Saltar para o conteúdo
Perspectivas

Festas de Santo André 2008 – BarreiroUma festa solidária e popular com música, sardinha e garraiadas

No passado sábado, dia 14 de Junho, tiveram início as Festas de Santo André que se prolongam até ao dia 22 de Junho. Animação, distracção, artesanato e música para todas as idades são alguns dos elementos de uma festa com cariz popular que o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, João Raio, diz ser um “local de encontro e convívio”.

4 min de leitura
Festas de Santo André 2008 – Barreiro Uma festa solidária e popular com música, sardinha e garraiadas

Por Jornal Rostos

“Um local de encontro e convívio para as pessoas se poderem divertir, para se esquecerem um pouco da crise e dos problemas do dia-a-dia”, é a expressão utilizada pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo André, João Raio, para falar das festas cuja Comissão é composta pela Junta de Freguesia de Santo André, a Paróquia de Santo André e o Agrupamento de Escuteiros 927. Pelo quinto ano consecutivo as festas constituem, no entende do presidente da Junta: “um momento para o agrado das almas e dos corações de Santo André”. Depois dos cantares alentejanos, dos ritmos mais latinos, coube a noite de hoje à actuação de vários Coros do concelho, o Cantarsfal, o Coral ARPISA (Associação de Reformados e Pensionistas de Santo André), o Coro da Freguesia do Alto Seixalinho e o Coral Musical de Santo André. Amanhã a noite é de fados e quarta-feira dedicada ao hip-hop. Um programa musical que diz surgir com o intuito de agradar a diversos públicos.

Espírito solidário da festa

E numa festa de cariz popular, o presidente da Junta chama a atenção para as garraiadas e para a Tradicional Sardinhada, que se realiza no próximo sábado, 21 de Junho, “com 50 ou 60 quilos de sardinha gratuita”, sublinha. Não deixa ainda de fazer menção ao espírito solidário das festas onde mais uma vez a exploração do espaço dos “comes e bebes” é do Agrupamento de Escuteiros 927 e em que 50 por cento do lucro das vendas da tasquinha é entregue a uma iniciativa de cariz social, este ano coube a Paulo Almeida, um jovem da freguesia que necessita de fazer tratamentos na Índia.

Artesanato, Marchas Populares e Programa Religioso

Artesãos, Marchas populares e o Programa Religioso, com a Missa Campal na Escola 2/3 Quinta da Lomba no domingo, às 10 horas, e a Procissão às 18 horas fazem parte da programação da festa que termina domingo, dia 22 de Junho, “com um espectáculo semelhante ao do ano passado”, salienta João Raio, e com o célebre fogo de artifício.

“Já vamos com cinco anos de festa seguidos e é bom que continue”

E apesar de advogar: “temos de evitar as despesas supérfluas”, o presidente da Junta acrescenta: “ mas temos de continuar com estes eventos, é importante criar raízes, já vamos com cinco anos de festa seguidos e é bom que continue”. Num futuro próximo diz que o problema que se coloca é quanto ao recinto das festas e adianta que uma alternativa pode ser na Rua Dom Luís de Ataíde, junto do Parque da Cidade, onde se irá construir a futura Paróquia.

Andreia Catarina Lopes

Programa

14 de Junho – sábado
18h00- Garraiada
19h30 -Abertura Oficial com Moscatel de Honra
22h00 – Grupo Voz Amiga da Terrugem
Música Popular Portuguesa

15 de Junho - domingo
14h30 -17h30 - Demonstrações Desportivas
18h00- Garraiada
22h00 – Hijas Del Flamenco

16 de Junho – segunda-feira
22h00 – Apresentação Coral
Coral Musical de Santo André
2 Coros Convidados

17 de Junho – terça-feira
22h00 - Noite de Fados
Fadistas: Flora Silva, Susana Pais e Cristiano de Sousa (Vencedor da Grande Noite do Fado de 2007)
Viola - Mestre Pedro Mourato
Guitarra Portuguesa – O Virtuoso Sandro Costa

18 de Junho –quarta-feira
22h00 – Dança Urbana
Noite Jovem HIP HOP - CATITA

19 de Junho – quinta-feira
22h00 – Joana Melo
Finalista da 1ª Operação Triunfo

20 de Junho – sexta-feira
22h00 – Tempo de Marchas
Exibição da Marcha de Santo André
Estreia da 1ª Marcha Infantil de Santo André
22h30 – Baile Animado pelo Grupo APÓLO 7

21 de Junho - sábado
14h00 – Torneio de Xadrez
17h30 – Garraiada
20h00 – Tradicional Sardinhada
22h00 – Sons Africanos com Lindú Mona

22 de Junho - domingo
10h00 - Missa Campal na Escola 2/3 Quinta da Lomba
18h00 - Procissão em Honra de Santo André c/ 2 Bandas
22h00 – Espectáculo Final

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção