Historiador do Barreiro António Camarão descobriu a nau de Vasco da GamaJornal «Público» atribui descoberta a David Means
A nau «Esmeralda» fazia parte da armada da segunda viagem de Vasco da Gama à India, foi localizada em 1998 e é estudada desde 2013, sublinha a noticia, referindo que aquilo que os especialistas descobriram “só hoje será divulgado”.

Por Jornal Rostos
Na noticia a descoberta da nau é atribuída a David Mearns, no entanto, essa mesma descoberta foi e deve ser creditada, segundo o próprio David Means, ao barreirense António Camarão.
Aliás, segundo lemos em 2002, a imprensa creditou a descoberta feita em 1998-99, ao historiador António Camarão...
“Hoje logo pela manhã as noticias deixaram-me triste, nostálgico e sobretudo enraivecido contra a injustiça da vida. Tudo o que é jornal e televisão anuncia que "Navio português incluído na armada de Vasco da Gama descoberto em Omã" e que a descoberta se ficaria a dever a um tal David L. Means, o mesmo que assina o documento que vos deixo”, sublinha António Camarão, divulgando o documento, assinado por David Means, onde é creditada a António Camarão a descoberta da nau de Vasco da Gama.
Portanto, aqui fica o registo e o seu a seu dono!














