Saltar para o conteúdo
Postais

Adelino Gomes reencontrou Daniel Cabrita no BarreiroRecordou um episódio do 1º de Maio de 1974

Adelino Gomes, jornalista, a voz conhecida de todos que acompanharam o dia 25 de Abril pela rádio, esteve hoje no Barreiro, na Baía do Tejo, na inauguração da exposição de cartazes de Pacheco Pereira.

Um momento que acabou por proporcionar um reencontro com Daniel Cabrita e reviver o dia 1º de Maio de 1974.

2 min de leitura
Adelino Gomes reencontrou Daniel Cabrita no Barreiro Recordou um episódio do 1º de Maio de 1974

Por Jornal Rostos

Enquanto é aguardado o momento de «inauguração», os convidados vão visitando o espaço e conversando. Escuta-se o som da canção de Zeca Afonso – O que faz falta é agitar a malta.
Adelino Gomes entrou, com sua esposa. Conversa. Troco breves palavras com Daniel Cabrita. De repente, Adelino Gomes dirige-se a Daniel Cabrita.
Cumprimenta-o. E conta-lhe um episódio que guardou na sua memória.

No dia 1º de Maio de 1974. Estava no Estádio, refere. A certo momento Daniel Cabrita diz-lhe: “Tens que ir lá para cima, apresentar a sessão”.
Adelino Gomes, salienta que ficou surpreendido, não tinha esse hábito de apresentador. Mas Daniel Cabrita insistiu e lá foi para a tribuna, onde apresentou o comício, dando a palavras aos vários oradores, entre eles Mário Soares e Álvaro Cunhal.

Adelino Gomes, disse: “E foi assim, que ali estive a apresentar, graças a si”.
Eu comentei: “Foi assim que inscreveu seu nome na história do maior comício da história de Portugal”.
Daniel Cabrita, comentou: “Não recordo. Obrigado!”.
Abraçaram-se. Despediram-se.
Eu comentei. Vou registar esta memória, aqui no jornal local.
Afinal, este é um episódio vivo de muitas memórias que demonstram o que foi a espontaneidade e o voluntarismo, fazer por entrega e amor, como foram feitos os dias de Abril e o nascer da Liberdade em Portugal.

António Sousa Pereira

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção