Saltar para o conteúdo
Perspectivas

PS Barreiro - Amílcar Romano candidato à presidênciaConsolidar uma cultura socialista no concelho do Barreiro

. “Sou a pessoa que melhor conhece o Barreiro”

“O Barreiro tem que ser palco do desenvolvimento que o nosso Governo decidiu projectar para o distrito” – sublinhou Amílcar Romano, no decorrer da apresentação da sua candidatura aos órgãos de comunicação social.

O candidato à liderança do PS Barreiro divulgou que vai apresentar a sua reforma antecipada para “disponibilizar todo o meu tempo para o Partido Socialista”.

Amílcar Romano expressou que, nas próximas eleições autárquicas, onde – “poderei ser mais importante, aos diferentes níveis, na Assembleia, na Câmara, ou numa Junta de Freguesia, eu direi que é Câmara”, e, refuta ter interesse em ser candidato à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.

9 min de leitura
PS Barreiro - Amílcar Romano candidato à presidência Consolidar uma cultura socialista no concelho do Barreiro

Por Jornal Rostos

Amílcar Romano, candidato à presidência da Comissão Política Concelhia do Barreiro do Partido Socialista, apresentou o seu projecto político em conferência de imprensa.
Leal da Silva é o mandatário da candidatura de Amílcar Romano.
“Penso que estamos num momento muito especial do nosso partido, porque é um processo eleitoral diferente de todos os outros que têm acontecido até hoje” – sublinhou Amílcar Romano, acrescentando que – “independentemente das diferenças é uma revitalização do partido, por outro lado uma consciência cada vez mais assumida que isto tem que mudar. Nós não podemos continuar a manter esse tipo de atitude de muita gente indiferente, outras vezes distante, outras vezes esquecido, por tudo aquilo que tem a ver com o processo político da nossa terra”.

A minha candidatura representa a consciencialização da mudança

“Porque é que eu me candidato ?” perguntou e respondeu – “É um bocado neste contexto que a minha candidatura representa a consciencialização desta mudança” referiu Amílcar Romano, sublinhando “a enorme responsabilidade que hoje se coloca ao Partido Socialista no Barreiro” sendo necessário, na sua opinião dar mais confiança aos militantes socialistas e sobretudo “mais confiança aos barreirenses e fazê-los acreditar no novo projecto do Partido Socialista”.

Finalmente há projectos estruturantes

Na sua intervenção, sublinhou que “a estratégia do governo no que diz respeito ao nosso distrito não pode ser banalizada e ser banalizada pelo Partido Socialista seria o que se pode considerar um erro político muito grave”.
“Finalmente há projectos estruturantes para o nosso distrito que vão alterar toda a paisagem com que nós nos temos confrontado até hoje, ao nível de emprego, ao nível de atractividade para os empresários, ao nível de quebrar o ritmo de fuga da nossa juventude, para outras terras, para outros locais, de potencializar as capacidades que o Barreiro tem e este arco ribeirinho” – sublinhou Amílcar Romano.

Ponte Barreiro-Chelas é um dado adquirido

“A questão da terceira travessia eu não a coloco como uma questão de hipóteses, para mim é um dado adquirido que a terceira travessia é Barreiro-Chelas, com ferrovia e com rodovia, tal como já foi assumido pelo nosso camarada José Sócrates” – salientou o candidato à liderança do PS Barreiro.
“Só quem não conhece o impacto que as obras” que obras como a terceira travessia e o novo aeroporto vão ter no distrito de Setúbal, “pode continuar adormecido, como se nós ainda estivéssemos a padecer de um drama que alimentou este distrito ao longo de muitos anos” – sublinhou, recordando a importância da Plataforma Logística do Poceirão para o tecido empresarial e dos projectos da zona sul do distrito de Setúbal.
“Nós temos que estar preparados para este desafio. O Partido Socialista do Barreiro e ao nível da Federação tem que estar preparado para estes desafios” – salientou.

Partido Socialista não reagiu nos últimos dois anos

“Este é um processo eleitoral que já não dá propriamente para nos influenciarmos, pela questão da proximidade do amigo e do vizinho, mas para nos influenciarmos sobre qual é o projecto que o Partido Socialista tem, qual é o melhor projecto, qual é a melhor garantia para concretizar estes grandes objectivos de afirmação do Partido Socialista no Barreiro e no distrito de Setúbal. Este é o grande desafio. Este desafio é que deve marcar a nossa opção de voto, com todos o respeito pelas outras candidaturas” – sublinhou Amílcar Romano.
“È por este grande desafio que eu estou aqui hoje” – sublinhou.
Amílcar Romano referiu que o Partido Socialista deve assumir-se com dignidade e com projectos de acordo com os seus princípios – “um partido plural, um partido solidário e um partido humanista”.
Na sua opinião não têm sido geradas reacções a estes fenómenos, porque, sublinhou o Partido Socialista “não reagiu nos últimos dois anos”.

De acordo com a lógica e estratégia do nosso Governo

De acordo com Amílcar Romano, ao longo dos últimos dois anos poderia ter sido desenvolvido um processo de reorganização do Partido Socialista, para assumir, amanhã, “o processo eleitoral de 2009”.
“Devíamos já estar preparados e não estamos e esta é uma das razões porque eu não podia fugir a este desafio que largas centenas de militantes me colocaram” – sublinhou.
“Que se passa com esta oposição?” – sublinhou Amílcar Romano é uma pergunta que lhe é colocada no dia a dia pelos barreirenses.
“Seria cobardia da minha parte fugir a este desafio. Assumo com todas as responsabilidades que lhe estão inerentes e assumo para reorganizar o partido e o preparar para responder de acordo com as suas responsabilidades, para responder de acordo com uma lógica e uma estratégia que o nosso Governo nos colocou” – referiu.

Vou rapidamente avançar com o processo de reforma antecipada

“A oposição ao Partido Comunista tem sido branda, tem sido frágil, tem sido às vezes literária” – referiu, não existindo posições claras do Partido Socialista.
“Isto tem que mudar, com coragem, com clareza, com frontalidade e temos que acabar com uma coisa – o Partido Socialista já não se compadece com amadorismos. Estes desafios não se compadecem com processos de amadorismo” – referiu.
“Vou, rapidamente, avançar com o processo de reforma antecipada para disponibilizar todo o meu tempo para o Partido Socialista” – anunciou Amílcar Romano, sendo aplaudido pelos seus apoiantes.
“No dia 11 de Março farei entrar um processo de pedido de reforma antecipada, para ter toda a disponibilidade para trabalhar para o partido” - sublinhou
“Esta disponibilidade assumo-a, apenas, por um prazer pessoal de afirmação de um projecto político. Apenas e exclusivamente pelo prazer pessoal que me dá voltar a reviver 97 e 2001” – sublinhou.
“Só faço o que me dá prazer” – referiu , sublinhando que sempre na vida o que fez foi por prazer.

Portas abertas não temos nada a esconder

“O partido tem que abrir à comunidade. O partido tem que abrir aos militantes. O modelo de organização não pode funcionar com secretismos. Uma das medidas de abertura do partido aos militantes e aos barreirenses vai passar por reuniões do Secretariado nas freguesias abertas a militantes e simpatizantes. Portas abertas não temos nada a esconder” – referiu Amílcar Romano.

Palco do desenvolvimento que o nosso Governo decidiu

“O Barreiro não pode correr o risco de continuar, eternamente, com este tipo de gestão, de enganar as pessoas com um bocado de poeira que se manda para os olhos, de uma cassete que se repete frequentemente e que mais tarde, ou mais cedo, se torna cansativa” – sublinhou Amílcar Romano.
“O Barreiro tem que ser palco do desenvolvimento que o nosso Governo decidiu projectar para o distrito, mas que vai ter grandes impactos ao nível de todo o Alentejo. Estas são as minhas grandes aspirações” – sublinhou.

Um partido que precisa de ser urgentemente reorganizado

Amílcar Romano deu a conhecer a sua moção estratégica sob o lema : “Com confiança! Voltar a acreditar!”, onde se sublinha que – “Consolidar uma cultura socialista no concelho do Barreiro deverá implicar uma linha estratégica de afirmação do PS nos bairros e freguesias do nosso concelho”.
O candidato à liderança do PS referiu que “em momento algum afirmarei que o meu partido é um partido amorfo, nunca o foi, é impossível, é contraditório com a sua génese”.
“É um partido que precisa de ser urgentemente reorganizado. Um partido que precisa de ter rostos” – sublinhou Amílcar Romano, apontando como objectivo “ganhar 2009”.

Candidatura que tem em vista exclusivamente o Barreiro

Amílcar Romano sublinhou que a sua candidatura não se insere em qualquer plataforma relacionada com as futuras eleições para a Federação Distrital do Partido Socialista.
“Esta é uma candidatura que tem em vista exclusivamente o Barreiro” – referiu, sublinhando que as eleições para a distrital, “deverão ser assumidas com a mesma responsabilidade”.
Por outro lado, salientou que não era candidato há dois anos – “se o partido hoje estivesse bem eu não era candidato”, e acrescentou que, “quando perdi disponibilizei-me para integrar o Secretariado e não foi aceite”

Não pretendo ser candidato a presidente da Câmara

“Não pretendo ser candidato a presidente da Câmara” – sublinhou Amílcar Romano, acrescentando que – “o grande objectivo que eu tenho está relacionado com o partido, reorganizar o partido, preparar o partido para os grandes desafios”.
O candidato à liderança do Partido Socialista referiu que os candidatos deverão surgir de “um processo o mais abrangente possível”.

O partido acima de tudo

“Eu não tenho essa vaidade, a minha vaidade neste momento é o partido acima de tudo” – sublinhou.
“Eu quero candidatos ganhadores. Eu quero um candidato para ganhar, quero uma equipa para ganhar o Barreiro”- sublinhou, e, por outro lado esclareceu que - “Naturalmente faço parte dessa equipa”.
Amílcar Romano discordou de realização de primárias – “Um processo de directas é demagogia pura é de quem não conhece o Barreiro. Não conhece o quadro político que nós temos. Quando eu digo abrangente é envolver”.

Sou a pessoa que melhor conhece o Barreiro

Amílcar Romano referiu ter “um grande respeito pelos outros candidatos” à liderança do PS, e acrescentou que a grande diferença que tem deles passa “pelo nível de consciencialização relativamente aos grandes desafios” que se colocam ao distrito de Setúbal e ao Barreiro.
“Eu digo e afirmo, sou a pessoa que melhor conhece o Barreiro, que melhor conhece os militantes, que melhor conhece os barreirenses ” – salientou Amílcar Romano.
Amílcar Romano referiu que a existência de candidaturas no Partido Socialista faz parte da sua cultura e que os restantes candidatos não são seus adversários – “No dia 9 de Março vou estar a reunir, na primeira reunião de trabalho que terei, com os outros candidatos, para estabelecer uma plataforma de trabalho para o futuro. Quero unir o partido”.

Poderei ser mais importante na Câmara

“Se me disserem, neste momento, onde poderei ser mais importante, aos diferentes níveis, na Assembleia, na Câmara, ou numa Junta de Freguesia, eu direi que é Câmara, porque sou vereador desde 97, tenho um conhecimento bastante profundo da Câmara, sei quais são as suas inércias, sei quais são as suas virtualidades, penso que é aí, nessa equipa de trabalho que me parece posso ser mais útil, é uma opinião minha e pessoal. Terei todo o respeito por opiniões contrárias. Essa é minha opinião, com o conhecimento que, nos últimos dez anos e tal, tenho acompanhado diariamente, quase diariamente a Câmara. È sobretudo por isso, não outra intenção” – salientou Amílcar Romano.

S.P.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção