Abertura de Discussão Pública no BarreiroSobre Classificação do Sapal do Rio Coina como Área Protegida Local
Nuno Banza, responsável pela área do Ambiente, sublinhou que esta proposta é geradora de uma nova metodologia, propondo que o processo de «Classificação do Sapal do Rio Coina como Área Protegida Local» tenha o seu ponto de partida com «uma discussão pública».

Por Jornal Rostos
A «Classificação do Sapal do Rio Coina como Área Protegida Local» com a abertura da discussão pública – “é o inicio de um caminho, que será longo” que, com a aprovação desta proposta, no próximo dia 22 de Maio – Dia Mundial da Biodiversidade, terá o ponto de partida para o inicio do debate.
Zélia Silva, PS, solicitou esclarecimento se “o processo de classificação já foi elaborado”, tendo sido referido por Nuno Banza – “o que está reconhecido é o valor natural do Sapal do Coina”, agora, o que se pretende é “concretizar a intenção”, já expressa no PDM, de classificar o Sapal de Coina e a Mata da Machada, como área protegida local.
“Esta proposta indica os caminhos. É um processo complexo que envolve muitas entidades, que deve começar, envolvendo, desde a primeira horas todos os intervenientes ” – sublinhou.
Recordou que já existe trabalho feito no âmbito da fauna e da flora.
O autarca salientou que seria errado elaborar um proposta de classificação e depois desta concluída colocar a mesma em discussão pública.
Nuno Banza, salientou que a metodologia é colocar em discussão pública “a intenção”, envolver todas as entidades e só depois elaborar a propostas de classificação.
“É extremamente importante para o Barreiro ter uma área protegida” – sublinhou o responsável da área do Ambiente.
O calendário apresentado “é utópico”
Amílcar Romano, PS, na discussão da proposta, expressou as suas dúvidas, referiu que o calendário apresentado de chegar até ao final do ano com uma proposta “é utópico”.
Por outro lado, sublinhou que o Sapal de Coina – “tem duas margens”, portanto, acrescentou - “não consigo imaginar o desenvolvimento de um processo destes sem envolver os municípios do Barreiro e do Seixal”.
O autarca salientou que o processo de classificação será essencialmente de carácter técnico e cientifico e que deverão ser envolvidas as instituições com competências.
Abertura de um processo prévio de audiência pública
Nuno Banza, vereador do Ambiente sublinhou que a proposta visava, - “a abertura de um processo prévio de audiência pública, para a intenção da Câmara classificar o Sapal de Coina, como área protegida local.”
Esta proposta tem em consideração a avaliação que é feita sobre os espaços naturais do concelho e a sua biodiversidade, mas, também, o trabalho realizado por Nuno Pereira dos Santos , especialista na área de conservação da natureza e do ordenamento do território em áreas protegidas, contratado pela Câmara, que perspectivou uma estratégia para a classificação do Sapal de Coina.
Secretário de Estado sensível a apoiar a iniciativa
Nuno Banza, referiu que em conversa que manteve com o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, sobre a classificação do Sapal de Coina como área protegida local, referiu que “registei com muito agrado a sua surpresa pela iniciativa” e, também, “a sua intenção de através da Reserva Natural do Tejo, apoiar a Câmara do Barreiro, neste processo, neste caminho de classificar o Sapal de Coina como área protegida local”.
Articulação com a Câmara do Seixal
O responsável do Ambiente salientou que a intenção neste processo é “envolver o Seixal, porque não queremos criar uma meia área protegida” esclarecendo dúvidas levantadas pélo vereador Amílcar Romano, que defendeu que a classificação do Sapal de Coina devia contar com o envolvimento da Câmara Municipal do Seixal.
“Há algo que compete à Câmara Municipal do Barreiro, é decidir se quer, ou não, classificar o Sapal de Coina como área protegida. Esta decisão é independente do concelho do Seixal, porque aquilo que estamos a propor é se abra um processo de discussão pública” – salientou Nuno Banza.
Aliás, sobre esta matéria, o Vereador Rui Lopo, recordou que o Relatório apresentado na proposta, pelo técnico, identifica os caminhos para se avançar com a classificação do Sapal de Coina como área protegida, e, salientou que, sobre esta matéria -”existe articulação com a Câmara Municipal do Seixal”.
“É preciso ter uma perspectiva regional na classificação do Sapal de Coina” – sublinhou o autarca.
O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou que – “Já foi estabelecido um contacto prévio com o presidente da Câmara Municipal do Seixal”.
“Nós queremos caminhar de facto para as duas margens. A proposta avança com a recolha de informações, metodologias, a discussão pública, com o objectivo de sensibilizar, recebermos inputs, que teremos em conta na decisão de classificação” – referiu o autarca.













