Saltar para o conteúdo
Postais

Carlos Humberto – CDU“Problemas sociais têm uma dimensão preocupante”

Em diálogo com os órgãos de comunicação social, Carlos Humberto, candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou que perante a dimensão dos problemas sociais existentes no concelho é necessário implementar um “Programa Municipal Barreiro Solidário”.

3 min de leitura
Carlos Humberto – CDU “Problemas sociais têm uma dimensão preocupante”

Por Jornal Rostos

O candidato da CDU salientou que após o conjunto vasto de contactos efectuados com a população do concelho, dadas as preocupações com os problemas sociais existentes no concelho, e, tendo em vista a avaliação desta temática, a CDU realizou reuniões e contactos com instituições do concelho que desenvolvem a sua actividade no âmbito social.
Os candidatos da CDU, salientam que com objectivo de construir o Programa Eleitoral da CDU, mantiveram uma semana de contactos com entidades de carácter social, nesse sentido, reuniram com dirigentes para avaliar este problema e visitaram Associações de Reformados, Centro Social Abílio Mendes, Cooperativa RUMO, Associação Nós, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Creche “os Reguilas e Instituto Ferroviários.
No documento distribuído aos órgãos de comunicação social, refere a CDU que a principal conclusão que retirou destes contactos é que “a situação social do concelho se agravou”.

Compromissos da CDU

Carlos Humberto sublinhou que, “logo que assuma a Presidência irei tomar medidas para resolver as seguintes situações” : o problema de cedência do direito de superfície para as instalações das Associações de Reformados do Lavradio e Stº André, a situação do terreno de “Os Reguilas”, e, viabilizar o projecto de construção nas instalações do Instituto dos Ferroviários”.
Segundo Carlos Humberto, “os problemas sociais têm uma dimensão preocupante”.
Nesse sentido a CDU propõe, nas suas propostas eleitorais, o concretização de um “Programa Municipal Barreiro Solidário” que tem por objectivo “valorizar e fomentar o trabalho de participação, envolvimento, parceria, inovação e desenvolvimento de acções que contribuam para o desenvolvimento social integrado assente na valorização do factor humano.”
Para este Programa poderão candidatar-se as ONG’s,as IPSS’s, Juntas de Freguesia, através da apresentação de candidaturas ao CLASB.
“O ser humano tem que ser o centro da nossa actividade” – sublinhou Carlos Humberto.

Diminuição da Qualidade de Vida

De acordo com a CDU, no concelho do Barreiro tem vindo a registar-se o aumento do desemprego, diminuição da qualidade de vida, devido ao crescimento dos salários ter sido inferior ao aumento do custo de vida, envelhecimento da população, dificuldades de resposta das instituições ( por não terem recebido apoios das entidades competentes) às alterações sociais, nomeadamente, ao nível da terceira idade e primeira infância.
Para combater esta situação a CDU propõe a criação de um Gabinete de Atendimento e encaminhamento de problemas sociais; o desenvolvimento do Programa Municipal Barreiro Solidário; dinamização do “Programa Ser Cidadão”, visando criar postos de trabalho para integração de toxicodependes e de outros grupos; criação da Escola de Ofícios que permitirá a promoção e apoio aos centros de Dia e dinamizar e diversificar a acção da Universidade da Terceira Idade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção