na freguesia foi apontada por alguns moradores, que se indignam pelo facto de terem sido retirados alguns desses depósitos. Sobre este assunto, a vereadora Sofia Martins referiu que tratando-se a Amarsul (Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos em Palmela) de uma empresa, na recolha dos Ecopontos estabelece um rácio e quando esse rácio não é atingido e os contentores não enchem em pleno, podem considerar que não será justificativo dirigirem-se ao local para recolher os resíduos, e por isso dão baixa a alguns Ecopontos. Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Coina referiu que já houve uma reunião com a empresa Amarsul para esclarecer essa questão e onde diz também ter levantado o problema da falta de vidrões. E, sobre isso, adianta: “o maior problema é na recolha”, alegando que os carros de recolha são muito grandes para entrarem na vila de Coina, mas não deixa de referir que estão a tentar arranjar uma nova localização no centro de Coina para quando as obras da Simarsul terminarem.
Estação Elevatória de Coina – “Tenho todo o gosto de fazer uma reunião de esclarecimento”
Algumas dúvidas foram levantadas a respeito da construção da Estação Elevatória de Coina, para fazer o tratamento das águas residuais. Uma das moradoras falou inclusivamente de falta de informação sobre como vai ficar aquela zona e dos impactes que poderá vir a ter, acrescentando que antes da sua construção devia de ter havido uma consulta à população. A vereadora Sofia Martins reconheceu essa falta: “poderia ter havido essa iniciativa antes de começar a obra mas como o processo na Simarsul já estava tão avançado e a obra estava lançada, já só podemos intervir na questão dos acabamentos envolventes” mas não deixou de referir: “tenho todo o gosto de fazer uma reunião de esclarecimento e também de pedir à Simarsul que se desloque aqui para fazer uma sessão de apresentação do projecto”. Quanto às preocupações relativamente às questões ambiental disse não haver impacto.
População pede passadeiras sinalizadas e a melhoria da sinalização luminosa
“Para quando mais passadeira no centro de Coina?”, foi uma interrogação colocada por alguns moradores, assim como a melhoria da sinalização luminosa, no sentido em que os semáforos fechassem para os dois lados quando os automóveis viessem em excesso de velocidade. O presidente da junta referiu que a retirada da passadeira em frente dos Correios foi uma imposição da entidade Estradas de Portugal: “chamámos a atenção que esse é um local onde passam muitas pessoas mas mesmo assim não condescenderam”, sublinhou. E nesse sentido diz já ter falado de uma outra solução que seria a colocação de um passeio no lado contrário dos Correios. Por sua vez, o presidente da câmara referiu que a autarquia vai proceder à rectificação de todos os semáforos do concelho, incluindo assim os de Coina.
Asfaltamento da Rua da Piedade e colocação de lombas na freguesia na próxima semana
O pedido de lombas nas estradas, foi assegurado pelo presidente da câmara que ainda acrescentou: “o asfaltamento da Rua da Piedade não estava previsto mas como os trabalhadores da Câmara vêm para a semana fazer as lombas, combina-se o asfaltamento para essa altura”.
Travessa D. Pedro V – “Temos de ver qual é a melhor solução para aquela zona”
Interrogado sobre se a Travessa D. Pedro V será reaberta ou não ao trânsito, o presidente da junta referiu que se vai aguardar pela repavimentação da estrada e só depois se pode tomar uma decisão e alertou: “temos de ver qual é a melhor solução para aquela zona”. Recorde-se que a estrada foi fechada durante as obras da Simarsul, tendo havido inclusivamente um abaixo-assinado da população para que se mantivesse fechada, pelo facto de os passeios serem estreitos e do perigo que constituía para os peões perante o excesso de velocidade praticado.
Presidente da junta interroga se a repavimentação do Caminho Municipal 1028 será equacionada no orçamento de 2008
O presidente da Junta de Freguesia de Coina, aproveitando a presença da autarquia, quis ainda chamar a atenção para algumas questões. Nesse sentido, falou da falta de saneamento básico de cerca de cinco casas na Travessa de Pina Manique, na zona que fica atrás do Mercado; interrogou se a repavimentação do Caminho Municipal 1028 será equacionada no orçamento de 2008 e solicitou ainda à câmara a descentralização da Quinta do Peliche, “uma urbanização que tem toda a dignidade”, considerou. Referindo que se fosse dada a descentralização da urbanização à junta, assumiriam as obras necessárias a partir de Janeiro de 2008, que passam por arranjar as zonas verdes e colocar ilhas ecológicas. Fez ainda o pedido para que a chamada Rotunda do Alto da Santa pudesse ser iluminada, não só a rotunda mas cem metros antes, com a colocação de candeeiros, o que diz ser “uma forma bonita de dar entrada ao concelho”.
“A situação do Município é preocupante e muitas coisas vão ter de ficar por resolver”
Em resposta às solicitações do presidente da junta, o presidente da Câmara do Barreiro referiu que essas questões podem ser vistas na próxima reunião entre as juntas do concelho e a Câmara Municipal do Barreiro. Não deixando de exprimir, relativamente às casas sem saneamento básico: “gostaríamos que não houvesse ninguém sem água e sem saneamento”. Em relação à repavimentação do Caminho Municipal 1028, sublinhou que ainda está a ser discutido o orçamento e alertou: “a situação do município é preocupante e muitas coisas vão ter de ficar por resolver”.
“Continuamos a fazer estas reuniões mesmo quando não tivermos capacidade para resolver os problemas, para pelo menos explicar o porquê (…)”
No final da reunião, quis ainda sublinhar a importância da realização das “Opções Participadas”, ao que considerou: “Continuamos a fazer estas reuniões mesmo quando não tivermos capacidade para resolver os problemas, para pelo menos explicar o porquê de não os resolver” e acrescentou: “ e não é por causa disso que deixam de ter valor”. Quanto a Coina, referiu: “é dos sítios onde respondemos melhor aos problemas, não foram todos resolvidos, mas foram muitos resolvidos.”
Andreia Lopes Gonçalves













