Barreiro - Valter Realista dinamiza projecto de Atletismo no Marques da CostaPensamos organizar prova de corta mato em 2017/2018

Por Jornal Rostos
O Centro de Convívio dos Moradores da Quinta Marques da Costa, em Maio de 2016, a atual Direção decidiu avançar com a implementação do Atletismo na sua Coletividade, mas este projeto tem um rosto e um nome associado a ele, Valter Realista, mais conhecido por Realista, ocupa o cargo de Tesoureiro na Direção no Biénio 2016/2017.
Valter Realista, conhecido por todos Realista. É este o trato entre amigos. Nasceu no Barreiro - "no Hospital Velho do Barreiro"- diz. Tem 37 anos, feitos em fevereiro.
Comecei aos cinco ou seis anos
Começou de muito novo a praticar Atletismo? – perguntámos.
“Sim, comecei logo de pequeno numa antiga Coletividade da Quinta da Lomba, que era os “Águias Negras”, na cave de um café chamado “Café do César”, essa Coletividade já não existe, só existe o café, fica junto à Escola Secundária de Santo André. Tinha para aí cinco ou seis anos.”
Depois nunca mais parou?
“Não, depois por acaso, para aí aos dez anos deixei de praticar Atletismo, comecei a jogar Basketball no Galitos, outra Coletividade da Freguesia, joguei futebol, mas andei mais tempo no Basketball, depois deixei de fazer desporto, e agora só voltei a praticar já adulto”.
Que Coletividades representou?
“Corri por conta própria, pelos “Ribeirinhos” que é uma Coletividade da Baixa da Banheira, pelo “G.D. O Independente” e agora pelo “Centro de Convívio dos Moradores da Quinta Marques da Costa”.
Projecto de Atletismo no Marques da Costa
Vamos falar sobre o Projeto, como nasceu a ideia da implementação do Atletismo no C.C.M.Q.M.C.?
“A ideia surgiu de um homem que já não se encontra entre nós Eurico Pereira, que me incentivou para este Projeto, dizia ele, sendo eu atleta e pertencendo à Direção, porque é que não implementava o Atletismo na Coletividade, fui amadurecendo a ideia, até que apresentei o Projeto em reunião de Direção e no mês de Maio iniciou.”
Com quantos atletas iniciou o Projeto?
“No início eramos oito, neste momento somos dezanove com tendência a crescer. Se tudo correr bem, pensamos organizar uma prova de corta mato no Circuito de Atletismo do Barreiro em 2017/2018”.
Temos muito espaço para a prática do Atletismo
Para terminarmos a nossa conversa, o Realista quer aproveitar esta oportunidade para fazer um apelo para que haja mais atletas a aderir ao vosso Projeto?
“Queria dizer a todos, crianças e adultos que temos muito espaço em volta da nossa Coletividade para a prática do Atletismo, temos boas instalações e um Projeto com pernas, neste caso para correr.”
Agradeço ao Realista, esta conversa agradável, que afinal foi uma oportunidade, para mostrar fora de portas o Projeto do Atletismo no Centro de Convívio dos Moradores da Quinta Marques da Costa.
Sepol














