Saltar para o conteúdo
Postais

Inaugurada a Casa da Cidadania Cabós GonçalvesDo Barreiro não queria nada mas queria dar ao Barreiro aquilo que pudesse.

Hoje, dia 28 de Junho - Feriado Municipal do concelho do Barreiro - foi inaugurada a Casa da Cidadania Cabós Gonçalves.

A propósito deste evento reproduzimos o texto integral publicado por Vasco Gonçalves, filho de Cabós Gonçalves, um homem que deu de si, viveu a cidade e merecidamente foi distinguido como Rosto do Ano na área da Cidadania, no ano 2007.

3 min de leitura
Inaugurada a Casa da Cidadania Cabós Gonçalves Do Barreiro não queria nada mas queria dar ao Barreiro aquilo que pudesse.

Por Jornal Rostos

Casa da Cidadania Cabós Gonçalves

Fez no dia 20 do mês passado, sete anos desde que o meu pai nos deixou.
Para os mais velhos, era o Toninho da Oliva, para os mais novos, era o Cabós.
Ele foi filho da Dona Assunção e do senhor Gonçalves, foi o irmão mais velho do Emídio, e ainda era “irmão” de mais uns quantos, os quais tratava como verdadeiros irmãos (cumprimentavam-se com dois beijos e tudo, como se faz com os familiares).
Foi pai, foi tio e foi avô. Foi amigo de muitos e deverá ter tido inimigos também.
Foi professor na telescola e reparava máquinas de costura.

Estudou Direito, sem nunca se ter licenciado, mas após realizar exames inscreveu-se na Câmara dos Solicitadores. Enquanto solicitador ajudava a resolver os problemas dos clientes e amigos e deixou-me o gosto das leis, que me levou a tirar a Licenciatura em Solicitadoria, que tanto o orgulhava, mas que ele já não me viu acabar.

Foi uma pessoa que dedicou muito de si aos outros. Ele dizia que nasceu para resolver problemas e dizem que sou muito parecido com ele na maneira de ser. Também gosto de ajudar e de arranjar soluções para os problemas dos outros.
Como ele costumava dizer, era um “idiota” porque tinha muitas ideias.

Nasceu no Barreiro, assim como os seus filhos e o seu neto (a neta nasceu em Coimbra).
Era do Barreiro, estava cá para o Barreiro e do Barreiro não queria nada mas queria dar ao Barreiro aquilo que pudesse.
Fez parte da Associação Académica do Barreiro.
Foi Presidente da Direção do Clube 22 de Novembro.
Foi fundador do Partido Socialista do Barreiro.
Foi deputado da Assembleia Municipal durante vários mandatos.

Era um cidadão bastante ativo e respeitado na nossa terra.
Fez sete anos que ele faleceu, mas marcou muita gente. Estou constantemente a ver nas redes sociais alguém a lembrar a sua pessoa.

Recebeu diversas distinções, entre elas o Rosto do Ano Cidadania e o Galardão Barreiro Reconhecido.
Era um homem livre e foi a voz de muitos.

O executivo da Câmara Municipal do Barreiro, assim como tem reconhecido várias personalidades Barreirenses atribuindo-lhes nomes de ruas, achou que seria merecido atribuir ao novo edifício municipal onde passará a estar sediada a Assembleia Municipal, o nome de Casa da Cidadania Cabós Gonçalves, sendo a sua inauguração hoje, dia 28 de Junho, no ano em que se comemora o 40º aniversário da elevação do Barreiro a Cidade.

Esperamos que continue a servir de exemplo para todos, porque quem se dedica aos outros, é uma pessoa mais feliz, e ele era feliz a fazer o que gostava!

Vasco Cabós Gonçalves

Nota – Reproduzimos a fotografia e o texto integral publicado por Vasco Cabós Gonçalves, na sua página de Facebook.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção