Saltar para o conteúdo
Postais

BARREIRO RECONHECIDO 2023Luta pela Liberdade, Democracia e Cidadania
. Maria Fernanda Ventura

Maria Fernanda Ventura defende que todos deveriam ter “mais sentido de solidariedade” e “retribuir o que a sociedade nos dá”. Sentiu que na comunidade tinha de ser feita uma “luta” de consenso com outras associações portuguesas que partilham as mesmas preocupações.

6 min de leitura
BARREIRO RECONHECIDO 2023 Luta pela Liberdade, Democracia e Cidadania . Maria Fernanda Ventura

Por Jornal Rostos

Ontem, Dia da Cidade, 28 de Junho - Feriado Municipal - no Auditório Municipal Augusto Cabrita, realizou-se a Sessão Barreiro Reconhecido,
Maria Fernanda, recebeu o galardão BARREIRO RECONHECIDO 2023, na área da Luta pela Liberdade, Democracia e Cidadania.

Maria Fernanda Pimentel Ferreira dos Santos Sequeira Ventura

O Barreiro viu nascer Maria Fernanda Pimentel Ferreira dos Santos Sequeira Ventura a 22 de abril de 1949, na Rua Aguiar, no Barreiro antigo. Camarra, viveu os primeiros anos entre o Barreiro e Loures.
Por motivo de saúde de seu pai, a família foi forçada a deixar a sua terra natal e rumar a Loures onde fixou residência. Por lá completou
o ensino primário e prosseguiu os seus estudos em Lisboa, nos liceus D.ª Filipa de Lencastre e no D. João de Castro.
Ingressou no Instituto Superior Técnico, em Engenharia Civil, mas desistiu, pois sentiu que não era essa a sua vocação, e com 20 anos
trabalhou na Câmara Municipal de Loures, em 1970, como Chefe de Secretaria. No final desse ano, regressou ao Barreiro, após casar
com Armando Louçã Sequeira Ventura, companheiro de uma vida e pai de seus filhos Frederico Miguel, Técnico de Electromedicina,
e Sónia Cristina, Investigadora em Imunologia, em Londres.

Devido ao seu estado de saúde, viu-se obrigada a voltar a Loures, onde permaneceu um ano, mas em 1972 regressou, denitivamente, ao
Barreiro para trabalhar na CP – Caminhos de Ferro Portugueses até 1993, ano da sua rescisão amigável de contrato.
Altruísta desde muito nova, entregou-se de corpo e alma à comunidade barreirense. Está-lhe no sangue, pois cresceu no seio de uma
família orgulhosa da sua terra e com provas dadas no associativismo. O seu avô materno, Aníbal Pereira Fernandes, foi uma inspiração
para si. Foi Diretor do Jornal do Barreiro, Presidente da SDUB “Os Franceses” e pertenceu à Confederação das Coletividades.
A sua primeira ação como voluntária foi em 1967, ao integrar as equipas de salvamento nas cheias em Algés e Dafundo.

No Barreiro, em 2006, Maria Fernanda Ventura iniciou o seu primeiro grande desao e aceitou o convite de Apolónia Teixeira para criar uma associação. Um grupo de mulheres uniu-se numa amizade e cumplicidade em torno de uma “luta” comum: acreditar na cura do cancro e num futuro melhor. Assim, nasceu a Associação de Mulheres com Patologia Mamária (AMPM), a 4 de abril de 2007.
Desde então, assumiu vários cargos nos corpos gerentes e é, desde 2012, Presidente da Direção. É o rosto da AMPM. Foi distinguida como ROSTO DO ANO 2016.
“Graticante” é como dene o seu trabalho, ao longo dos anos. A associação tem crescido imenso. Iniciou a atividade com a venda de materiais adaptados às senhoras, mas a partir de 2012, Maria Fernanda Ventura considerou que a associação deveria ter outro rumo e encetou um trabalho de envolvimento com outras associações de doentes ligadas ao cancro da mama e, assim, foi crescendo através da celebração de muitos protocolos com várias entidades.
O apoio prestado, desde sempre, pela Câmara Municipal do Barreiro à AMPM será, brevemente, formalizado através de um protocolo. A parceria da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde permite habilitar a associação no trabalho de sensibilização das populações. É nessa base que irá estabelecer o referido protocolo com o Município, no sentido de auxiliar as populações, através de sessões de sensibilização sobre a importância da alimentação saudável, do exercício físico, e igualmente sobre a importância do diagnóstico
precoce do cancro da mama.

Junto da comunidade escolar, iniciou a divulgação da ciência nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de escolas de Santo André, com os alunos de todos os graus de ensino.
Desenvolve, também, vários projetos com os alunos do Agrupamento de Escolas Mendonça Furtado.
A associação tem imensos parceiros: o INFARMED, no âmbito do projeto “Incluir”, pertence ao “Mais Participação, melhor Saúde”, que desenvolveu os meios que culminaram com a aprovação, em Assembleia da República, da "Carta para a Participação Pública em Saúde". A AMPM pertence à Plataforma “Saúde e Diálogo” e ao ISBE – Instituto de Saúde Baseado na Evidência.
É parceira dos laboratórios “Novartis” (a associação pertence ao EPIS – European Patient Innovation Summit que permitiu a construção da plataforma HOOPE, na qual qualquer doente pode, a nível nacional, procurar a associação mais próxima e referente à sua doença), “Roche” (com a Escola Nacional de Saúde Pública, apoia ao nível da capacitação em literacia em saúde) e “Pfizer”, na área de apoio a mulheres com cancro de mama metastático (através do livro de “Eu & o meu cancro da mama metastático”).
A AMPM é, ainda, parceira do Instituto “Gulbenkian Ciência de Oeiras”, da “Medical School” da Universidade Nova e da Universidade do Algarve.
Para além da parceria com o IPS de Setúbal – Escola Superior de Saúde, em ginástica adaptada para senhoras, no período pós-operatório, a associação tem um acordo com a Ordem dos Farmacêuticos, para o uso responsável do medicamento.
Os profissionais de senologia e do serviço de oncologia do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo estão sempre disponíveis para ajudar a associação. Orgulha-se de, após vários anos, testemunhar a concretização de importantes objetivos. Foi, finalmente, aprovada na Assembleia da República a disponibilização dos medicamentos oncológicos nas farmácias comunitárias e encontra-se numa fase final o registo oncológico nacional.
Hoje com 650 sócios, a Associação organiza diversas atividades, entre as quais, a tradicional Marcha Solidária, com o mote “Porque Existe Amanhã”, comemorativa do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro da Mama. Já na sua 13ª edição, tem ao longo dos anos, levado milhares de pessoas às ruas do Barreiro, em outubro.
A AMPM comemora, também, o aniversário da associação e participa com sessões de sensibilização no evento municipal “Abril, Barreiro Saudável”.
Através do projeto “Barreiro COMsigo”, tem sido realizado um trabalho com a comunidade cigana, que prevê apoiar a criação de uma associação.
Prova da sua proatividade, Maria Fernanda Ventura é, desde 2013, Tesoureira da Comissão de Festas do Barreiro, mas o seu trabalho vai muito para além do seu cargo: solicita orçamentos, estabelece os contratos com os feirantes, divertimentos, tasquinhas, bares, dá apoio à logística e, no decorrer das Festas, permanece no stand da associação.
Defende que todos deveriam ter “mais sentido de solidariedade” e “retribuir o que a sociedade nos dá”. Sentiu que na comunidade tinha de ser feita uma “luta” de consenso com outras associações portuguesas que partilham as mesmas preocupações.

Pelo seu caráter altruísta e por incentivar e valorizar a solidariedade na comunidade barreirense, a Câmara Municipal do Barreiro tem a honra de atribuir a Maria Fernanda Ventura a “Medalha Barreiro Reconhecido” 2023, na área “Luta pela Liberdade, Democracia e Cidadania”.

Fonte - CMB

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção