Barreiro - Apolónia Teixeira ex-presa politicaLuta antifascista não foi altruísta nem por bravura

Por Jornal Rostos
Declaração
O reconhecimento publico aprovado pelos Órgãos Autárquicos com a atribuição de uma medalha aos barreirenses, homens e mulheres que lutaram contra o fascismo, pela liberdade, pelo fim da guerra colonial e pela democracia é de assinalar, quando se comemoram os 50 anos do 25 de Abril.
No entanto manifesto a minha discordância sobre o título atribuído porque a luta antifascista não foi altruísta nem de bravura. Foi travada com coragem, generosidade e convicção. Com o espírito revolucionário e transformador com que se fez o 25 de Abril.
A luta pela democracia e pela liberdade nunca está concluída. No momento presente e para a construção do futuro, exige-se que se prossiga a ação cívica e política com coragem, convicção, determinação, coerência e integridade, pelo desenvolvimento sustentado, pela paz e justiça social. Os desígnios de um futuro equânime não se consubstanciam com o circunstancialismo das motivações altruístas.
Barreiro, 25 de Abril de 2024
Apolónia Maria Alberto Pereira Teixeira














