«Escola +» no Barreiro onde a arte se faz com amorKira e Fátima querem contribuir para mostrar novos valores
“Festejar o 3º aniversário da «Escola +», é, para nós, para mim e para a Maria de Fátima, uma alegria muito grande” – sublinhou Kira, artista plástico, ao jornal Rostos, hoje, na abertura de mais um ano lectivo.
Kira, recordou que, ao longos destes três anos, os alunos têm apresentado os seus trabalhos quer na escola, quer noutros espaços da cidade, e, alguns deles já participaram e foram seleccionados em bienais de pintura.

Por Jornal Rostos
Maria de Fátima Gama, na abertura da exposição de Isabel Seruca, que marcou o começo de mais um ano lectivo da «Escola +», sublinhou que os trabalhos expostos tinham uma vertente pedagógica, de forma a proporcionar aos alunos, perceberem que “a arte se faz por vezes a partir do nada, neste caso não é bem o nada, mas são os pacotinhos de leite que nós temos todos os dias em casa e deitamos para o lixo.
Aqui, podemos ver que se pode fazer arte e sermos amigos da natureza e sermos amigos da terra.”.
A imaginação do ser humano
“Esta exposição da Isabel Seruca mostra-nos como podemos ser amigos do ambiente, de forma agradavelmente bonita.” – sublinhou Maria de Fátima.
Por outro lado, referiu a presença das peças de Mecha, e, nós, registamos, também as obras expostas de Maria de Fátima Gama, os seus Cristos – “são um exemplo maravilhoso até onde nos pode levar a imaginação do ser humano”, como sublinhou Luciano Barata.
Contribuir para mostrar novos valores
“Festejar o 3º aniversário da «Escola +» é, para nós, para mim e para a Maria de Fátima, uma alegria muito grande.
Isto, quer dizer que com todas as dificuldades que o país atravessa, com todas as necessidades que as pessoas têm, ainda, encontram disponibilidade para se inscreverem e permitirem que a escola continue, contribuindo para mostrar, como tem acontecido, que há novos valores, de todas as idades dos 8 aos 80, porque a escola é para todas as idades.” – sublinhou Kira ao jornal Rostos, hoje, no decorrer da acção que marcou a abertura de mais um ano lectivo da «Escola +», um projecto pedagógico através do qual o artista barreirense do coração, sonha com a arte e com a vida.
Os alunos fazem coisas fabulosas
Kira, recordou que, ao longos destes três anos, os alunos têm apresentado os seus trabalhos quer na escola, quer noutros espaços da cidade.
“Alguns deles já participaram e foram seleccionados em bienais de pintura” – sublinha.
A Escola continua a contar com cerca de duas dezenas de alunos, que, sublinhe-se, desde o primeiro ano se inscreveram – “eles continuam e insistem, fazendo coisas fabulosas”.
“Temos condições para ter mais alunos, e, naturalmente, seria bom que mais alunos se inscrevessem, dos 8 aos 80 anos, para reforçar este espaço e criar melhores potencialidades à escola” – refere Kira.
A arte nasce no amor
Kira, salienta que, este ano, na abertura do ano lectivo, foi feita uma aposta especial, promovendo uma exposição de Isabel Seruca, para que os alunos possam ver as coisas que ela faz, e, como se pode fazer arte – “entenderem que a arte nasce no amor, amor que está exposto nesta exposição”.
“O trabalho de Isabel Seruca, aqui exposto, tem nível para se apresentar numa Galeria ao nível europeu” – salientou Kira.
Abertas as inscrições para o novo ano lectivo
A ESCOLA + é um espaço que permite aos seus “alunos” aprender todas as técnicas de pintura (óleo, acrílico, gouache, aguarela, pastel) alem de azulejos e porcelanas.
A Escola de Artes, do Mestre Kira, tem turmas de 5 alunos - máximo – e funciona durante 4 manhãs ou tardes, por mês, para aulas.
A Escolinha de Artes de Kira funciona, num espaço próprio em Casquilhos, na Praceta Ribeiro Sanches , nºs 15 e 15A.
Estão abertas as inscrições para o novo ano lectivo, e, sublinhe-se, que são limitadas ao número disponível por turma.
As aulas são de 3 horas (10- 13h ou 15-18h) por semana - turmas de 5 alunos.
Contacte : telem - 916 594 484 ou 916 692 883
pintorkira.blogspot.com>
ou
Antonio Gama
kira_pintor@hotmail.com













