Saltar para o conteúdo
Perspectivas

Semana da Mobilidade no BarreiroA Arte, o desporto e o Ambiente na rua da cidade
«Não abram mais a rua ao trânsito…»

. No dia 22 de Setembro - Dia Europeu Sem Carros - a Rua Miguel Bombarda está de novo encerrada e estão convidadas as escolas a participar em várias iniciativas de educação ambiental.

Hoje, no âmbito das iniciativas que estão a decorrer no concelho do Barreiro, integradas na Semana da Europeia da Mobilidade, parte da Rua Miguel Bombarda, no centro do Barreiro, esteve encerrada ao trânsito, transformando-se num espaço pedonal, onde decorreram diversas iniciativas de sensibilização ambiental.

“Ao longo do dia, tenho escutado as pessoas e, na generalidade, as pessoas têm dito – «Não abram mais a rua. Mantenham estas actividades mais tempo, diversifiquem mais, aproveitem esta oportunidade e já não abram a rua».
É isso que as pessoas têm dito.” – salientou ao Rostos, Nuno Banza, responsável pela área do Ambiente na Câmara Municipal do Barreiro.

João Amareleja, proprietário do estabelecimento «Telha do Pão», comentou para o «Rostos» - “Isto devia ser o ano inteiro. Foi positivo. A rua devia estar fechada e ser um espaço público. Por mim, já não se abria a rua ao trânsito”.

5 min de leitura
Semana da Mobilidade no Barreiro A Arte, o desporto e o Ambiente na rua da cidade «Não abram mais a rua ao trânsito…»

Por Jornal Rostos

Saúde e mobilidade são os temas centrais da Semana Europeia da Mobilidade 2010 – “Mobilidade mais inteligente – Uma vida melhor”.
Neste contexto é lançado o alerta, referindo-se que o aumento do tráfego automóvel nas cidades tem reduzido a qualidade de vida das populações, conduzindo a problemas que se prendem com a qualidade do ar, ruído, stress, entre outros.
Sublinha-se, igualmente, que uma vida sedentária e inactiva pode provocar problemas de saúde graves, como a obesidade. Andar a pé ou de bicicleta são importantes formas de promover a actividade física diária.
Foi, com base nestas ideias força da Semana Europeia da Mobilidade que, hoje, dia 21 de Setembro, foram dinamizadas um conjunto de actividades com a finalidade de promover estilos de vida saudável.

Utilizações da rua muito mais nobres

“Uma das questões mais relevantes nestas iniciativas que a Câmara promove sobre a mobilidade tem a ver com o facto de, quando a rua não tem carros serve para utilizações muito mais nobres que, aquelas, normalmente as pessoas estão habituadas.
Podemos dinamizar um conjunto de iniciativas que permitem, por um lado, reduzir a pressão na cidade, por outro lado, estimular as pessoas a participar activamente naquilo que é a sua cidade.” – sublinhou ao Rostos, Nuno Banza, vereador da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela área do Ambiente.

A Arte, o desporto e o Ambiente na rua da cidade

“O que nós fizemos aqui hoje foi fechar a rua e aproveitar esta oportunidade para trazer para aqui um conjunto de iniciativas, desde a Arte, com o Mestre Kira, a pintar ao vivo, para as pessoas verem e, até, verem os trabalhos que foram feitos nos Ateliés, na Mata da Machada, que decorreram durante o Verão.
Tivemos aqui também iniciativas sobre o Comércio Justo, plantas aromáticas e medicinais, produtos biológicos.
Pedimos aos proprietários dos Cafés e Pastelarias que existem aqui, na rua, para montarem esplanadas, e, foi montada uma num lado e outra noutra ponta da rua. Que estiveram animadas.
Tivemos o Ginásio kanguru que fez demonstração de um conjunto de técnicas e desportos.
Tivemos uma empresa inovadora a nível nacional, que está a funcionar, na Faculdade de Ciências, no desenvolvimento de brinquedos educativos.
Temos a presença de carros híbridos para demonstrar as novas tecnologias” – referiu o autarca, acrescentando que as actividades no dia 21 de Setembro, encerram com a realização de um concerto pela Escola de Jazz do Barreiro.

Aproveitem esta oportunidade e já não abram a rua

“Todo este esforço da autarquia pretende por um lado mostrar que a rua pode ser um espaço agradável, e, por outro, motivar as pessoas a participar activamente naquilo que é a cidade.
É importante envolver a autarquia e a comunidade nestas iniciativas para estimular, um novo conceito de cidade, criar uma cidade mais saudável”- sublinhou Nuno Banza.
“Ao longo do dia, tenho escutado as pessoas e, na generalidade, as pessoas têm dito – «Não abram mais a rua. Mantenham estas actividades mais tempo, diversifiquem mais, aproveitem esta oportunidade e já não abram a rua».
É isso que as pessoas têm dito.” – salientou o responsável pela área do Ambiente na Câmara Municipal do Barreiro.

Por mim, já não se abria

João Amareleja, proprietário da «Telha do Pão», comentou para o «Rostos» - “Isto devia ser o ano inteiro. Foi positivo. A rua devia estar fechada e ser um espaço público. Por mim, já não se abria a rua ao trânsito”.

“ECOTROCAS: Viagens a troco de lixo”

Hoje dia 21 funcionou, também, na Rua Miguel Bombarda, o Ponto de “ECOTROCAS: Viagens a troco de lixo”. Esta uma iniciativa que decorre pelo segundo ano consecutivo.
A campanha “ECOTROCAS: Viagens a Troco de Lixo”, convida a população dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete a trocar lixo reciclável por bilhetes para os transportes públicos gentilmente cedidos pela Soflusa/Transtejo, Transportes Sul do Tejo e Transportes Colectivos do Barreiro.
Esta campanha é uma ideia lançada pela AGENEAL - Agência Municipal de Energia de Almada, que a S.energia abraçou e pretende continuar a desenvolver, como até agora, integrada na comemoração da Semana Europeia da Mobilidade.

. Dia 22 de Setembro - das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às19h00
- Ponto de “ECOTROCAS: Viagens a troco de lixo”, funciona de novo na Rua Miguel Bombarda.

BREVE REGISTO

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção