CDU Barreiro apresenta candidatos às autárquicas“O Barreiro que defendemos é um concelho de pessoas. Feito por elas e para elas”
No passado dia 8 de Maio, a Concelhia da CDU Barreiro fez a apresentação dos candidatos da CDU às autarquias do concelho do Barreiro. Carlos Humberto, o candidato à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, sobre o mandato que termina este ano, disse: “Correu bem” e justificou: “Foi trabalho! Foi empenho! Foi estudo! Foi dedicação! Foi vontade de fazer mais e melhor pelo Barreiro!”. E se sublinha que a participação teve um grande “enfoque”, entende que os próximos passos deveram ser dados a respeito das “questões do funcionamento interno da Câmara”. E referindo: “O Barreiro que defendemos é um concelho de pessoas. Feito por elas e para elas”, sublinhou a importância da concretização dos projectos estimados para o Barreiro, como a Terceira Travessia do Tejo ou a revalorização do território da Quimiparque e defendeu uma política que “assuma os avanços dados nos últimos quatro anos e prossiga a via que os mesmos abriram”.
E perante os três momentos eleitorais que se realizam este ano, sublinhou: “ o empenho militante é condição para o sucesso nas batalhas que se avizinham” e acrescentou: “é necessário dar mais força à CDU nas eleições europeias do próximo mês de Junho e nas eleições legislativas”, ao que comentou: “para dar força à esquerda consequente”.

Por Jornal Rostos
“O grande apoio neste jantar dá-nos força para vencermos novamente e se possível em todos os órgãos do poder local”
A apresentação dos candidatos da CDU às autarquias do concelho do Barreiro realizou-se no restaurante Acordeon, onde estiveram presentes cerca de 900 pessoas. A abrir as hostes discursivas, Hélder Madeira, manifestou-se “honrado” por ser o mandatário da Lista do CDU no concelho e sublinhou a importância do poder local, como “um importante exercício de poder descentralizado”, que permite “contribuir para a melhoria da vida da população” e para a “construção de uma sociedade com mais justiça social”. Recordou ainda que nas últimas eleições autárquicas no Barreiro, a 2005, O PCP propôs “dar voz aos Barreirenses”, com o objectivo que diz ser de “construir o futuro” e sublinhou: “A CDU tem realizado muito trabalho, o que nos enche de alegria.” E prosseguiu: “orgulhamo-nos porque fizemos ‘Obra’”. E sobre as eleições autárquicas que se aproximam, expressa: “o grande apoio neste jantar dá-nos força para vencermos novamente e se possível em todos os órgãos do poder local” e a terminar, expressou: “porque somos honestos, trabalhadores e competentes”.
Próximos passos deveram ser dados a respeito das “questões do funcionamento interno da Câmara”
Sobre o mandato que termina este ano, o candidato da CDU à Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, disse: “Correu bem” e justificou: “Foi trabalho! Foi empenho! Foi estudo! Foi dedicação! Foi vontade de fazer mais e melhor pelo Barreiro!” e acrescentou : “foi a vossa participação que fez a diferença.” Sublinhou ainda que a questão da "participação, da cidadania e da democracia" teve um grande “enfoque” nas eleições anteriores e que no mandato foram dados “passos significativos nesse sentido”. Entende que os próximos passos deveram ser dados a respeito das “questões do funcionamento interno da Câmara”, ao que justifica: “não numa perspectiva de alimentação da estrutura mas no aprofundamento e consolidação da sua viragem para o exterior: para a população.”
“O Barreiro que defendemos é um concelho de pessoas. Feito por elas e para elas”
E defendendo: “O Barreiro que defendemos é um concelho de pessoas. Feito por elas e para elas. Valorizá-las é valorizá-lo”, não deixou de falar no futuro do Barreiro, ao que considerou: ”O Barreiro atravessa um momento ímpar na sua história”, que compara ao da chegada da ferrovia ao Barreiro, há 150 anos ou da instalação da C.U.F. Nesse âmbito, fala da Terceira Travessia do Tejo, da ponte Barreiro/Seixal, da revalorização do território da Quimiparque, da CRIPS ou da “revitalização do pólo ferroviário”, que diz constituírem “os alicerces do desenvolvimento e do crescimento” para o concelho. “Um desenvolvimento assente no emprego e em emprego de qualidade”, defende, que “recentre o Barreiro na Área Metropolitana de Lisboa” e acrescenta: “Um desenvolvimento que estimule a formação, a ciência, o ensino, a experimentação, a produção.” E realça: “A concretização de todos estes processos é nodal”.
Uma política que “assuma os avanços dados nos últimos quatro anos e prossiga a via que os mesmos abriram”
E para o concelho, defende “uma politica de gestão, fruição e valorização do espaço público” e acrescenta: “uma política séria, real e efectiva de manutenção, conservação e investimento nas infra-estruturas e equipamentos municipais”. E fala de uma política que “assuma os avanços dados nos últimos quatro anos e prossiga a via que os mesmos abriram”. Ao que fez menção, entre outros aspectos, à descentralização de competências para as juntas de freguesia, à defesa da água pública, do investimentos em jardins e espaços verdes.
“Projectar no Barreiro de amanhã, os traços essenciais que o concelho assumiu ao longo da história”
E referindo que “o projecto que defendemos, pretende projectar no Barreiro de amanhã, os traços essenciais que o concelho assumiu ao longo da história”, faz menção ao reforço e reconfiguração do apoio ao movimento associativo, na aposta no desenvolvimento de um parque escolar moderno, e na “valorização do Barreiro, enquanto centro de criação e divulgação artística, enquanto concelho que integra e apoia, enquanto terra de cidadania”.
“ O empenho militante é condição para o sucesso nas batalhas que se avizinham”
E tendo em conta os três momentos eleitorais que se avizinham este ano, sublinhou: “ o empenho militante é condição para o sucesso nas batalhas que se avizinham” e acrescentou: “é necessário dar mais força à CDU nas eleições europeias do próximo mês de Junho e nas eleições legislativas”, ao que comentou: “para dar força à esquerda consequente”.
Objectivos gerais para a CDU - “reforço na Assembleia da República e no Parlamento Europeu”
Fernando Morais, responsável pela Comissão Concelhia do Barreiro do PCP, referiu que a escolha dos candidatos às autarquias do concelho do Barreiro são o “resultado de uma grande discussão interna do partido, em coligação com todas as forças políticas que compõem a CDU” e considera que os “eleitos, são quem melhor pode levar à prática o projecto para o concelho do Barreiro”. E como objectivos gerais para a CDU anunciou o “reforço na Assembleia da República e no Parlamento Europeu”.
“Entendemos que essa alternativa de esquerda é a CDU”
Por sua vez Afonso Luz, de “Os Verdes”, entendendo que as autarquias locais têm uma importância extrema “na produção do desenvolvimento, na defesa da qualidade de vida dos cidadãos e na preservação dos recursos naturais”, comentou: “o Barreiro tem trabalho realizado”. E acrescentou que a CDU no distrito de Setúbal tem “desenvolvido uma actividade ligada às preocupações da região, sempre interligada com a componente local”. Para 2009 “um ano de luta de luta e muito trabalho, com três actos eleitorais”, fala na “necessidade de uma convergência de esquerda”, ao que comenta: “Entendemos que essa alternativa de esquerda é a CDU”.
“Quanto mais votos e mandados conseguirmos a 7 de Junho, mais possibilidades teremos nas outras duas eleições”
Margarida Botelho, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, expressou que “o projecto autárquico do PCP na península de Setúbal e a gestão da CDU no Barreiro têm representado uma distintiva qualidade na gestão, a defesa intransigente dos interesses populares e elevação da qualidade de vida e o respeito pelos trabalhadores da administração local”. Quanto às próximas eleições, entende que “são uma grande oportunidade de condenar a política de direita e de afirmar bem alto o reforço da CDU”. Considerando: “Quanto mais votos e mandatos conseguirmos a 7 de Junho, mais possibilidades teremos nas outras duas eleições”. E ainda acerca das eleições para o Parlamento Europeu, expressou: “Quantos mais votos e mandatos a CDU tiver no parlamento Europeu, mais vozes estarão em Bruxelas a defender os interesses nacionais”.
De sublinhar ainda que os cinco candidatos à vereação são: Regina Janeiro, Sofia Martins, Rui Lopo e Carlos Moreira. Frederico Pereira é o candidato à presidência da Assembleia Municipal do Barreiro e Hélder Madeira é o mandatário da Lista do CDU no concelho. Quanto aos candidatos às juntas de freguesia do Barreiro são: para o Alto Seixalinho – José António Antunes; para a freguesia do Barreiro – Raúl Malacão; para Coina- Rui Angélico; para o Lavradio – Adolfo Lopo; para Palhais – Júlio Rebelo; Santo André – João Raio; Santo António – Vicente Figueira e para a freguesia da Verderena – Alexandra Silvestre.
Andreia Catarina Lopes













