Anunciada Caravana no concelho do BarreiroDia 23 de Fevereiro em defesa das oito freguesias
Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que no actual contexto da vida portuguesa, de dificuldades das pessoas, quando o “Poder Local faz falta ao povo, não faz falta aos eleitos, faz falta ao povo”, o Governo “reduz as verbas ao Poder Local, reduz as verbas que resolviam problemas das pessoas”.

Por Jornal Rostos
Realizou-se ontem à tarde, na freguesia de Santo André, concelho do Barreiro, uma concentração contra a extinção da freguesia e em defesa da manutenção das oito freguesias no concelho do Barreiro.
Ofensiva do Governo tem que ser travada
A iniciativa começou com um momento musical proporcionado por Claud, artista barreirense, acompanhada por Paulo Cavaco, ao piano, e Rui Sousa, na guitarra, divulgando diversos trabalhos do seu novo albúm «Ministério do Amor» e recordando canções de Zeca Afonso.
António Correia, Presidente da Assembleia de Freguesia de Santo André, sublinhou que “quem luta vence sempre” e apelou aos presentes para que combatam “a ofensiva do Governo contra tudo e contra todos, que tem que ser travada”.
Referiu o autarca que – “o Governo retira direitos aos trabalhadores, corta nos acessos à saúde, destrói a escola pública e aumenta o custo de vida de forma insuportável”.
António Correia sublinhou que – “o Ministro das equivalências, Miguel Relvas” está contra o Poder Local e quer extinguir a freguesia de Santo André – “tudo faremos para combater estas medidas”.
Vila onde vale a pena viver e que tem que ser defendida
António Jesus Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, recordou que as origens da freguesia de Santo André remontam a 1147, na época da fundação de Portugal, existindo documentos com referências ao lugar da Telha, datados do ano 1320.
Recordou que a freguesia de Santo André foi criada em 25 de Outubro de 1973, comemorando este ano 40 anos, tendo sido elevada a Vila em 21 de Junho de 1995, sendo actualmente uma freguesia com cerca de 13 mil habitantes .
“É uma vila onde vale a pena viver e que tem que ser defendida” – sublinhou o autarca.
O autarca agradeceu a presença das centenas de munícipes que marcaram presença na concentração – “uma demonstração da nossa comunidade em defesa da freguesia de Santo André e das oito freguesias do concelho do Barreiro”.
Nós rejeitamos esta postura ditatorial
O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, sublinhou que o ano 2012 foi marcada por muitas lutas em defesa da freguesia de Santo André.
“O Governo não pode impor uma reforma do Poder Local, contra a vontade das autarquias, por ser contrário ao regime democrático” – referiu, sublinhando que – “o Governo tem que ouvir as populações, nós rejeitamos esta postura ditatorial”.
Freguesia com quase 50 mil habitantes não tem lógica nenhuma
António Jesus Marques, contestou a proposta do Governo que agrega as freguesias de Santo André, Alto do Seixalinho e Verderena – “formar uma freguesia com quase 50 mil habitantes, não tem lógica nenhuma, afasta as freguesias das pessoas”.
“Não aceitamos a extinção da Freguesia de Santo André e a agregação às freguesias do Alto do Seixalinho e Verderena. Lutaremos pela continuação das oito freguesias do concelho do Barreiro e assumiremos todas as medidas jurídicas pela manutenção da nossa freguesia e Vila de Santo André, na defesa da população” – sublinhou o autarca.
Portugal vive tempos difíceis, vive tempo de perigo
Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, recordou que Portugal “vive tempos difíceis, vive tempo de perigo”, acrescentando que se todos trabalharem em conjunto “acabaremos por vencer”.
“Não há força que vença a força da razão. Eles têm a força do poder, nós temos a força da razão” – sublinhou o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referindo que está em curso – “um ataque nunca visto ao Poder Local”.
Carlos Humberto, referiu que no actual contexto da vida portuguesa, de dificuldades das pessoas, quando o “Poder Local faz falta ao povo, não faz falta aos eleitos, faz falta ao povo”, o Governo, referiu o edil – “reduz as verbas ao Poder Local, reduz as verbas que resolviam problemas das pessoas”.
“No momento em que o país mais necessita do Poder Local, mais cortam no Poder Local, isto está tudo ao contrário, o país está em perigo” – sublinhou Carlos Humberto.
O tempo do come e cala já passou
“Não podemos aceitar que aquilo que conquistámos, as conquistas civilizacionais que conquistámos ao longo de milénios, não podemos permitir que sejam postas em causa, não podemos permitir que ponham em causa os nossos direitos, ficando calados” – referiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
“O tempo do come e cala já passou, devemos defender os nossos direitos” – salientou o autarca, lançando o apelo à defesa das oito freguesias do concelho do Barreiro.
Contra a extinção da freguesia de Santo André
No final, foi apresentada uma resolução, a qual foi aprovada por unanimidade, que expressa a posição da população da freguesia de Santo André, contra a Reforma Administrativa, contra a extinção da freguesia de Santo André e em defesa das oito freguesias do concelho do Barreiro.













