Saltar para o conteúdo
Perspectivas

Sofia Martins, Vice presidente da Câmara Municipal do BarreiroRepresenta o município na AIA, Simarsul, Amarsul e AMRS

. Reprovada proposta de Auditoria Financeira

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, representa o município na S.energia, AMRS e Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
Regina Janeiro será a representante do município no Conselho Geral dos Agrupamentos de Escolas.

5 min de leitura
Sofia Martins, Vice presidente da Câmara Municipal do Barreiro Representa o município na AIA, Simarsul, Amarsul e AMRS

Por Jornal Rostos

Realizou-se, hoje à tarde, no Salão dos Paços do Concelho a primeira reunião pública da Câmara Municipal do Barreiro, do novo mandato.

PS propõe adiamento da aprovação da acta

Na Ordem do Dia, começou por ser aprovada, por unanimidade, a Acta da Reunião Privada, realizada no dia 23 de Outubro.
No entanto, Marcelo Moniz, vereador eleito pelo Partido Socialista, começou por solicitar que a acta fosse aprovada na próxima reunião, por pretender clarificar o conteúdo da acta do ponto de vista das posições politicas.
Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, recordou que a nova legislação exige que na reunião seguinte a acta seja aprovada.

De boas vontades fiquei vacinado

Bruno Vitorino, vereador eleito do Partido Social Democrata, referiu que era importante que na acta constasse as intervenções dos vereadores do PS – “por citação”, e considerou que aqueles eleitos, não estavam a colocar em causa “o sentido de voto” quer assumiram nas propostas aprovadas.
Recordou que os vereadores socialistas, votaram da forma que votaram na reunião privada, alegando que não tiveram tempo para analisar as propostas, sublinhando que – “tiveram tempo de apreciar para votar contra e para optar pela abstenção”.
O vereador do PSD, sugeriu que a acta fosse aprovada por razões de “eficácia legal”, e também “pelo cumprimento da lei”, mas acrescentou que na próxima reunião fosse inserido “o texto politico” objectivo e não de boas vontades porque – “de boas vontades fiquei vacinado”.

Rectificação na próxima reunião

Carlos Humberto, sugeriu a aprovação da acta e que na próxima reunião fosse aprovada a “rectificação do conteúdo” de âmbito politico.
Rui Lopo, vereador eleito da CDU, sugeriu que o “conteúdo politico” pudesse ser aprovado, na próxima reunião, como “anexo à acta”.

Designações dos representantes do Municipio

Nos pontos seguintes da Ordem do Dia, foram aprovadas, com a abstenção dos três vereadores eleitos pelo Partido Socialista, em todas as propostas e votos favoráveis dos vereadores da CDU e vereador do PSD, as designações dos representantes do Municipio do Barreiro em diversos órgãos:

. AIA – Assembleia Intermunicipal de Água da Região de Setúbal – Sofia Martins

. Assembleia Intermunicipal da AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal – Carlos Humberto e Sofia Martins

. Assembleia Geral da AMARSUL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos - Sofia Martins

. SIMARSUL- Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal – Sofia Martins

. Assembleia Geral da ERT- RL Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa – Carlos Humberto

. Representante do Município do Barreiro na S.energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete- Carlos Humberto

. Designação de representantes da autarquia no Conselho Geral dos Agrupamentos de Escolas – Regina Janeiro

As propostas apresentadas não tiveram qualquer discussão, foram apenas submetidas à votação.

Para o PSD a oposição não se faz desta forma

Bruno Vitorino, PSD, em declaração de voto, afirmou não ter – “percebido a postura e posição do sentido de voto do PS”, porque trata-se de eleger os representantes do município.
Recordou que votava favoravelmente as propostas, porque via qualquer problema, - “são actos normais” deu o exemplo, como óbvio, que o representante do município nos agrupamentos de escolas, deve ser a vereadora Regina Janeiro, que tem o pelouro da Educação – “isto é lógico do ponto de vista politico” - referiu.
“Para o PSD a oposição não se faz desta forma” – sublinhou Bruno Vitorino.
O vereador do PSD, salientou que se os vereadores do PS “não concordavam”, apresentavam alternativas, para “juistificar o sentido de voto”.

Não fomos auscultados

Luís Ferreira, vereador eleito pelo PS, referiu que – “o que parece natural, não é óbvio”, acrescentando que deviam como membros do executivo ser “ouvidos no processo de escolha”, salientando que “não fomos auscultados”.

Parceria com Agrupamento de Escolas de Santo André para construção de Pavilhão
As restantes propostas de atribuição de subsídios para pagamento a professores das actividades de animação e apoio à família do pré-escolar; apoios de transportes e subsídios ao Movimento Associativo; protocolo de parceria com Agrupamento de Escolas de Santo André, para construção de Pavilhão; atribuição de medalhas na área do desporto, que serão entregues na 7ª edição da Festa do Desporto, e atribuição de subsídios de alimentação ao Agrupamento de Escolas do Barreiro, foram todas aprovadas por unanimidade.

Reprovada proposta de Auditoria Financeira

O Vereador Marcelo Moniz apresentou uma proposta no sentido de ser feita uma «auditoria financeira à Câmara Municipal do Barreiro» que foi reprovada com os votos contra dos eleitos da CDU, a abstenção de vereador do PSD e os votos favoráveis do vereadores socialistas.
O debate sobre esta proposta, que se prolongou, com diversos momentos de «fricção politica» será motivo de um texto de reportagem especifico.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção