Saltar para o conteúdo
Perspectivas

“O Fim da Indústria Tradicional no Barreiro: e agora, que futuro?”Território da Quimiparque tem que ser uma nova “Cidade Empresarial”

“O Barreiro tem que se assumir como uma centralidade diferenciada” – referiu Carlos Humberto, referindo que – “o território da Quimiparque tem que ser uma nova cidade empresarial”.
A nova travessia do Tejo “deve contribuir para trazer para o Barreiro equipamentos âncora”, defendeu, assim como, considerou “indispensável ligar o Barreiro ao Seixal, através de uma ponte rodoviária”.
Na sua intervenção; Carlos Humberto, sublinhou que, as Oficinas Ferroviárias devem ser relocalizadas no interior do território da Quimiparque.

Jorge Pires defendeu que o Barreiro precisa, no futuro, recuperar os postos de trabalho que foram perdidos, tendo em vista inverter as tendências actuais – “os piores movimentos pendulares estão nos concelhos do Barreiro e Moita” onde, sublinhou, as cerca de 48% ou 49% das pessoas “vão trabalhar para fora do concelho” e não têm vida social.

“A CUF não é a construção individual de um só homem” – sublinhou Ercília Talhadas, acrescentando que – “o Barreiro democrático tem uma divida de gratidão com a memória do trabalho”, nesse sentido defendeu que deveria ser construído um monumento não trabalho e aos trabalhadores do Barreiro.

6 min de leitura
“O Fim da Indústria Tradicional no Barreiro: e agora, que futuro?” Território da Quimiparque tem que ser uma nova “Cidade Empresarial”

Por Jornal Rostos

“O Barreiro e a CUF não nasceram há 100 anos: e agora, que futuro?” – foi o tema que enquadrou um conjunto de iniciativas promovidas pela Cooperativa Cultural Popular Barreirense e o Movimento Barreiro, Património, Memória e Futuro.
Nos debates que decorreram na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, foram abordados diferentes temas.
O ciclo encerrou com a abordagem do tema : “O Fim da Indústria Tradicional no Barreiro: e agora, que futuro?”, que contou com a participação de Carlos Humberto Carvalho, Ercília Talhadas e Jorge Pires.

Um monumento não trabalho e aos trabalhadores

Ercília Talhadas, na sua intervenção referiu que nestes 100 anos da CUF, é importante que “não sejam apenas consagrados os construtores do império” e sublinhou que “os heróis obreiros desse império chamado CUF” foram milhares de trabalhadores, homens e mulheres, “que morreram ou ficaram inválidos por acidente”.
“A CUF não é a construção individual de um só homem” – sublinhou Ercília Talhadas.
“O Barreiro democrático tem uma divida de gratidão com a memória do trabalho” – referiu acrescentando que deveria ser construído um monumento não trabalho e aos trabalhadores do Barreiro.

Nacionalização da CUF uma história muito mal contada

Ercília Talhadas recordou a importância da CUF e a sua acção na vida local antes de 25 de Abril, evocando a poluição, referiu que a nacionalização da CUF – “uma história que está muito mal contada”.
Na sua intervenção recusou aceitar a tese que foram “os trabalhadores os responsáveis pela derrota das nacionalizações”, nesse sentido, questionou: “Quem foi o responsável pelos investimentos na Quimigal?”.
Ercília Talhadas salientou que temos “olhado” com “demasiada ideologia para as nacionalizações” e defendeu que estas foram um “contributo para o crescimento económico e para a estabilidade económica”.

Ter em consideração as pessoas e o ambiente

No que diz respeito à actualidade, Ercília Talhadas, defende que os investimentos a efectuar no território da Quimiparque devem “ “São bem vindas ao Barreiro empresas que respeitem o direito ao trabalho e o ambiente e que apostem em novas tecnologias” – referiu, acrescentando ser essencial “valorizar o trabalho como conceito de cidadania”.
“O fim da indústria no Barreiro não é o fim da história” – salientou Ercília Talhadas.

Uma empresa chave na economia nacional

Jorge Pires, começou por sublinhar que “as opções não são neutras” e que “os modelos de desenvolvimento são enquadrados num conceito ideológico”.
Nesse sentido, recordou que em relação ao desenvolvimento do Barreiro e ao território da Quimiparque, “não é possível falar do que queremos no futuro, sem termos em conta o que ali existiu”.
Jorge Pires recordou que nos anos 80 foram desenvolvidas politicas que contribuíram para a “destruição do aparelho produtivo”, ao mesmo tempo salientou que entre 1977 e 1983, os níveis de produtividade da Quimigal cresceram, sendo “uma empresa chave na economia nacional”.
“A desarticulação da Quimigal enfraqueceu a solidadariedade dos trabalhadores da empresa” – salientou Jorge Pires.

Investimentos votados ao fracasso

Na sua intervenção recordou que na Quimigal foram efectuados investimentos, apoiados pelo Banco Europeu de Investimentos, para os quais não foram tomadas medidas – “estavam votados ao fracasso”.
Jorge Pires, referiu que com o desaparecimento de milhares de postos de trabalho no complexo da antiga CUF e Quimigal, contribui para que o Barreiro perdesse a sua identidade.

Os piores movimentos pendulares estão nos concelhos do Barreiro e Moita

Neste contexto, Jorge Pires defendeu que o Barreiro precisa, no futuro, recuperar os postos de trabalho que foram perdidos, tendo em vista inverter as tendências actuais – “os piores movimentos pendulares estão nos concelhos do Barreiro e Moita” onde, sublinhou, as cerca de 48 ou 49% das pessoas “vão trabalhar para fora do concelho” e não têm vida social.
Jorge Pires sublinhou que é preciso “retomar um ciclo de vida no Barreiro que as pessoas tenham aqui as suas raízes, para trabalhar e viver” e que o Barreiro não seja um dormitório de Lisboa.
Na sua intervenção, defendeu que o novo Barreiro tem que ter indústrias que proporcionem “emprego qualificado”.
“O modelo que seja construído tem que afirmar a atractividade do Barreiro” – sublinhou Jorge Pires.

Vive-se uma crise social, crise económica e crise emocional

Carlos Humberto, começou por sublinhar que os 100 anos de presença da CUF no Barreiro torna a história do Barreiro “indissociável” da CUF.
Recordou que nas duas últimas décadas o Barreiro perdeu 18 mil habitantes, regista-se o envelhecimento da população, existe um sentimento de “depressão” e de perca de emprego.
“Há problemas de carácter social e vive-se uma crise social, crise económica e crise emocional” – referiu Carlos Humberto.
Na sua intervenção referiu que “é impossível desligar o desenvolvimento do Barreiro do desenvolvimento da região”, uma região que, na sua opinião, nas últimas décadas – “foi marginalizada”.
Carlos Humberto, defendeu que Lisboa deve crescer para sul, de forma a que sejam combatidos os estigmas que marcam a região, defendeu a requalificação do Arco Ribeirinho Sul, até Alcochete.

Oficinas Ferroviárias relocalizadas no interior do território da Quimiparque

“O Barreiro tem que se assumir como uma centralidade diferenciada” – referiu Carlos Humberto, e, neste contexto, referiu que as parcerias que foram estabelecidas para encontrar soluções para o território da Quimiparque, que contribuam para “o desenvolvimento e para a criação de emprego”.
“O território da Quimiparque tem que ser uma nova cidade empresarial” – referiu Carlos Humberto, acrescentando que “o desenho urbano tem que dar suporte a esta ideia”.
Por outro lado, referiu que a nova travessia do Tejo “deve contribuir para trazer para o Barreiro equipamentos âncora”, assim como defendeu ser “indispensável ligar o Barreiro ao Seixal, através de uma ponte rodoviária”.
Na sua intervenção sublinhou que, as Oficinas Ferroviárias devem ser relocalizadas no interior do território da Quimiparque.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção