Saltar para o conteúdo
Postais

D. Carlos no dia 1 de Fevereiro de 1908 passou pelo BarreiroFoi morto 5 minutos depois de ter desembarcado da Estação de Sul e Sueste

D. Carlos I, passou pelo Barreiro, vindo do Alentejo, de Vila Viçosa, no dia em que foi assassinado.
Após a travessia do Tejo e desembaque em Lisboa, foi assassinado no Terreiro do Paço, 5 minutos depois de ter desembarcado da Estação de Sul e Sueste.

2 min de leitura
D. Carlos no dia 1 de Fevereiro de 1908 passou pelo Barreiro Foi morto 5 minutos depois de ter desembarcado da Estação de Sul e Sueste

Por Jornal Rostos

Numa palestra proferida no Rotary Clube do Barreiro, Rocha e Abreu, numa comunicação tendo como tema : O "Regicídio" (D. Carlos I), abordou diversos aspectos da vida do rei D. Carlos, que nasceu em 28 de Setembro de 1863 e foi assassinado em 1 de Fevereiro de 1908.
Recorodu que D. Carlos governou Portugal num período conturbado, tendo no seu reinado sido confrontado com o ULTIMATUM, viveu um tempo de declaração de bancarrota e os momentos de grandes conflitos entre os dois partidos da época o Regenerador e o Progressista.
Rocha Abreu referiu que D. Carlos era um homem culto, com grandes dotes artísticos e deu a conhecer diversas das suas obras. Era reconhecido na Europa, por rei Sábio, mas, em Portugal era conhecido pelo rei que desbaratava tudo.

Na sua intervenção recordou que D. Carlos I, terá passado pelo Barreiro, vindo do Alentejo, no dia em que foi assassinado no Terreiro do Paço, pelas cinco da tarde, cinco minutos após desembarcar, em Lisboa, na Estação do Sul e Sueste.
Os autores foram Manuel Buiça ( que foi morto no local), Alfredo Costa ( também foi morto), Felício de Lemos, Adelino Marques, Domingos Ribeiro, foram alguns dos membros ligados à “Carbonária” que constituíram a brigada que disparou no Terreiro do Paço os tiros sobre a família real.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção