Autárquicas 2021 - Anabela Carreira coloca perguntasCandidatos à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro respondem
O jornal «Rostos» convidou um conjunto de personalidades de diversas áreas e sensibilidades para colocarem perguntas ou temas que considerem importantes debater no âmbito das eleições autárquicas 2021.

Por Jornal Rostos
Todos os candidatos manifestaram disponibilidade em responder. Já publicamos todas as respostas da primeira pergunta feita por Sofia Cabral, ex-vereadora da Câmara Municipal do Barreiro e ex-Deputada da Assembleia da República, que, após todas as respostas expressou o seu comentário.
Favoráveis a um novo modelo de gestão metropolitana
A primeira pergunta, forma um conjunto de perguntas sobre a temática – Barreiro e a Área Metropolitana de Lisboa.
Verifica-se que, na generalidade, os candidatos e candidatas a presidente da Câmara Municipal do Barreiro estão favoráveis a um novo modelo de gestão metropolitana, com mais competências e transversalidade do que o atual. Consideram que o planeamento do território, segurança, ambiente e transição climática, preservação e promoção do património cultural são políticas públicas que podem e devem ter um olhar e uma gestão partilhada.”, salienta Sofia Cabral.
Preservação do património histórico
As segundas perguntas foram colocadas por Armando Seixas Ferreira, jornalista da RTP, que considerou importante a abordagem da situação do Barreiro Velho, a situação da Estação dos Barcos e a Preservação do Património histórico.
Já publicamos todas as respostas dos candidatos, e, Armando Seixas Ferreira, vai remeter-nos igualmente o seu comentário sobre as posições assumidas pelos candidatos.
Quais são os eixos para a cultura no Barreiro
Já recebemos as respostas de todos os candidatos à terceira pergunta da responsabilidade de Anabela Carreira, Presidente da Direcção do Clube de Fotógrafos do Barreiro, que posteriormente irá comentar as respostas dos candidatos.
Divulgamos a pergunta de Anabela Carreira, para proporcionar aos nossos leitores uma reflexão sobre o tema:
Tendo em conta que a cultura é, simultaneamente, um produto social e um factor de socialização e de desenvolvimento humano, e que a cultura, e a produção e difusão de bens culturais constitui, por isso, uma componente fundamental para a identidade, o desenvolvimento e a afirmação própria das sociedades. Quais são os eixos para a cultura no Barreiro para os próximos quatro anos? Em que áreas culturais vai a autarquia investir e desenvolver? Há novos equipamentos projectados? "
A quarta pergunta já enviada para todos os candidatos, já com algumas respostas recebidas, é da responsabilidade de Jorge Cardoso, Advogado, Encenador, fundador do Arte Viva Companhia de Teatro do Barreiro.
O nossa agradecimento a todos os candidatos que responderam e se disponibilizaram para participar nesta acção de comunicação.
O desejo do jornal «Rostos» com esta iniciativa é dar um contributo para animar conversas, o debate de ideias sobre o concelho, contribuir para que se percebam as diferenças de opiniões e de projecto para a cidade.
António Sousa Pereira














