Barreiro – Sobre os dois milhões aplicados no âmbito COVIDCDU recebe informação que considera «lacónica»
. PSD foi ignorado

Por Jornal Rostos
Recorde-se que Bruno Vitorino, vereador do PSD, em diversas reuniões de Câmara tem solicitado que seja facultada a informação sobre as verbas gastas no combate ou apoio aos efeitos da pandemia, em que áreas, e com resultados.
Igualmente, na Assembleia Municipal do Barreiro eleitos da CDU solicitaram essa informação ao executivo municipal.
Informação lacónica
Ontem na reunião pública, via on line, da Câmara Municipal do Barreiro, Sofia Martins, vereadora da CDU, referiu – “recebemos hoje” a informação sobre as verbas que a autarquia aplicou no âmbito da pandemia.
A vereadora sublinhou que a informação era “lacónica”, “pouco explicativa” e “não é esclarecedora”.
Referiu que pelo facto de a dita informação só hoje ter sido recebida não o assunto não seria comentado nesta reunião de Cãmara, ficando para análise num próxima reunião.
Sofia Martins, por outro lado, lamentou “o atraso com que os documenbtos chegam” aos vereadores da CDU.
Não recebi resposta
Bruno Vitorino, vereador PSD, sobre este assunto salientou que “os vereadores do PCP são priveligiados”, porque receberam a informação sobre as aplicações de verbas relativas à pandemia COVID, enquanto ele, que tem várias vezes solicitado – “não recebi resposta”.
Acrescentou que nem se podia pronunciar se a informação entregue aos vereadores da CDU era “lacónica ou não”, dado que não fazia a menor ideia do que consta da dita informação, nesse sentido, o autarca social democrata, renovou o pedido que “fiz em sessões de Câmara” para que fosse facultada a dita informação.
Onde foram aplicados os 2 milhões?
O facto é que esta é uma matéria, todas a informação sobre o esforço financeiro do municipio no combate á pandemia e apoios à mitigação dos seus efeitos, não só devia ser divulgada a todos os eleitos da Câmara, como aos deputados da Assembleia Municipal, assim como, naturalmente, seria importante divulgar à comunidade.
O que sabemos resume-se apenas ao que tem sido divulgado, nomeadamente, que no concelho do Barreiro foram aplicadas verbas de cerca de 2 milhões de euros, de acordo com a informação que o executivo municipal informou a DGAL.
Essa informação permitiu que o Tribunal de Contas, colocasse o concelho do Barreiro, em 2º lugar no distrito, em 19º lugar no país, em 8º na AML, entre os concelhos que mais investiram no combate à pandemia.
No entanto, a informação que tem sido solicitada pelos autarcas da CDU e do PSD, sobre onde foram feitos os ditos investimentos de 2 milhões, só agora, foi entregue e, pelos vistos “lacónica” e “pouco explicita”, de acordo com Sofia Martins, vereadora da CDU, e, desconhecida, por Bruno Vitorino, vereador do PSD.














