CDU Barreiro apresenta “Compromisso Eleitoral”CDU está em condições de dialogar com o Poder Central
Carlos Humberto, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, no decorrer da conferência de imprensa de apresentação do “Compromisso Eleitoral da CDU” salientou que – “Estamos, hoje, em melhores condições de ganhar as eleições autárquicas, isto, só tomando como referência os números”.
O candidato da CDU recordou que nas Eleições Legislativas de 2005 o Partido Socialista venceu as eleições no concelho do Barreiro com mais 7 mil votos que a CDU e, depois, perdeu nas autárquicas – “essa diferença nas recentes eleições legislativas, entre o PS e a CDU, ficou muito mais reduzida”.

Por Jornal Rostos
A CDU Barreiro apresentou ontem, ao fim da tarde, na sede de Campanha para as Eleições Autárquicas o “Compromisso Eleitoral” que vai ser apresentado à população do concelho do Barreiro nas eleições autárquicas.
Participaram na mesa da Conferência de Imprensa, José Caetano, candidato à Assembleia Municipal do Barreiro; Alexandra Silvestre, candidata à presidência da Junta de Freguesia da Verderena e presidente em exercício; Frederico Pereira, candidato à Presidência da Assembleia Municipal do Barreiro e Carlos Humberto, candidato à presidência da Câmara Municipal do Barreiro e presidente da Câmara em exercício.
Compromisso eleitoral da CDU baseia-se na experiência dos autarcas
José Caetano, membro da Comissão Concelhia do Barreiro do PCP e candidato à Assembleia Municipal do Barreiro, referiu em conferência de imprensa que o “compromisso eleitoral da CDU baseia-se na experiência dos autarcas” e no trabalho de diálogo que foi realizado com instituições do concelho do Barreiro.
O candidato da CDU salientou que o “Compromisso Eleitoral” analisa os problemas do concelho do Barreiro e “traça as prioridades a desenvolver nos próximos quatro anos”.
José Caetano sublinhou que o “Compromisso Eleitoral” foi resultado, também de um conjunto de Debates Públicos temáticos, promovidos pelas CDU, onde forma registadas “ideias e propostas”.
“Reforçar as posições da CDU em todas as autarquias do concelho do Barreiro é o objectivo nas próximas eleições autárquicas” – sublinhou José Caetano.
Inadiáveis os investimentos projectados pelo Governo
Carlos Humberto, candidato da CDU nas próximas eleições autárquicas, apresentou as linhas de força do “Compromisso Eleitoral da CDU”, onde se reafirma o papel de centralidade do Barreiro na área Metropolitana de Lisboa e sublinha-se como inadiáveis os investimentos projectados pelo Governo, entre outros – Novo Aeroporto e Terceira Travessia do Tejo; considera-se necessário reformular e reforçar o parque e projecto industrial do concelho do Barreiro; sublinha-se a necessidade de projectar um programa cultural radicalmente democrático e participado; perspectiva-se o envolvimento das populações como sinónimos da vida da cidade; aponta-se uma visão de Poder Local intimamente ligado e ao serviço das populações.
Quimiparque projecto industrial e urbanístico de excelência
Carlos Humberto sublinhou ser essencial “a participação constante e consequente das populações nos processos de construção e tomada de decisões”.
Por outro lado, salientou a importância da “abertura do território da Quimiparque e a prossecução de um projecto industrial e urbanístico de excelência, potenciador de emprego, riqueza e desenvolvimento”.
Referiu, igualmente, a importância da “renovação do projecto ferroviário, recentrando a Linha do Alentejo e alargando os pólos Oficinais e logísticos existentes”.
O candidato da CDU referiu a necessidade de “reforço das estruturas ecológicas do concelho e a ligação aos rios”.
Entre as prioridades do próximo mandato de salientou Carlos Humberto, “o investimento na renovação das redes de águas e saneamento” e “regeneração urbana”.
Linhas de Acção do Compromisso Eleitoral da CDU
O “Compromisso Eleitoral da CDU” desenvolve-se num documento de 52 páginas, onde são referenciadas as linhas de acção estratégicas : Barreiro de Participação, Democracia, Cidadania, Inovação e Progresso – onde se valoriza a importância do envolvimento das populações e sublinha-se que – “nenhuma medida é, só por si, suficiente nesta matéria”.
A linha de acção – “Barreiro para Viver, Trabalhar e usufruir : uma centralidade na AML e no país”, onde se sublinha que o concelho representa – “um espaço coração da Área Metropolitana de Lisboa e da Região de Setúbal”.
Ainda a linha de acção estratégica – “Barreiro terra de Educação, Desporto, Cultura, Associativismo e Juventude” – onde se refere a importância convocar – “o poder utópico da arte e da produção cultural para projectar o Barreiro”.
Outra linha de acção estratégica salienta a importância de “Reforçar o Serviço Público: uma aposta na qualidade de vida”, numa estreita cooperação entre órgãos autárquicos do concelho do Barreiro, valorizando “o modelo público de gestão dos sistemas de águas e saneamento” e tendo, também, apontando “o crescimento dos Serviços Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro”.
15 milhões de euros de candidaturas já aprovadas
No diálogo com os jornalistas, referiu que estão em curso um conjunto de obras, resultantes de candidaturas apresentadas pela autarquia e já aprovadas que vão marcar o próximo mandato.
“Estão no terreno a arrancar, e, vão continuar no próximo mandato, a realização de obras no valor de 15 milhões de euros de candidaturas já aprovadas” – sublinhou Carlos Humberto.
Em melhores condições de ganhar as eleições autárquicas
A propósito dos resultados, no concelho do Barreiro, das recentes eleições legislativas, o candidato da CDU recordou que nas Eleições Legislativas de 2005 o Partido Socialista venceu as eleições no concelho do Barreiro com mais 7 mil votos que a CDU e, depois, perdeu nas autárquicas – “essa diferença nas recentes eleições legislativas, entre o PS e a CDU, ficou muito mais reduzida”.
“Estamos, hoje, em melhores condições de ganhar as eleições autárquicas, isto, só tomando como referência os números” – sublinhou Carlos Humberto .
CDU está em condições de dialogar com o Poder Central
A propósito das relações da autarquia com o Poder Central e perante os investimentos previstos para a região, foi colocada a pergunta se a CDU é melhor interlocutor que o PS.
“A vida provou que a CDU na Câmara Municipal do Barreiro está em condições de dialogar com o Poder Central”- sublinhou.
Comício com Jerónimo de Sousa
No final da sessão foi divulgado que no próximo dia 3 de Outubro realiza-se um Comício, no Barreiro, com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do Partido Comunista Português.
BREVE REGISTO













