Congresso «Trabalho e Movimento Operário»Temos no Barreiro um património imaterial que queremos preservar
“Queremos construir o futuro com base no nosso passado. Queremos que o Barreiro volte a ter trabalhadores, já não de fatos de ganga, mas de bata branca"- afirmou Carlos Humberto.

Por Jornal Rostos
No Auditório Municipal Augusto Cabrita está a decorrer o Congresso “Trabalho e Movimento Operário”,
O evento vai prosseguir durante o dia de hoje, amanhã dia 29 e no dia 30 de novembro.
Estão agendadas dezenas de palestras com o objectivo de debater e refletir as memórias do trabalho e movimento operário do passado e os contextos da atual crise económica que Portugal atravessa.
Luta operária pode ser potencializada numa coisa positiva
O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Carvalho, hoje, na sessão de abertura, referiu que esta iniciativa é integrada nos objectivos do projecto «Rota do Trabalho e da Indústria», salientando que – “que o Barreiro às vezes é visto com uma imagem menos positiva, patente até nas relações institucionais”.
«Consideramos que essa imagem das fábricas, da luta operária pode ser potencializada numa coisa positiva. O Barreiro pode ser um concelho alternativo pela sua história e pelos seus eventos, como é exemplo o “Outfest” e o “Barreiro Rocks”» – sublinhou o autarca.
Construir o futuro com base no nosso passado
«Temos no Barreiro um património imaterial, construído pelos cidadãos do concelho e intelectuais, que queremos preservar» - disse, porque “queremos construir o futuro com base no nosso passado. Queremos que o Barreiro volte a ter trabalhadores, já não de fatos de ganga, mas de bata branca"- afirmou o Presidente da CMB.
Carlos Humberto, recordou momentos da sua própria vivência, memórias da sua Rua Almirante Reis, no coração do Barreiro Velho, onde nasceu em 1951.
Referiu que seu pai era comerciante, situação que lhe permitiu aprender – “desde muito cedo a relacionar-se com as pessoas”
“Recordo-me de correr ao som das buzinas das fábricas” - salientou.
Concelho muito marcado pelo trabalho e pelo associativismo
O autarca sublinhou que o Barreiro é – “um Concelho muito marcado pelo trabalho e pelo associativismo”.
Na sua intervenção recordou os movimentos sociais no Barreiro em torno das eleições de 1969 e o papel desempenhado pelo concelho ao nível da resistência e da luta, e sua importância ao nível do trabalho e da indústria.
“Este momento marcou a vida individual e coletiva” - sublinhou.
Referiu a sua adesão ao Partido Comunista Português no ano de 1971, e as responsabilidades partidárias que assumiu ao longo dos anos no concelho do Barreiro, quer como responsável pelo concelho do Barreiro, ou pela célula da CP, tendo – “acompanhado de perto as lutas operárias e a destruição do aparelho industrial”.
Área Metropolitana de Lisboa um pólo de construção de riqueza
Salientou que no concelho do Barreiro –“cerca de 60% do sector secundário da população activa passou a 60% do sector terciário e maior parte da população passou a trabalhar fora do Concelho”.
O autarca defende a necessidade de transformar a Área Metropolitana de Lisboa como – “um pólo de construção de riqueza, temos de transformar esse património numa potencialidade económica e ajudar a desenvolver o concelho e a região”.
Congresso «Trabalho e Movimento Operário»
São 10 os painéis previstos para os dias 28 e 29 de novembro. Após a intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, seguiu-se a conferência de abertura pelo historiador Fernando Rosas, sob o tema “A I República e o Movimento Operário. Roteiro político e social das greves gerais”, depois os painéis “Contextos de Crise”; “Movimento Operário e Questões de Género”; “Alvores do Movimento Operário”; “Movimento Operário da I República”; “Resistência à Ditadura, Memória e Ação Coletiva”.
No dia 29, serão abordados os painéis “Resistência Operária à Ditadura”; “Greves Durante o Estado Novo”; “Lutas Operárias, Memória e Associativismo”; “Espaço Industrial, Trabalho e Reestruturação Produtiva” e “Movimentos Sociais no Pós 25 de Abril”.
A conferência de encerramento, “A proletarização dos Trabalhadores no Portugal Contemporâneo” será realizada pela historiadora Raquel Varela, à qual se segue a intervenção de encerramento dos trabalhos protagonizada pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
O dia 30, sábado, é dedicado a visitas guiadas, pelas 10h30, tem lugar a Rota da Resistência do Barreiro e, pelas 14h30, as visitas às Reservas Museológicas Visitáveis da Câmara Municipal do Barreiro e ao Museu Industrial da Baía do Tejo.
Foto - CMB













