Carlos Humberto - CDUApela ao candidato do PS que se retrate da ofensa aos cidadãos

Por Jornal Rostos
A CDU Barreiro procedeu à inauguração da sua sede de Campanha para as Eleições Autárquicas 2005,na Rua Aguiar, nº183, ali, no centro do Barreiro Velho e apresentou os seus candidatos à Presidência das Juntas de Freguesia do concelho.
Carlos Humberto, candidato à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, no decorrer do actoi inaugural referiu que -“Tivemos conhecimento de um documento que o PS tem em distribuição. Não nos preocupa que o PS utilize o seu direito de propagandear as suas posições. Não andaremos a reboque desse partido.
Permita-nos alguns esclarecimentos.
Neste documento o candidato do Partido Socialista afirma: “Hoje tenho orgulho de viver no Barreiro”.
Considero inaceitável esta afirmação.
Afirmo, afirmamos, que sempre tive, tivemos orgulho em viver no Barreiro, assim foi no passado, assim é no presente, assim será no futuro.
É mau quando uma individualidade com estas responsabilidades políticas, faz afirmações que revelam falta de consciência democrática. Quando afirma que hoje tem orgulho quer dizer que antes não tinha. Quer dizer que, anteriormente, quando foi eleito na Assembleia Municipal e na Câmara não tinha esse orgulho.
O candidato do PS só tem orgulho em viver no Barreiro agora.
Ao candidato do PS apelo a que se retrate desta ofensa aos cidadãos dói concelho do Barreiro.
Quero aqui afirmar, com convicção, que não tenho orgulho em ter como adversário político uma pessoa que só hoje tem orgulho em viver na nossa terra.”
O colectivo da CDU
Na sua intervenção, após ter sido efectuada a apresentação dos oito candidatos da CDU à Presidência da Juntas de Freguesia do concelho do Barreiro, Carlos Humberto referiu que estes são “activistas da CDU com provas dadas pela sua intervenção cívica, associativa, autárquica, pela sua participação na vida das suas terras. É gente ligada à população das suas freguesias, com inserção social, com profundo conhecimento das realidades locais”.
Sublinhou que “estes candidatos são parte integrante de uma equipa que assumimos como um todo. Não estamos apenas a conhecer os candidatos a Presidente de Junta mas estamos a anunciar, a conhecer pessoas que vão integrar o colectivo de cada uma das freguesias e o colectivo concelhio da CDU”.
~
O concelho é um todo
Salientou Carlos Humberto, “assumimos que o concelho é um todo. Que os candidatos da CDU às freguesias, à Assembleia Municipal e à CMB são parte integrante de um colectivo CDU que é um todo”.
Acrescentando : “Cada um de nós, cada um dos candidatos da CDU de forma coordenada, tudo faremos para intervir e remar na mesma direcção para conseguirmos atingir os nossos objectivos, dos quais destaco : alcançarmos o melhor para as nossas terras.”
Barreiro de participação cívica
Na sua intervenção Carlos Humberto referiu que “As Juntas de Freguesia são órgãos autárquicos muito próximos da população. São órgãos de grande importância para a resolução dos problemas das freguesias e do concelho.
Se a CDU ganhar as eleições assumimos o compromisso de considerar as Juntas de Freguesia como parte integrante das soluções e do projecto para o concelho.
Estamos a construir um projecto aberto a todos os cidadãos, que se renova permanentemente. Queremos um Barreiro que seja cidade de trabalho, cidade de cultura, cidade de liberdade. Queremos um Barreiro de participação cívica”
Protagonismo para as Juntas
O candidato da CDU sublinhou que “Não temos medo do protagonismo das Juntas. Queremos, sentimos falta desse protagonismo. Queremos Juntas com muito protagonismo. Isso é também uma forma de dar força ao concelho e dar contributos para melhorar a qualidade de vida. Queremos a participação das Freguesias nas opções e na discussão da repartição de meios.
O Partido Socialista não aprofundou a descentralização de competências para as freguesias, porque teve medo de perder protagonismo para as Juntas. Teve medo da capacidade de realização das Juntas. Este medo é um problema do Partido Socialista e do seu presidente.”
Acrescentou ainda que “connosco na Presidência da CMB teremos em conta a opinião das freguesias, reuniremos com regularidade com elas, não só para avaliar questões que digam respeito a cada uma per si, como para reflectir conjuntamente sobre problemas e as questões que digam respeito ao concelho e ao seu desenvolvimento, que queremos sustentado.”
Candidatos à Freguesias pela CDU
Os candidatos da CDU à Presidência das Juntas de Freguesia no concelho do Barreiro são os seguintes:
Alto do Seixalinho
– José António Antunes
Director Bancário, 61 anos, membro do PCP, Presidente da Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho.
Barreiro
– Raul Malacão
Empregado de Escritório, 68 anos, membro do PCP, Presidente da Junta de Freguesia do Barreiro.
Coina
– Gualdino Neves
Motorista,41anos, membro do PCP.
Lavradio
– Adolfo Lopo
Professor,53 anos, independente, Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio.
Palhais
– Manuel Afonso Costa
Operário, 55 anos, membro do PCP, Secretário da Junta de Freguesia de Palhais.
Santo André
- João Raio
Preparador de Trabalho, 60 anos, membro do PCP, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André.
Santo António da Charneca
– Vicente Figueiras
Sargento da Marinha na Reforma,55 anos, membro do PCP, eleito na Assembleia de Freguesia de Santo António da Charneca.
Verderena
– Alexandra Silvestre
Enfermeira, 25 anos, membro do PCP, eleita na Assembleia de Freguesia da Verderena.
A sede de Campanha para as Eleições Autárquicas 2005,na Rua Aguiar, nº183, ali, segundo referiu Helder Madeira, será um espaço de debates e de convivio, um espaço para a juventude.














